Depois de cinco anos de impasses, o MAC-USP transferiu-se para o antigo prédio do Detran em São Paulo. Projetado por Oscar Niemeyer em 1954, o prédio serviu durante 48 anos como sede de serviços burocráticos estaduais e agora vai abrigar a maior coleção de arte moderna e contemporânea no Brasil. Estarão presentes algo em torno de 10.000 obras de artistas como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky, Modigliani, Di Cavalcanti, Volpi, Henry Moore, Tarsila do Amaral entre outros, vindos das coleções de Ciccilo Matarazo, Edemar Cid Ferreira, Naji Nahas e Juan Carlos Abadia.

Os dois espaços aonde funcionava o museu desde 1963 na USP e no terceiro andar da Bienal só tinham capacidade de exibir 5% do acervo. Em compensação o novo espaço conta com 23.000 m2 em oito andares além do hall, varanda e anexo, tornando visível um número bem maior de obras.

A direção do Museu continuará a cargo do respeitado curador Tadeu Chiarelli que assume o posto desde 2010. O diretor faz questão de pontuar que o foco do museu permanece ligado à projetos de curadoria, pesquisas e exposições de natureza predominantemente acadêmica e de formação.

Para a inauguração, 17 peças serão expostas no térreo para a exposição O tridimensional no acervo do MAC: uma antologia. Em julho, Chiarelli devolverá à Prefeitura o espaço no terceiro andar da Bienal e levará a exposição Modernismo no Brasil para o MAC principal. A filial da USP vai continuar existindo, com poucas obras e como um espaço principalmente acadêmico, voltado para cursos de arte.

Uma prioridade é que o museu no prédio novo tenha sempre uma exposição de peso com obras do acervo permanente, enfatizando o paulistano – e não só o turista – como público alvo. “Se você vier um dia para ver A Negra, da Tarsila do Amaral, estará aqui. Se tiver vontade de ver novamente daqui a seis meses, pode voltar que ela continuará aqui. Isso é tornar público o que é público.”

Ainda este ano, o museu deve inaugurar uma livraria, um café e um restaurante acessíveis à um publico universitário.

Finalmente vemos uma iniciativa pública em favor da arte e da cultura, condizente com a importância do patrimônio do MAC-USP. Basta esperar para ver se o publico recebera com entusiasmo esse novo espaço…

MAC USP Nova Sede 
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
CEP 04094-000 – São Paulo – SP – Brasil 
Tel.: 55 11 5573.9932 

Horário de funcionamento 
Terça a domingo das 10 às 18h 
Segunda-feira: fechado

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentário:A Nova Jóia Paulistana

  1. Dani

    Go amei que tem post de arquitetura !
    beijinhoss e o blog ta de parabens

    • Bruna Pacífico

      Oi Dan!
      Que bom que gostou!!
      Saudades de você!!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Lu Ramos

    Fiquei com muita vontade de conhecer Bru…
    Bjosss

• Assuntos Relacionados •