Que mulher não gosta de apreciar uma estante cheia de esmaltes coloridos e escolher a cor que usará na semana ou em um evento especial? Infelizmente, muitas pessoas com alergia a esmaltes não tem esse privilégio e tem que se contentar com as poucas cores de sempre dos esmaltes hipoalergênicos.

A alergia ao esmalte é um tipo de dermatite que ocorre quando a pele entra em contato com algumas substâncias do produto, sendo as mais frequentes o formaldeído, tolueno e níquel. Portanto, os esmaltes hipoalergênicos não tem esses componentes na sua fórmula. Inclusive, algumas marcas já os aboliram de todos os seus produtos.

A dermatite de contato por esmalte se manifesta por lesões vermelhas e descamativas nas áreas do corpo que entram em contato com as mãos, como as pálpebras (coçar o olho), face, pescoço e colo. Paradoxalmente, a pele ao redor da unha pode estar poupada. Pode ocorrer no primeiro uso do esmalte, mas também surgir ao longo dos meses e anos, ainda que seja utilizado sempre o mesmo produto.

O primeiro passo do tratamento é eliminar o contato com o alérgeno, ou seja, suspender o uso do esmalte que dá alergia e todos semelhantes. Somente após resolução completa do quadro, vale a pena trocar por um esmalte hipoalergênico ou por outro produto que não tenha as substâncias já citadas na sua fórmula. Para as lesões irritadas podemos prescrever cremes anti-inflamatórios, os mais usados são os corticoides, por tempo limitado.

por Dra. Camila Seque  e Dr. Nuno Osório

 

Tags: , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38 Comentário:Alergia aos esmaltes | O que fazer

  1. Lorena Galdino

    Eu tenho super alergia a esmalte! =/
    E descobri que cores mais vermelhas causam um estrago maior! Mas já fui no dermatologista e passo alguns cremes, mas percebo que eles não são tão eficazes assim…

    Quais os melhores ou os mais recomendáveis?
    Obrigada e adorei esse post!

    Beijos.

    • Bru Pacífico

      Oi Lorena,
      Vou perguntar para a Dra. Camila e te aviso tá?!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Kate_Gyn

    Oi Bru…………tb sofre com essa terrível alergia, que apareceu há uns 5 anos………..aff…………….no início tentei os esmaltes anti-alérgicos, que ofereciam poucas cores e durabilidade ruim…….
    Depois passei para os da Revlon, que não tem o formoldeido nem o tuoleno, as principais substâncias que provocam alergia.

    E de uns tempos para cá, tb tenho usados os da Colorama, que são os nacionais que conheço que também não contém aquelas substâncias.

    bjs.

    Kate..

    P.S. depois te mando foto da minha Babi, minha linda poodle…..

    • Bru Pacífico

      Oi Kate,
      que chato que você desenvolveu a alergia…
      Obrigada pelas dicas de esmaltes!!
      Estou esperando a foto dela!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  3. angelica

    deve ser horrível ter alergia a esmaltes, que é uma coisa tão boa pra nós negh.
    beijos

    http://www.tracasebaratas.blogspot.com

    • Bru Pacífico

      Concordo com você Angelica, deve ser horrível…
      Beijos
      Bru

  4. Mariana

    Eu sou SUPER alérgica a esmaltes!!!
    Meu rosto incha e descama todinho! Uso pomadas a base de corticoides, que melhoram rapidinho, mas os sintomas pioram quando estou estressada!!!
    Uso esmaltes da Colorama e da Revlon, preferindo os nacionais por questão de secagem!
    Boa sorte as outras alérgicas!!!

