Um dos maiores problemas que enfrentamos é o fato de proprietários medicarem seus animais sem a autorização de um Médico Veterinário. A intoxicação medicamentosa é muito comum! Existem remédios que até crianças podem tomar mas que são muito perigosos para cães e gatos. A metabolização das medicações é diferente em cada espécie, sendo que os felinos são os mais sensíveis. Dependendo da medicação, uma pequena dose pode ser fatal.

Seguem alguns exemplos: Acido acetil salicílico (Aspirina®); Paracetamol (Tylenol®, Anador®); Ibuprofeno (Advil®); Diclofenaco potássio (Cataflan®); Diclofenaco sódico (Voltaren®). Nunca medique seu animal sem a indicação de um Médico Veterinário.

Um perigo silencioso é o chocolate que é altamente tóxico. O chocolate é muito palatável e atraente aos cães. Alguns de seus componentes, como a metilxantina (teobromina e cafeína), podem intoxicá-los. Os chocolates amargos são os mais perigosos, pois são aqueles que têm o teor maior de teobromina, embora qualquer chocolate possa causar vômito e diarréia pelo alto teor de gordura. Um animal intoxicado por chocolate pode apresentar excitação, tremores e até mesmo convulsões e morte.

As intoxicações por plantas também são bastante comuns e o perigo fica ao lado, no seu jardim. Segue uma pequena lista de plantas que são tóxicas para animais: Lírio; Comigo-ninguém-pode; Azaléa; Trombeteira; Bico-de-papagaio, Coroa-de-Cristo; Mamona; Espirradeira; Espada-de-São-Jorge; Hortênsia; Mandioca Brava, Orelha-de-elefante, Copo-de-leite, Antúrio, Cogumelos (vários tipos), Dama-da-noite, Dedaleira, Cebola, Jasmim-amarelo, Saia-Branca, Cambará, Cavalinha, Eucalipto, Flor de Narciso, Tabaco (“Fumo”), Cannabis sativa (“maconha”), Hera, Tremoço, Urtiga, entre outras.

A intoxicação por carbamato (chumbinho) é bastante comum no atendimento veterinário. É um agrotóxico muitas vezes vendido ilegalmente para controle de infestações por ratos. O número de casos de intoxicação criminosa é alto, mas ocorrem também as intoxicações acidentais, dentro de casa, quando o veneno é utilizado na tentativa de acabar com roedores. O carbamato age no sistema nervoso, aumentando a produção de secreções, levando a dificuldade respiratória, diarreia, vômitos, salivação, tremores musculares, contração da pupila, bradicardia, convulsões, alteração de estado mental, depressão respiratória e morte. No caso de ingestão de chumbinho, não se deve tentar forçar a ingestão de leite, água, sabão, ou induzir o vômito. O importante é procurar atendimento veterinário o mais rápido possível ao primeiro sinal de intoxicação.

São orientações básicas, mas que podem salvar vidas!

por Dr. Laurence Von Galen

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 Comentário:ALERTA! INTOXICAÇÃO!

  1. Helena

    Bru, achei muito importante esse post! É muito bonito o trabalho que você faz com os animaizinhos , bem como sua preocupação com o bem estar dos mesmos. Realmente, é importantíssimo tomarmos cuidado com a segurança de nossos amados pets…Tenho uma cachorrinha poodle (Sophie) muito brincalhona e curiosa, como uma criança, dá trabalho zelar pela segurança constante dela, mas é recompensador vê-la sempre saudável, cheia de vida…Bjs!

    • Bru Pacífico

      Oi Helena,
      Temos que estar sempre de olho e tomando cuidado né?!
      Isso é fundamental para que o animal tenha uma vida boa!
      Fico feliz de saber que gostou do post!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Bruna

    Ai, que linda a foto do cãozinho cheirando a florzinha.

  3. Ca

    Ola!! Tenho um bulldog frances e um yorkie, assim como você, Bruna (ja mandei fotos haha)… Gostaria de saber se os seus cachorros também amam roer um movel… Se sim, o que você fez pra mudar isso? Não sei mais o que fazer! Da mesma frma em relação as necessidades. Quando a gente pensa que conseguiu educar, la vem… Obrigada!!

