Esse é um tema bastante recorrente. Muitos cães amam nossa comida, especialmente se sentem muito atraídos quando estamos comendo. É muito comum os proprietários de cães darem petiscos a seus animais, porém existem alguns alimentos que podem ser muito perigosos para eles. E lembre-se: cada vez que o cão come algo que não está acostumado, sintomas gastrointestinais leve a moderados podem aparecer, como vômitos e diarreia.

Segue uma lista de alimentos perigosos aos animais:

  • Uvas (frescas e uva-passa) – recentemente atendemos no Hospital um caso de intoxicação por uva em uma yorkshire. A mesma apresentou insuficiência renal aguda. Além desse problema, a uva pode causar vômitos, diarreia, fraqueza.
  • Chocolate – quanto mais amargo, mais perigoso é. O chocolate contém uma substância pertencente ao grupo das metilxantinas, que é tóxica para cães. Os sintomas variam desde vômito, dor abdominal, tremores, arritmias, hipertermia, convulsões e até morte.
  • Alimentos que contém xilitiol – este é um tipo de adoçante muito usado em doces e balas. Em cães, ele causa um aumento importante na concentração de insulina na circulação, e isso reduz o nível de glicose no sangue. Os sinais desta intoxicação incluem vômitos, letargia, incoordenação e até convulsões. Pode ocorrer também insuficiência hepática.
  • Abacate – distúrbios gastrointestinais e até sintomas relacionados ao sistema cardiovascular. E o caroço pode levar a obstrução intestinal.
  • Tomate verde – tremores, convulsões, arritmias, devido a uma enzima chamada tomatina.
  • Alho, cebola e cebolinha- podem causar desde distúrbios gastrointestinais à destruição de hemácias, causando anemia.
  • Carambola verde – apesar de muito amarga, muitos cães curiosos podem comê-la. A intoxicação é grave e causa salivação intensa, fraqueza, sangue na urina e até falência renal.
  • Sementes de maçã, cereja e pêssego – contém cianeto, que é liberado quando as sementes são mastigadas. Esta substância causa dilatação de pupilas, vômitos, taquipneia, arritmias e até coma.
  • Sementes de caqui – causam inflamação intestinal.
  • Frutas cítricas – podem causar irritação na parede do estômago.
  • Macadâmia – causa letargia, vômito, hipertermia, tremores, dor abdominal.
  •  Leite – cães não apresentam concentrações significativas de lactase (enzima que processa a lactose do leite ou derivados), e por conta disso, desenvolvem distúrbios gastrointestinais.
  • Sal – grandes quantidades de sal levam à sede em excesso ou até a intoxicação por sódio, que consiste de vômito, diarréia, tremores, convulsões e morte.
  • Ossos em geral – podem causar perfurações em estômago e intestino, levando o animal à morte se não tratado a tempo.
  • Alimentos gordurosos em geral – podem afetar vários órgãos, entre eles o pâncreas. Pancreatite é uma doença muito grave, onde o animal corre risco de vida.

montagemcomida

Caso você queira dar alguns petiscos, seguem abaixo alguns alimentos seguros:

  • cenoura
  • pepino
  • abobrinha
  • banana
  • maçã sem semente
  • batata cozida

É importante lembrar que esses petiscos não devem ser dados em excesso, e animais que recebem ração de alta qualidade não necessitam de suplementação. A ração de alta qualidade é balanceada e contém tudo que o animal precisa.

Caso seu animal apresente qualquer sintoma descrito acima, procure um médico veterinário.

por Dra. Andrea Chemin

Tags: , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comentário:Alimentos tóxicos para cães

  1. Thuany

    Bom saber que é perigoso dividir as uvas com o meu cachorro! Agora só vai ganhar maçã e cenoura, haha!

  2. Ana Luiza

    Oi Bru! Amei o post… seu amor por animais eh uma coisa maravilhosa <3 Devemos cuidar muito bem dos nossos queridos amigos, e voce faz isso muito bem 😀

    Fiquei com uma duvida… tenho uma Labrador de 7 anos e meio, super saudavel (e gorducha hehe). Ela A-DO-RA leite! E nunca pareceu fazer mau a ela… tem como voce especificar um pouco mais os sintomas ou doenca que ele pode causar nos bichinhos?

    Obrigada! Ahh tambem adoro os posts sobre seu casamento!

    Beijoes 🙂

  3. Marcela

    Oi Bruna, tudo bem?
    Sou editora de um portal sobre luxo, moda e lifestyle, e adoro seu trabalho (eu realmente admiro muito seu trabalho com os animais).
    Gostaria de dizer que você foi escolhida entre as TOP10 blogueiras de moda no site e adoraria fazer uma entrevista com você, pois contamos com uma seção exclusiva sobre blogueiras.
    Posso entrar em contato e enviar algumas perguntas?
    Passe no site pra conhecer:
    http://www.mylifestyle.com.br

    Bjo
    Marcela

  4. Beatriz

    Oi, tudo bem?
    Bom, gosto muito do seu blog. Só quero dar um toque kk na parte do chocolate “Chocolate – quanto mais amargo, mas perigoso é”. Acho que aconteceu um erro de digitação no Mas. Mas tudo bem rsrs só queria te avisar. Bjss

  5. Gisleika

    Tenho um Labrador que adora bananas , maçã e manga…sempre que estou comento dou fatias para ele, tem algum problema a manga?

  6. Paty

    Adorei a dica!!!
    Estou postando looks aqui de Los Angeles e acessorios:

    http://www.thegavlaks.com

  7. Cristiane Graminha

    Muito bom Bruna, bem esclarecedor! Beijos

  8. Lorenzza

    tenho uma amiga com duas yorks e elas só comem carne cozida e leite, o veterinário que fez a dieta, já que as mesmas não comem ração ,o leite nunca fez mal .

  9. Daniele

    Excelente post!

    Blog Dani News

  10. Daiane

    Excelente post, meu bulldog frânces (Toody) ama um belisquinho.. quando eu estou comendo.. mas agora vou ficar de olho!! Nada dos alimentos proibidos!! Ah, gostaria de ver mais o seu bulldog aqui no blog!! Acho ele lindo!!
    Um beijo.

  11. Claudia

    Oi, Bruna!
    Acho legal complementar a tua informação sobre alimentos tóxicos com a batata branca, visto que ela é da família das solanáceas e contém solanina, que é um depressor do SNC. A casca da batata contém até 90% de solanina. Dá uma olhada no link do Cachorro Verde (http://www.cachorroverde.com.br/index.php/alimentos-medicamentos-e-plantas-toxicas)
    Abraços!

  12. maria eugenia de souza oliveira

    Minha cadelinha é uma poodle e tem 12 anos, tenho cebolinha plantada no quintal e ela agora deu de comer todos os dias, como já li em seu comentário faz mal como devo proceder para que ela pare de comer as cebolinhas? como já estão plantadas em vasos e no chão. Este mal estomacal que faz é a longo prazo? grata

• Assuntos Relacionados •