    • Bru Pacífico

      Oi Mariana,
      Imagino como deve ser chato ter essa alergia…
      Espero que melhore!!
      Beijos
      Bru

  5. Amanda

    Meninas, quero deixar aqui a minha dica. Há pouco tempo desenvolvi alergia a esmaltes e até descobrir o que estava causando a descamação na minha pele sofri bastante. Começou com descamação nas pálpebras e depois nos lábios. Abandonei o Risquè e passei a usar somente o colorama, mas mesmo sendo livre das substâncias “venenosas” não fiquei totalmente livre da alergia. Amenizou, mas não resolveu o problema. Em recente viagem à Argentina, comprei alguns esmaltes da marca Maybelline, que foram a minha salvação. Me arrependo por não ter comprado mais vidrinhos. As cores são lindas, é durável e o pincel segue o formato da unha, muito fácil de aplicar. Comprei também uma base fortalecedora da mesma marca e estou muito satisfeita com o resultado. O único problema é que é muito difícil encontrar no Brasil, mas fica a dica para quem viajar ou puder encomendar. Bjs!

    • Bru Pacífico

      Oi Amanda,
      Adorei a dica dos esmaltes da Maybelline!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  6. Natália

    Oi Bru! Antes de qualquer coisa quero te parabenizar pelo blog, comecei a acompanhar há pouco tempo e estou adorando!!! Sou uma dessas super alérgicas, inclusive a esmaltes.. Costumo usar bastante os da Colorama que não tem as substâncias citadas no post, é a única marca nacional que nunca me causou alergia. Deixo a dica para as leitores que também sofrem com isso.
    Beijos.

    • Bru Pacífico

      Oi Natália,
      Adorei saber que gosta do blog!!
      Obrigada pela dica dos esmaltes da Colorama!
      Beijos
      Bru

  7. Kika

    Oi !
    Acompanho o seu blog a pouco tempo, mas estou gostando muito! Infelizmente tenho alergia a esmaltes…mas depois de testar quase todos os alergênicos que você possa imaginar, encontrei uma gama de cores e excelente qualidade nas marcas Ludurana e Revlon, a última me apaixonei! Fica a dica para aquelas que sofrem de alergia a esmaltes! Bjsss

    • Bru Pacífico

      Oi Kika,
      Adorei saber dessa marca, essa semana ainda vou fazer um post com os melhores esmaltes para quem tem esse problema…
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  8. Amanda

    Meninas, tomem cuidado com o esmalte da revlon de secagem rápida. A fórmula contém tolueno. Eu sempre leio antes de comprar. Aliás, minha dermatologista falou para fugirmos de esmaltes de secagem rápida, pois normalmente possuem alguma substância que causa alergia. Alguém já ouviu alguma coisa a respeito????

    • Bru Pacífico

      Oi Amanda,
      Nunca ouvi falar, mas vou perguntar para a Dra. Camila!
      Obrigada por nos alertar!
      Beijos
      Bru

  9. Talita

    Oioi meninas!
    Bru, também tenho alergia aos esmaltes! :/ Terrível né?! Mas pelo que percebi, está cada vez mais comum…
    Beijosss..adorooo o blog! =)

    • Bru Pacífico

      Oi Talita,
      Muito ruim mesmo, imagino como deve ser chato.
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  10. Marina

    Bruu, tenho alergia à níquel! na verdade eu sempre tive coceiras na pele, e manchinhas vermelhas e ficava tooooda empipocada, dai fiz aquele exame de alergia na pele, que colam um adesivo nas suas costas durante 3 dias, me deu de duas substancia e uma delas era níquel, e foi assim que descobri que o grande causador eram os esmaltes! quando era pequena eu tive alergia a bijuteria tambem, acho que naquela epoca eu devia usar sempre os mesmos brincos que deviam ser de niquel! minha solução? não passo produto nenhum, nem precisa! só preciso ler tooodas as bulas de produtos de beleza, e esmaltes so uso da revlon ou mavala, pois somente os esmaltes brasileiros possuem niquel, os importados não! isso é resultado da pessima industria brasileira, a unica do mundo que contem essas substancias nocivas a nossa saude que dao alergias em muuuitas brasileiras! aahh, outra coisa, os esmaltes brasileiros alem disso fazem super mal à nossas unhas segundo minha dermatologista, por isso minha mae que mesmo nao tendo alergia a eles, so divide comigo meus esmaltes, a unha dela esta muito mais forte depois que começou a usar, cmpramos em viagens sempre e fica barato e ja temos 30 cores diferentes no nosso kit, entao nem sempre alergia é ruim né! haahahaha