    • Bru Pacífico

      Oi Ca,
      Realmente tem alguns cães que são difíceis de educar… Sei de produtos que ajudam a evitar que o animal estrague os móveis…
      Vou fazer um post falando sobre o assunto, o que você acha?
      Beijos
      Bru

  4. Adriana

    Bruna,
    Primeira vez que comento e preciso dizer que adoro seu blog por ter um diferencial. Você não se preocupa só em se maquiar, andar sempre bem vestida e na moda!! Mas você tb se preocupa com os animais que nem seus são! Muito linda a sua atitude de ajudar sempre q pode!! Te admiro!
    Adorei o post, tenho uma golden que adora revirar os vasos e não sabia que algumas dessas flores são toxicas!
    Bjinhos e continue assim!
    Parabéns pela sua iniciativa e pelo blog!

    • Bru Pacífico

      Oi Adriana,
      Obrigada pelo carinho… Não consigo não ajudar esses animais…
      Adorei saber que gostou do post, agora você já saber que flores não pode ter em casa hehe!
      Beijos
      Bru

  5. nanda

    nossa, adorei! Nunca ia imaginar que lirios e hortências por exemplo poderiam intoxicar meu filho…. Muito útil mesmo

    • Bru Pacífico

      Oi Nanda,
      Também não sabia disso… Muito importante o post do Dr. Laurence!
      Que bom que gostou!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  6. VanessaRG

    Oi Bru… Gostaria de saber se remédios anti-pulgas também podem causar intoxicação, pois meu cachorrinho, um poodle médio, apareceu com pulgas e, desse em dia em diante, não estamos conseguindo controlar. Já dedetizamos a casa, mas não adiantou. Ele já andou com as plaquetas muito baixas, não sei se os culpados foram os remédios anti-pulga ou a castração feita na época.
    Gostaria de perguntar também alguma dica para acabar com as pulgas, pois ele está sofrendo com isso e nós também…. Além disso as opiniões dos veterinários que consultamos são muito divergentes!
    Muito obrigada, seus posts sempre me ajudam e sanam muitas dúvidas! Parabéns pelo blog e muito sucesso!
    Vanessa.

    • Laurence

      Oi Vanessa, como vai?

      alguns anti-pulgas podem intoxicar cães e gatos sim, por isso você deve seguir as orientações da bula e de um Médico Veterinário. Um animal com plaquetas baixas pode ter várias doenças, uma das mais comuns é a Erliquiose, conhecida como “doença do carrapato”. Existem exames específicos para fechar o diagnóstico.

      O controle de pulgas pode ser difícil, você deve usar anti-pulgas de marcas conhecidas, os sprays são mais eficientes e você pode repetir a cada 21 dias. Você deve aplicar em todos os animais da casa! A dedetização é uma boa escolha para associar ao controle. Tapetes, carpetes e tacos ajudam na reprodução das pulgas. Você só precisa ver se a dedetização é contra pulgas (a maioria não é), normalmente eles pedem para sair de casa alguns dias com o animal.

      Espero ter ajudado!

      • Bru Pacífico

        Muito obrigada pela resposta Dr. Laurence!!
        Beijos
        Bru

  7. Andréia Morais

    Muito legal o post!!! Tem gente que quer dar uma de médico veterinário e acaba maltratando os bichinhos!!

    • Bru Pacífico

      Oi Andréia,
      As pessoas só querem ajudar, mas realmente podem acabar prejudicando o animal…
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  8. Jéssica

    Oi, Bru!
    Meu yorkshire sofreu intoxicação por carbamato, mas foi acidental, pois antes de ganha-lo, nós mandamos dedetizar a casa, e não sabíamos que ainda havia resto de veneno, enfim, meu cachorrinho foi lá e ingeriu uma grande quantidade de chumbinho. Foi tenso. Fizemos de tudo para salva-lo, fui o mais rápido possível ao veterinário, mas ele não resistiu. E eu peço a tds que tem animais e crianças em casa, TENHAM O MÁXIMO DE CUIDADO! Bj

    • Bru Pacífico

      Oi Jéssica,
      Que triste que ele não resistiu… Mas foi bom que você contou sua história, pois realmente o cuidado deve ser redobrado…
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  9. Camila

    Nossa, adorei!!
    Alem de linda, tem um ótimo coração!
    Parabéns Bru

  10. maria desperta

    dedaleira é droga, super tóxica, não envenenem os vossos animais! já basta a vergonha de droga que tomam, não acham? E mesmo assim não haverá Nova Ordem Mundial mas sim o início do fim dos tempos…!!!!!!!!!!!!!! que já começou

• Assuntos Relacionados •