Esta semana abordaremos um tema sério e relevante: câncer de pele. Muitos não sabem, mas o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente de todos. Sempre há alguém próximo, um familiar, um amigo, que já teve ou pelo menos retirou uma lesão suspeita.

O câncer de pele pode ter várias caras: ser pigmentado ou totalmente sem cor, apenas avermelhado. É importante reconhece-lo, pois isso garante o diagnóstico precoce. Os 3 tipos mais importantes são: Carcinoma basocelular, Carcinoma espinocelular e Melanoma.

O Carcinoma basocelular é o mais frequente dos três e, felizmente, o mais indolente. Surge em áreas expostas ao sol, em pessoas de pele clara, como pequenos tumores rosados, às vezes acastanhados, que ferem e sangram com facilidade. Não melhoram espontaneamente e demoram para crescer. Nunca causa metástases para outros órgãos, mas pode invadir em profundidade.

O Carcinoma espinocelular é o mais associado com a exposição solar, muito frequente nas pessoas claras que já apresentam na pele outros sinais de dano ao sol. São lesões avermelhadas, queratóticas, por vezes infiltradas que também podem ferir e sangrar. Se não tratado, pode crescer e invadir estruturas vizinhas e até disseminar para outros órgãos numa fase bem tardia.

O Melanoma é o mais grave de todos por ser bastante agressivo. Em fases avançadas gera metástases para órgãos como o cérebro, pulmões e fígado. Na maioria das vezes manifestam-se como manchas castanhas, que crescem rápido, mudam de cor e ganham relevo. Surgem não somente nas áreas expostas, mas também nas áreas cobertas. Um método para saber se a lesão é suspeita é a regra do ABCDE, já citada neste blog.

O tratamento consagrado para os cânceres de pele é a cirurgia, apesar de existirem outras possibilidades.

Na dúvida, se houver qualquer lesão suspeita, procure um dermatologista. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para um bom prognóstico.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

Cancer de pele

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentário:Câncer de pele | Assunto sério

  1. Fe

    Infelizmente essa doença existe!
    Um dos maiores desejos da minha vida é a cura para o câncer!
    Essa doença triste e sofrida já me tirou pessoas muito queridas!
    Gostei de saber sobre o câncer de pele por meio de dermatologistas!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  2. Maria Eduarda

    O que é a regra do ABCDE? Não me lembro de ter visto nada sobre isso por aqui. Alguem pode me indicar um link? Desde já obrigada! 🙂

  3. Luciano

    bom site 🙂

  4. lucimara

    Tenho manchas brancas no braço direito que aparecem e somem em segundos, fico com várias manchas brancas que ocupam meu braço direito inteiro até fico com um pouco de vergonha quando alguém vê, não sei o que dizer .. mais ja tenho isso a um bom tempo …
    Não sei se é manchas de má circulação mais quando eu esfrego o meu braço as manchas somem mais logo depois voltam o que pode ser ? alguém pode me explicar se souber ?

• Assuntos Relacionados •