É super importante castrar seu animal, seja ele macho ou fêmea. A castração não é recomendada apenas para animais de rua, mas também para animais que vivem em casa.

Nas fêmeas, fazer a castração antes de 1 ano de idade reduz as chances de desenvolver câncer de mama. A Frida foi castrada antes do primeiro cio e a possibilidade de câncer de mama é praticamente zero nessa fase.

Nos machos é a mesma coisa. Se ele for castrado é menor a chance de ter tumores na próstata. Outro beneficio da castração é que se ela for feita antes de um ano de idade o animal não demarcará território na fase adulta. O procedimento também é indicado para animais adultos que demarcam território urinando pela casa.

Além de todos esses benefícios para seu pet, a castração também tem o seu lado social. Não posso negar que tinha muita vontade da Frida ter filhotes, mas temos que pensar na quantidade de animais que vivem nas ruas e precisam de um novo lar. Por isso quanto maior a quantidade de cachorros e gatos castrados, menor será o número deles nas ruas.

Se seu animal ainda não foi castrado, procure um veterinário e pergunte sobre mais informações.

Tags: , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

36 Comentário:Castração em cães e gatos

  1. Talita

    Aii Bru, até parece que vc leu meus pensamentos!
    Tenho uma York também, está com 1 ano e 2 meses.. e estava conversando justamente sobre isso com uma amiga essa semana! Eu tenho vontade de castrá-la, mas no fundo tenho dó! Não sei porque…
    O cachorro reage de alguma forma após o procedimento? sei lá, sentimental, algo assim?
    Beijos

    • Bru Pacífico

      Oi Talita,
      Se fosse minha eu castraria! Da dó mesmo, mas não podemos pensar assim, é para o bem deles!
      Eles reagem normalmente depois da cirurgia. Nos primeiros dias sentem um pouco de dor, mas é super normal, porque afinal de contas é uma cirurgia.
      Que bom que pude ajudar você!!
      Beijos
      Bru

  2. Giulliana

    Não sabia disso, Bru! Você tá me ensinando tanta coisa, hehe! 🙂
    Muito gracinha a Frida, vontade de apertaaar!
    Beijo!

    • Bru Pacífico

      Oi Giulliana,
      Muito bom saber que estou ensinando alguma coisa para vocês! Fico muito feliz!!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  3. Viviane Freire

    Oi Bruna, estou amando seu blog!!! Além dos assuntos de moda e beleza, os posts com os seus cachorrinhos são os meus preferidos! Moro em São Luís/Ma, tenho 2 yorkies, um macho de 12 anos chamado Flock e um fêmea de 1 ano e 6 meses chamada Chanel! Os dois são castrados! O Flock eu já castrei muito adulto, há somente 1 ano atrás pois ele marcava muito território! Quando a veterinária foi fazer a cirurgia dele ela não me deu garantias de que surtisse efeito contra a marcação de território, pois ele já estava condicionado, mas resolvi arriscar e para nossa surpresa ele parou! E o mais incrível que foi já no mesmo dia que chegou em casa após a cirurgia! Ah se soubesse disso antes! Já a Chanel eu castrei antes do 1o cio! Recomendo a todos! O animal sofre menos, o macho fica menos ansioso e menos agressivo e a fêmea fica livre das oscilações de humor ou gravidez psicológica, fora a prevenção contra o câncer de mamas, que para mim significa um ato de amor para com a sua cadelinha! P.S. Que roupinha é essa que a Frida está usando na foto?! Bjss Bru!!!

    • Bru Pacífico

      Oi Viviane,
      Que bom que você castrou os seus cães! É super importante, e como você mesmo disse, em alguns casos a marcação de território de um macho realmente melhora!
      A Frida está usando a roupa do pós operatório. Na clínica que eu castrei ela, eles preferem usar a roupa cirúrgica do que o colar. Vou ser sincera, quando castrei uma das minhas gatas ela usou o colar e deu um super trabalho. Depois que a Frida castrou e colocou a roupa foi ótimo. É muito mais confortável e fica muito mais fácil para ela andar e comer!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos
      Bru

  4. Danu

    Adorei o post, nota 10 p vc! Bjks

  5. Mayara

    Vi a dica do seu blog no blog da Lala e Maria Rudge e estou amando!! Não conhecia, até então, um blog que abordasse temas de animais e beleza, duas coisas que AMO! Amei esse post, minha cachorrinha está precisando ser castrada, pois já teve vááárias gravidez psicológica, mas fico só deixando para depois!! Depois de ler o post vou agilizar para o quanto antes!!

