Acne: por que tratar?

16 março, 2012

Antigamente, acreditava-se que a acne era algo normal, intrínseco à adolescência. Muitos não a tratavam, por acreditar que isso “passaria com a idade”. Atualmente, sabe-se que a acne é uma doença, um agravo à saúde e isso já é um motivo suficiente para tratá-la. Porém, há outros motivos pelos quais devemos procurar ajuda quando temos acne.

Todos nós sabemos o que é a acne e o que ela causa na pele de uma pessoa. Mas pouco se fala das alterações psicossociais que a acne pode desencadear. Muitos estudos já comprovaram que pacientes com acne sentem mais vergonha, falta de confiança, ansiedade, dificuldade na socialização e, até influenciam numa entrevista para trabalho. Inclusive quadros depressivos já foram associados a esta condição. Quem já teve acne sabe como ela incomoda, não somente pela dor ou desconforto, mas também pela aparência. Dai, começam as alterações psicossociais.

Outro motivo que nos leva a tratar a acne é a possibilidade de cicatrizes futuras. Uma lesão de acne não tratada ou escoriada (“mexida”, “espremida”) pode gerar cicatrizes permanentes. Em geral, no rosto as cicatrizes são deprimidas, como se fosse “furinhos”. No tórax, pode haver até cicatrizes hipertróficas e quelóides. O tratamento dessas cicatrizes é bem mais complexo que o tratamento da acne em si, e seus resultados variáveis. Por isso, tratar a acne e não mexer nas lesões é o melhor jeito de evitar cicatrizes!

Nas próximas semanas abordaremos os tratamentos para acne.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

25 Comentário:Acne: por que tratar?

  1. Lela

    Queria tirar uma dúvida, meu rosto quando tem acne e ela vai diminuindo vai ficando escura até ficar com a manchinha no local. Minha dermatologista insiste em dizer que mexo nelas, pois senão não ficaria as manchas, existe algo pra que aconteça isso? Há algum tratamento pra isso? Eu realmente não mexo e não voltei mais lá porque a dermatologista não me escuta, pago caro por remédios que não adiantam que a mesma me receita.

    • Bru Pacífico

      Oi Lela,
      Vou passar sua pergunta para o Dr. Nuno Osório e para a Dra. Camila. Assim que tiver a resposta te aviso tá?
      Beijos
      Bru

  2. Rita

    Lela, tenho exatamente o mesmo problema q vc!!
    Bom saber q não sou só eu… isso me acompanha desde os 14 anos.
    Bjssss

    • Bru Pacífico

      Oi Rita,
      Como falei para a Lela, vou descobrir o que vocês podem fazer…
      Depois respondo para as duas!
      Beijos
      Bru

  3. Roberta

    Adorei!!!!
    Sempre tive espinha… até meu ginecologista me prescrever anticoncepcional (eu era virgem!). Mas foi a cereja do meu bolo… espinhas em excesso nao mais!

    • Bru Pacífico

      Oi Roberta,
      Tem muitos anticoncepcionais que ajudam nesses casos!
      Que bom que deu certo com você!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  4. Nathálie

    Meu caso foi como o da Roberta, o que controla minha pele é o anticoncepcional, tomo o Diane. Com ele fica bem controlada. Mas se para de tomar, meu deus… Sou louca pra tomar roacutan.

    • Bru Pacífico

      Oi Nathálie,
      Se sua pele fica boa com anticoncepcional, não tem porque tomar um remédio tão forte né?
      Beijos
      Bru

    • Li

      Oi,Nathálie olha eu ja tomei roacutan e não indico pra ninguém….pois conheço varias amigas que tomaram também e todas ficaram com alguma sequelas eu por exemplo passo de tudo e um pouco nos labios e eles estão sempre secos….nem o carmex que é otimo não funcionou…..minha amiga reclama dos olhos que ficou muito seco.Me desculpe se estou sendo xereta mas acho legal vc saber….disso.Bru beijinhos….