    • Bru Pacífico

      Oi Marina,
      Imagino como deve ser chato ter esse tipo de alergia… Nunca tive problemas com os esmaltes brasileiros, mas também uso muito os importados!
      Beijos
      Bru

  11. Amanda

    Bruu,
    Muito boa essa sua matéria!!! Descobri recentemente que tenho uma pele super sensivel e que posso no futuro desenvolver alergia a esmalte; que é comum entre as alergias.. Portanto já estou procurando novas marcas sem as substancias alergicas.. Essa sua materia me ajudou muiito!!

    Aproveitando a oportunidade, voce pode fazer um post sobre alergia ao sol e como tratar? Pois ja fui em uma dermatologista e recentemente descobri que desenvolvi essa alergia.. Quero saber se existe alguma solução pois minha dermatologista disse que praticamente não posso mais tomar sol sem protetor fator 100.. Resumindo: não consigo mais me bronzear.. Como não fiquei feliz com a resposta, queria uma opnião do Dr Nuno e da Dra Camila se possivel.

    Muito obrigada!!
    Beijosss

    • Bru Pacífico

      Oi Amanda,
      Muito bom você já saber e já estar se cuidando…
      Boa ideia de post!! Acredita que também tenho alergia ao sol?!
      Obrigada pela dica!
      Beijos
      Bru

  12. Kenya

    Olá meninas!!! Tenho alergia a esmaltes há bastante tempo. Mas recentemente descobri duas marcas de esmalte que está resolvendo minha situação, são elas Argento e Impala, de tampa prata . Estas duas marcas possuem cores muito bonitas além de base. E quando minhas pálpebras ficam coçando e impoladas, uso a pomada Adinos. Valeu!!1

    • Bru Pacífico

      Oi Kenya,
      Adorei as dicas!! Sempre bom saber de esmaltes hipoalergênicos.
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  13. Suzan

    Olá Bruna..

    Eu tenho bastante alergias aos esmaltes, fui no dermatologista e descobrimos que não posso usar esmalde com TOLUENO, e FORMOLDEIDO. Esses são grandes agentes dentro dos esmaltes! Então só posso usar REVLON, ou outras marcas que não tem no brasil, aí fica de dificil acesso.

    beijinhos

    • Amanda

      Suzan, só toma cuidado com o Revlon Top Speed porque tem tolueno na fórmula. Bjs!

    • Bru Pacífico

      Oi Suzan,
      Deve ser muito chato ter essa alergia…
      Ainda bem que tem esmaltes que não possuem essas substâncias né!?
      Beijos
      Bru

  14. Michele

    Nossa meninas também tenho alergia ,o pior que impala,colorama,mesmo dizendo hipoalergenicos me fazem muuuuito mal!! Só uso Revlon,não sei onde vou com tantas cores!!! mas é uma delicia,o triste é que minha ultima compra foi o top speedy que me deu coceira a noite inteiraaa… e pesquisando hoje vi a Amanda falando ai o que eu estava pensando !! Ah e Mavala também me deu reação !
    Bjs !!

