Existe um grande número de pessoas inconsequentes que por algum motivo banal e sem sentido, acaba por abandonar seus animais de estimação. Esses motivos podem ser dos mais diversos: Desde porque ele faz suas necessidades em lugar errado, ou até porque ele cresceu demais, por exemplo.

Por conta de exemplos como esse e de muitos outros, temos uma grande quantidade de animais abandonados pelas ruas. O número real desses animais abandonados é pouco preciso e não oficiais. Algumas fontes dizem que existem cerca de 200.000 cães e gatos somente na capital de SP, outras fontes dizem que são mais de 1 milhão de animais vivendo nas ruas, praças e parques.

galera-pet-cachorro-abandonado2

Muitos desses animais ainda são filhotes e uma grande quantidade desses cães e gatos abandonados são de raça, acredite se quiser.

Para o leitor ter uma ideia, um cão ou gato abandonado tem uma vida média nas ruas de somente 2 anos. Ou seja, nesse período, o peludo provavelmente passará por inúmeras situações que colocarão a vida dele em risco e a sua provável morte dentro desses dois anos.

Não se esqueça que, quando for adotar ou até comprar um animal de estimação, ele vai precisar de cuidados, de tratamento, treinamento, vai crescer, precisará ser levado para passear e ter uma vida saudável, tranquila e equilibrada.

Muitas pessoas acabam adotando ou comprando animais por impulso e muitas dessas pessoas não estão preparadas para cuidar realmente deles.

Lembre-se também que, um animal não é um objeto que pode ser descartado a qualquer momento. Além de estar provocando um sério trauma psicológico no peludo, ele poderá sofrer agressões, ser atropelado, passar frio, fome e sede. A pessoa que abandonar um animal estará cometendo crime de maus tratos, previsto em lei no artigo 3º do Decreto Federal 24.645/34 e no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, além de contribuir prejudicialmente no aumento da população de animais que vivem nas ruas.

DSCF0208

Caso você presencie algum ato de violência ou abandono de animais, denuncie a polícia, que por sua vez é obrigada a atender o chamado. Caso se recusem, estarão cometendo o crime de prevaricação que também é previsto em em lei com punição.

Mudar essa situação só depende de nós. Caso queira um peludo, procure também ajuda de profissionais que orientem na hora da adoção ou da compra. Certifique-se também que terá totais condições, tempo e paciência para cuidar de um animal de estimação com amor carinho e dedicação, que esses peludos tanto merecem.

por Thiago Sanchez

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Comentário:Abandono de animais…

  1. Lara

    Belo e educativo post… É muito mais inteligente, digno e responsável pensar um milhão de vezes sobre se quer MESMO um bichinho, e ao final até optar pelo “não”, do que agir por impulso e sem a ponderação necessária, e aí causar todo esse prejuízo – ao animal e à sociedade (e a si mesmo, dependendo do que vc acreditar!)

  2. DAIENE

    Você é demais…..adoro seus post….Parabéns!!!

  3. Brenda

    O fato de ser crime e obrigação da polícia atender uma denúncia, as coisas não funcionam bem assim, Bruna, infelizmente. Eu moro em Brasília, o caseiro do meu vizinho batia nos cachorros filhotes, os deixava com fome na chuva, os cães ficavam irritados, brigavam entre si, choravam muito… Denunciei váááárias vezes: polícia ambiental, ongs, zoonoses, pets… Dei meu nome, endereço, tudo! E ninguém nunca apareceu aqui! =(

  4. Renata

    Thiago, deveria passar seu texto na TV em horário nobre! Ai Brenda… que triste, ficou tão tão decepcionada… desculpe a pergunta, mas…. pq vc não pulou o muro e tirou os bichinhos de lá??? : (((

  5. Fe

    Amo os seus posts!! Adorei!!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades:
    http://www.fesparkle.blogspot.com

  6. ZELY

    Amo seus posts!!! O abandono é uma coisa dolorosa.As leis são muito brandas!!!

  7. Dani Gianelli

    Oi Bru!!! Adorei a matéria! Não sei se você vai se lembrar mais eu presenciei uma cena de maus tratos a um tempo atrás e fiquei desesperada com a situação, até pedi sua ajuda sobre como agir nessas situações! Obrigada pelas dicas!
    No final do ano vou adorar um peludo! Não a vejo a hora!
    Bjos

  8. Marina maia

    Bruna infelizmente isso é uma triste realidade. Semana retrasada uma labrador foi abandonada em frente a uma padaria próximo a minha casa. O antigo dono (monstro) deixou ela de carro lá só porque ela estava com uma ferida na cabeça. Ela passou dois dias em frente a padaria o pessoal a alimentando com pão, bolachas e água. Uma amiga minha me ligou me contando o caso sem pensar duas vezes fui lá e resgatei, trouxe um veterinario em casa e cuidei dela. Ela é amável, brincalhona e hoje esta muito feliz. Não sei como ainda existe no mundo pessoas tão ruins a esse ponto. Deus proteja esses anjos!

  9. Camila

    Muito importante matérias como essas! Seu blog sempre o mais completo! Parabéns!!!

  10. Luu C.

    me da vontade de chorar só de pensar que alguem pode fazer isso.
    Acho que se eu presenciasse maus tratos aos animais eu brigaria com a pessoa.
    muito triste essa realidade, ainda bem que existem as pessoas que ajudam….

  11. Melissa

    Olá, eu gostaria de saber sua opinião sobre quem abandona animais, e porque acha que eles abandonam para um trabalho.
    Obrigada.

• Assuntos Relacionados •