      • Mari L.

        Oi, Li. Também já usei este medicamento! Os meus lábios ficaram muito ressecados também e a única coisa que funciona é o bepantol!!! Já tentou?
        Também tenho o carmex, mas só uso se tiver com o namorado… Já que o gosto do bepantol não é dos melhores… rs
        Beijos

  5. camila

    Nossa…como você eh atenciosa com as leitoras. Parabéns e sucesso. Beijos

  6. Kelly

    Oi ! to adorando o papo sobre acne, gostaria de saber se a pomada em gel cicatricure clarea manchas de acne , umas são meio roxas outras vermelhas.

    • Bru Pacífico

      Oi Kelly,
      Vou perguntar para a Dra. Camila Seque e assim que tiver a resposta dela te aviso tá?
      Beijos
      Bru

  7. Millena

    Gostaria de saber mais sobre Acnes nas costas, de tempos em tempos aparecem muitas em mim, e nem dá pra usar roupas com decotes nas costas, depois que passa ficam umas marquinhas. Já tentei em várias dermatologistas mas sempre volta!

    • Bru Pacífico

      Oi Millena,
      Essa semana tem mais sobre acne, fica de olho!
      Beijos
      Bru

  8. Kelly

    obg ! vou aguardar minha resposta ^^ .

  9. tércia

    mesmo problema da lala e da rita, eu nunca mexo nelas, mas sempre acabam ficando umas manchinhas(tenho pele morena clara)

    • Bru Pacífico

      Oi Tércia,
      Vamos ver o que o Dr. Nuno e a Dra. Camila têm a dizer sobre o assunto!
      Beijos
      Bru

  10. Ma

    Oi Bru, eu uso ácido retinoico para as manchinhas, ajuda um pouco. Com o anticoncepcional minha pele melhorou bastante, tanto manchas quanto cravos e espinhas. Dr Camila e Dr Nuno, indicam o uso desse ácido? Obrigada bjs

  11. Aline Maria

    Tenho acne desde os 15 anos e hoje tenho 18, sempre fiz tratamentos, mas apesar deles, a acne nunca sumiu. E hoje eu tenho algumas cicatrizes, algumas depressões na pele e fico me perguntando: tem possibilidade delas sairem com algum tratamento? Bru adoro teu blog!!! Brgd

    • Bru Pacífico

      Oi Aline,
      Vou ver com a Dra. Camila e te falo tá?!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  12. Diego

    O Cicatricure funciona para remover manchas de espinhas ou
    você indicaria outro tratamento?

  13. Gui

    tive muita espinha tipo de 2º grau inflamava antes de nascer e ficava aqueles ematomas roxos muito feio, na epoca eu estudava então me sentia meio encomodado, então procurei o Dermatologista da minha cidade e ele me receitou a Isotretinoina 30g. Fiz o tratamento com maior prioridade ja no 2º mes obtive um resultado otimo, claro a boca ressecata nao era o que me icomodava pois sabia que aquilo ia acabar. Passou o tratamento no 8º mes acabou minha pele ficou excelente e boca voltou a normal, então agora ficou as manchas e o meu dermatologista quer que eu faço laser mais so que nao é no orçamento de todos que ele cabe pois é por seção, então como trabalho em farmacia descobri a cicatricure como é gel nao deixa a pela oleosa, agora nao sei si ele faz o mesmo efeito do laser… enfim como estou começando o tratamento com cicatricure ( por conta propria) queria saber si os buracos vão sair pois as machas sariam com o a Isotretinoina e ficaram so os buracos pois eu espremia muito pois antes do tratamento achava que seria uma solução ¬¬ e nao era por isso nao esprema gente alem de machucar a cicatriz fica por um bom tempo viu…
    Queria agradecer a Bru pois seu site é otimo. Parabens!

• Assuntos Relacionados •