    • Bru Pacífico

      Oi Mayara,
      É difícil encontrar um blog que aborde os dois assuntos né? Como você, também AMO os dois e por isso resolvi fazer!
      Semana que vem falarei sobre gravidez psicológica. Fique de olho!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos
      Bru

  6. Nathálie

    Oi Bruna, adoro seus post sobre animais. Eu tenho um York shire macho e ele marca muito o território. Mais nunca pensei em castrar, acho que sempre vi a castração como um ato agressivo e tenho dó. Meu York se chama Tobias, e no ano passado foi atropelado tadinho, mais graças a Deus hoje ele está bem. Só que uma bolinha do saquinho dele deslocou e de um lado o saquinho fica murchinho e a bolinha fica na perninha dele, na virilha… mais ele não sente dor. Já fui várias vezes a veterinária e ela disse que poderia voltar sozinha e que se não voltasse só com cirurgia pra tirar ou que poderia deixar como está. Achei legal o tema, me fez pensar de forma diferente sobre o assunto. Adoro o blog e te acho uma fofa, super meiga e educada. Beijos

    • Bru Pacífico

      Oi Nathálie,
      Tadinho do Tobias, mas que bom que ele não sente dor né?
      Converse com a veterinária dele, e veja o que é melhor para ele. Castrar é sempre muito importante!
      Que bom que gosta do blog Nathálie! Fico super feliz…
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  7. Renata

    Oi Bruna!! Tenho uma cadelinha que foi castrada também antes de completar 01 ano, mas já ouvi dizer que impossibilitar a cadela de ter uma primeira cria, aumentaria as chances de câncer.. Voce ja ouviu/leu/estudou algo nesse sentido?

    • Bru Pacífico

      Oi Renata,
      Nunca ouvi ou estudei sobre isso, o que eu sei é que quanto mais cedo o animal for castrado, menor são as chances dele ter câncer.
      Beijos
      Bru

  8. Carolina

    Hoje em dia também é possível fazer vasectomia nos machos, quando o proprietário quer manter os níveis hormonais e a “virilidade” hehehe (sou estudante de veterinária e acho MUITO legal que tu exponha estes temas aqui!).

    Um beijo, Bru! Teu blog é lindo e tu é muito simpática!

    • Bru Pacífico

      Oi Carolina,
      Nossa, não sabia que era possível fazer vasectomia em cães e gatos.
      Obrigada pelo carinho!!!
      Beijos
      Bru

  9. Nathálie

    Bru, vi o comentário da Renata falando sobre a castração antes da primeira cria trazer riscos de câncer de mama para a fêmea, acho que também já ouvi algo sobre isso… e até faz sentido, não?? Em humanos amamentar faz bem para a mulher e é uma forma de prevenção contra o câncer de mama. Beijos

  10. Ana

    Oi, Bruna, tenho um filhotinho de persa e minha intenção é castrá-lo quando completar 7 meses, pois li na internet sobre os benefícios para a saúde o gatinho. No entanto, os veterinários que visitei se recusam a castrá-lo com menos de 1 ano, pois dizem que é praticamente certo o surgimento de cristais nos canais urinários, muito estreitos. Estamos num impasse.

    • Bru Pacífico

      Oi Ana,
      Infelizmente não vou poder te ajudar. Se você quiser, liga no veterinário que castrou os meus gatos e pergunte para eles mais sobre o assunto. Com certeza eles poderão te dar uma resposta melhor que a minha.
      Pet Care (11) 3743-2142
      Beijos
      Bru

  11. Pingback: Gravidez psicológica, o que fazer? | Bruna Pacífico

  12. Gabriella Prado

    Oi Bru! Sou APAIXONADA por seu blog principalmente pela categoria “Frida” é tão difícil encontrar blogs com bom conteúdo e com tanta preocupação para os nossos bichinhos.
    Eu tenho uma shi-tzu preta e branca de 4 aninhos e não castrei ela e também ela nunca teve filhotes (eu queria que ela tivesse) mas há mais de 3 meses ele veio demonstrando umas feridas na pele e a veterinária pensava que era alergia alimentar, e medicou com corticóide e ela só podia comer ração hipoalergênica de soja, mas aí as feridas continuaram, a queda de pêlo e outro veterinário descobriu que isso é um problema genético e ela precisa retirar o útero, ela também está com gravidez psicológica.
    Estou muito triste e angustiada de ver a minha bichinha sofrer tanto!
    Você poderia falar um pouquinho mais do pós-operatório? Preciso me preparar. A frida sentiu muita dor? Ela conseguia comer e fazer a necessidades fisiológicas normalmente?
    Obrigada desde já Bru. E MUITA saúde para a Frida. 🙂

