Com a chegada do verão algumas modificações acontecem no nosso organismo. Portanto, neste período nós precisamos de uma alimentação especial. Comidas leves e nutritivas são as mais indicadas para esta estação.

Além disso, nos dias quentes ocorre uma maior perda de líquidos e minerais, devido ao aumento da temperatura corporal e a transpiração excessiva. Por isso devemos nos hidratar bem, ingerindo muita água. O ideal é não esperar a sede aparecer, já que esse é um sinal de desidratação.

Falando de coisas boa , procure comer de maneira equilibrada seguindo os 3 principais básicas da alimentação saudável : horários , quantidade e qualidade . Com relação aos horários , o ideal é não pular as refeições , comendo a cada 4 ou 5 horas , e pegar mais leve a noite ( principalmente evitar gordura e açucares ) . A quantidade de calorias deve ser determinada de acordo com os objetivos de cada um. Já a qualidade deve- se levar em conta a boa distribuição entre carboídratos , proteínas e gorduras. Esqueça dietas que excluem totalmente grupos alimentares como , por exemplo , dieta sem carboídratos ( carboídrato é energia) .

Aí vão algumas dicas para seu verão ser muito mais saudável:

  • Evite consumir alimentos muito gordurosos, como feijoada, carnes gordas e frituras, pois eles dificultam a digestão e podem provocar mal estar;
  • As frutas, verduras e legumes, são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de ser alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura do verão.
  • Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Cuidado apenas com o tempero das saladas: evite a maionese e os molhos prontos, preferindo o azeite, limão, vinagre e os molhos a base de mostarda e iogurte.
  • De preferência às carnes magras (peixes e aves), que devem ser grelhadas ou cozidas;
  • A ingestão de líquidos deve ser freqüente, especialmente água, sucos e chás, repondo água e minerais perdidos no suor.
  • Prefira os sorvetes menos calóricos e mais refrescantes; a base de água e polpa de frutas.
  • Prefira as gorduras em forma de azeite ou óleo vegetal em preparações cruas.
  • Alimentos com leite, gordura e ovos na preparação necessitam de refrigeração, pois o calor aumenta a possibilidade de proliferação de bactérias que podem causar dor de cabeça, diarréia e vômitos. Nunca consuma estes alimentos em temperatura ambiente.

por Lorença Dalcanale e Juliane Capatto

 Alimentação no verão

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2 Comentário:Alimentação no Verão!

  1. Paty

    Adorei!!!
    Estou postando looks aqui de Los Angeles, dicas de beleza e acessorios:

    http://www.thegavlaks.com

  2. angelica

    adorei o post, deu vontade de comer hehe
    beijos

    http://www.blogdaangelica.com.br

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