Uma das exposições mais esperadas do ano no eixo de arte contemporânea internacional é de Cindy Sherman. Uma das precursoras do movimento de fotografia conceitual dos anos 70 vai ganhar merecida retrospectiva no MoMA em NY.

Desde meados dos anos 70, diversos artistas trabalham a fotografia como meio de investigação do seu eu e do contexto em que este ego está inserido. Cindy Sherman utiliza-se desse suporte, como método de manipulação da representação e percepção da mulher na sociedade.

Personagem da intensa Nova York dos anos 80, Cindy se apoderou do seu fascínio por maquiagens e fantasias para tornar-se qualquer mulher desse mundo. Seus auto-retratos passaram por diversas fases, e a personagem que Cindy assumiu ao longo de seus 30 anos de carreira, é alguém que você já viu na televisão, na internet ou na parede de um museu.

Cindy não é só a modelo ou a fotografa. Ela é também maquiadora, figurinista e muitas vezes cineasta. Do começo ao fim, tudo é feito por ela.

A retrospectiva vai abrigar 170 obras de diversas séries. A primeira, inspirada nos anos 50-60 dos filmes Noir de Hollywood e as donas de casa submissas; a segunda dos anos 70 e 80 das divas e travestis; e a terceira, a dos anos 90 onde ela realizou uma série de trabalhos metalinguísticos de obras-primas da história da arte. Por fim, a produção atual que trata da obsessão por status e juventude da mulher contemporânea.

Durante todo o seu percurso, Cindy conseguiu com enorme versatilidade, a proeza evidenciar em sua obra uma parcela de cada mulher deste planeta. Talvez seja essa a razão que explique seu estrondoso sucesso e valor artístico.

Embora não todas as mulheres do mundo sejam artistas, todas elas têm um pouco do efeito camaleão chamado Cindy Sherman…

 

Cindy Sherman

MoMA

The Museum of Modern Art

11 West 53 Street  New York, NY 10019

(212) 708-9400

26 de fevereiro – 11 de junho de 2012

 

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:A mulher mais versátil do Mundo

  1. Carla Antoni | Um Doce Dia

    Ela realmente é incrivelmente talentosa!!

    :**

• Assuntos Relacionados •