Ácidos parecem substancias fortes, perigosas, que não combinam com dermatologia. Mas, na verdade, são grandes aliados no tratamento de várias condições de pele. São muitos os ácidos usados, em forma de creme, gel ou peeling.

Em geral, as concentrações para uso domiciliar (cremes, gel) são mais baixas e nos peelings, mais altas. Recomenda-se sempre o uso à noite e lavar o rosto pela manhã, pois os ácidos podem deixar a pele mais sensível ao sol. Dependendo da concentração, da tolerância da pele, do tipo de ácido pode haver irritação, como vermelhidão, ardor e descamação.

O resultado é observado após semanas de uso, que habitualmente é continuo. O ácido retinóico, derivado da vitamina A, é um dos principais tópicos em dermatologia e as suas moléculas são: adapaleno, tretinoína, isotretinoína.

Dentre as principais indicações estão a acne, alterações solares como a queratose actínica, prevenção de câncer de pele, fotoenvelhecimento, manchas, estrias, melhora da textura e poros. O ácido kójico, produzido por um cogumelo japonês, tem como efeito principal a despigmentação. É indicado no tratamento de manchas como melasma e pós inflamação.

Um outro grupo são os alfa-hidroxi-ácidos (AHA), que compreendem ácido glicólico, mandélico, láctico, cítrico. As propriedades são distintas e incluem despigmentação, hidratação, tratamento do fotoenvelhecimento e, muitas vezes, são usados em associação a outros componentes.

Por fim, o ácido salicílico, cuja principal função é secativa. Está presente diversos produtos para pele oleosa ou com acne, como sabonetes, cremes e protetores solares. Em concentração mais elevada, é aplicado como peeling. Não utilize os ácidos sem recomendação médica.

O dermatologista é o profissional habilitado para indicar, prescrever e realizar o seguimento da sua pele.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

acido

 

Tags: , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Ácidos na dermatologia

  1. Fe

    Amei o post!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades:
    http://www.fesparkle.blogspot.com

• Assuntos Relacionados •