    • Bru Pacífico

      Oi Gabriella,
      Não precisa ficar angustiada… É um cirurgia super simples, e o pós operatório é tranquilo. No primeiro dia a Frida ficou quietinha, dormiu bastante (por causa da anestesia). No segundo dia ela teve um pouco de dor, mas normal né, afinal de contas é um cirurgia e por menor que seja o corte, tem um corte. A partir do terceiro dia ela já estava mais esperta, com menos dor. Ela comeu e fez as necessidades normalmente.
      Fique despreocupada! Ela vai ficar bem, e se ela precisa, vai ser melhor para ela…
      Qualquer coisa fala comigo de novo… E depois me conta como foi…
      Obrigada pelo carinho, fico muito feliz de saber que gosta do blog!
      Beijos
      Bru

  13. Marina

    Olá Bru, comprei uma yorkie, porem ela ainda está com a mamãe canina no periodo de desmame.. estou com uma duvida.. a dona do canil disse que agora não se corta mais o rabinho dos yorkies, e me deixou até preocupada em querer cortar o rabinho.. vc sabe se não pode mais mesmo? yorkie com rabinho fica bonito?? o que vc acha…
    ahhh e passa dicas de pet shops online que vendam caminhas, roupinhas, e assessórios fofos pros nossos bebes de 4 patas!
    Beijos

    • Bru Pacífico

      Oi Mariana,
      Tudo bem?
      O que eu sei é que realmente foi proibido cortar o rabo de filhotes. Antigamente esse procedimento era feito sem nenhuma anestesia, o que causava muito dor e sofrimento nos animais. De qualquer forma converse com um veterinário.
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  14. Lara

    Estou amando o seu blog…além das dicas de beleza e etc…também fala sobre os animais ..*-* Eu tenho um York (Bruce) ele tem 1 ano e 4 meses…É igualzinho a Frida…..Q vontade de apertar ela…..rsrsr…Parabéns pelo blog….

    • Bru Pacífico

      Oi Lara,
      O Bruce deve ser um fofo também!!
      Adorei saber que ama o blog, fico muito feliz de saber disso!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos
      Bru

  15. Nana Portobelo

    Bruna, adorei o modo como vc falou sobre castração.Muita gente ainda associa, de modo extremamente equivocado, a castração como algo doloroso para o animal, quando na verdade é um ato de amor,que só traz benefícios. Um animal não castrado pode ter diversos probelmas de saúde no futuro e o mais importante é que ele não se reporduz avitando a super população e que milhões de animais nasçam e sejam maltrarados.Parabéns pelo texto!Queria,se possível, que você abordasse a questão do cortes dos rabinhos e orelhas (que na minha opinião são sim formas de mutilação).Um beijo e parabéns!Seu blog foi o primeiro que li que consegue aliar moda a assuntos interessantes!Um beijo

    • Bru Pacífico

      Oi Nana,
      Fico muito feliz de ler um comentário como o seu… Concordo com tudo que você disse!
      Adorei sua dica, nunca tinha pensado em falar sobre esse tema.
      Obrigada pela dica viu!
      Beijos
      Bru

  16. Pingback: Adotar é tudo de bom | Vídeo MARAVILHOSO | Bruna Pacífico

  17. tércia

    nossa brú (já intima..rsrs) assim como as outras meninas eu tinha dó de castrar mas depois do seu post super esclarecedor eu acho que vou mandar castrar a nick, eu nunca soube nada muito a fundo sobre esse assunto, eu só sabia que era para não ter filhote não sabia dos benefícios, muito bom o post, estou felissima em ter achado seu blog, todo dia abro google reader e o primeiro blog que quero ler é o seu, dicas ótimas e valiosas!!
    obrigada super beijo=*

    • Bru Pacífico

      Oi Tércia,
      Fico muito feliz de saber disso…
      Sou super a favor da castração, se puder, castre sim a Nick.
      Obrigada pelo carinho!
      Beijos
      Bru

  18. Pingback: Como receber meu filhote? | Bruna Pacífico

  19. Pingback: Campanha Desabandone | Blog Pet Care

  20. Pingback: Campanha Desabandone | Bruna Pacífico

  21. Fernanda POP

    Bom dia Bru! Gostaria de tirar algumas dúvidas… Tenho uma basset de 5 meses e vou castrar amanhã, como foi a recuperação da sua? É melhor a roupinha ou o colar para ela não lamber os pontos? A recuperação foi demorada?
    Bj

  22. Gabriela Bonomi

    Olá Bru!

    Tenho uma Yorkshire Terrier (Tiffany) de 8 meses e que pesa só 1k600g. O veterinário dela é no Shopping Iguatemi, mas gostaria de saber o contato do veterinário que fez a castração da Frida. Afinal, é sempre bom ter uma segunda opinião e opção.

    Um beijo,

    Gabi Bonomi

• Assuntos Relacionados •