    • Bru Pacífico

      Oi Michele,
      Não consigo nem imaginar como deve ser chato ter essa alergia…
      Tome sempre cuidado na hora que for comprar esmaltes!
      Beijos
      Bru

  15. Elaine

    Eu descobri que tinha alergia de esmalte a mais ou menos 7 anos. Comecou com uma mancha no rostos fui ao medico e ele disse que era alergia a esmalte eu nao acreditei e no mesmo momento fui a outro profissional que confirmou o diagnostico.Enfim so uso esmalte antealergico,porem tem uns 2 meses que todas as vezes que faco as unhas fico com uma coceira insuportavel em volta das unhas,na cuticula chega sangra e depous forma umas casquinhas nao sei mais o que fazer nao consigo ficar sem fazer as unhas, estou sem plano de saude preciso de uma solucao me ajuda por favor

  16. Andrea Alves

    Olá Elaine, não se desespere os esmales da linha DERMANAIL são bastante confiáveis. Eu já sofri muito, muito até descobrir essa maldita alergia. Então sou muito limitada ao comprar. Pesquiso muito mesmo! Inclusive algmas mascas HIPO me causaram coceiras insuportaveis e as palpebras inchadas. Tives que levantar de madrugada para retirar. Dica: nãoconfie em todos que são 3free e os para carimbo, pois tive també intolerancia. Qdo comprar um esmalte procure sempre ps HIPO e tenha sempre um atialergico em casa, pois se começar com a coceira você toma logo um remédio e retira o esmalte imediatamente. ALERGIA é coisa séria, não brinque! Grande Bjo.

  17. Marina Viana

    Olá pessoal, também sofro com essa alergia chata há mais ou menos uns 6 anos. Ao redor das unhas fica cheias de bolas e queima que nem fogo, e os lábios estouram é horrível. Eu uso os esmaltes da impala hipoalergênicos mas, realmente não tem variedades de cores. Já não basta não poder usar os esmaltes tradicionais, ontem eu descobrir que até por está perto de alguém que esteja pintando as unhas com os esmaltes normais também me causam o estrago danado. Minha irmã estava pintando as unhas da minha prima e lá estava eu, pertinhos delas conversando, quando foi a noite eu já estava com coceira no rosto e os lábios completamente ressecados, no dia seguinte (hoje) pela manhã meus lábios já estavam cheios de bolas. Falta de sorte a minha, em pleno réveillon.

  18. Marina Viana

    Espero que até amanhã, véspera do ano novo eu já esteja bem melhor, pra sair bem nas fotos rsrssrrs

  19. sabrinawerner

    Oi Bru
    Gostaria de saber o nome da pomada corticoide.
    Percebi também que alguns esmaltes que se dizem antialergenicos também causam alergias e acho que é porque contém bem menos TOLUENO, FORMOL E MICA,mas esmalte que não provoca alergia NÃO PODE CONTER NEM UMA GRAMA DESSES PRODUTOS QUÍMICOS.
    A alergia também pode aparecer nas mulheres que fazem relaxamento nos cabelos, pois o produto que reage nos cabelos tem na formula 2% ou mais de formol.
    E para quem não sabe, o FORMOL é o produto químico que conserva os corpos nos laboratórios de anatomia das Faculdades de Medicina E TAMBÉM que conserva os corpos no IML das cidades e que é usado para tratar e conservar documentos históricos. Um grande abraço, sabrinawerner@hotmail.com

  20. andressa

    Sou manicure e descobri que tnho alergia ao esmalte alguma dica.vou ter que abandonar minha profissão?

    • Ana Cristina

      A 14 anos atrás perto de casa descobri que estava com dermatite de contato com o rosto horrível, fui ao dermatologista e descobri que era por causa dos esmaltes o Dr me passou essa pomada diprogenta em gel, é uma maravilha três horas depois passavam as coceiras e diminuía o inchaço nas pálpebras, não deixe de usar esmalte e sempre usando a pomada fiquei quase um ano sem ter que usar mais ultimamente nossa veio que veio a alergia e fui comprar a pomada e descobri que tem q ter receita aff não acredito terei q passar num médico e pedir, mais pra mim ela foi muito boa, diprogenta gel

      • Ana Cristina

        Eu quis dizer perto de “casar”

  21. Acassia

    Oi. Gente meu caso e grave. Alem de gostar de pintar as unhas sempre. Sou manicure e aletgicaaaaa. To sofrendo com esseolho….não sei mais o que fazer.

• Assuntos Relacionados •