Cinomose

6 novembro, 2012

Hoje vou falar de uma doença que acomete apenas os cães, a Cinomose.

É uma doença causada por um vírus muito comum no Brasil e pode ocorrer em cães de qualquer idade. No início da infecção, pode ser observado somente febre acompanhado também de vômito e diarréia. Depois disso, surgem os sinais respiratórios como tosse e dificuldade de respirar, além de conjuntivite. Após este período, o vírus atinge o sistema nervoso central, podendo causar sinais neurológicos como convulsões e mioclonias (contrações involuntárias).

A transmissão normalmente ocorre através do contato direto com outros cães infectados que estão eliminando o vírus nas secreções, como saliva, secreção ocular e nasal, na urina e nas fezes.

O tratamento se restringe em tratar as doenças associados a doença, como pneumonia, infecções oportunistas, vômitos e diarreias além do controle da dor e das convulsões. Infelizmente não existe tratamento curativo e contamos somente com a imunidade do animal e do tratamento de suporte para enfrentar a doença. Se o animal responder bem ao tratamento podemos conseguir a cura, ficando ou não com algumas sequelas (como convulsão, tiques nervosos, manchas nos dentes etc).

O método mais eficiente de prevenir a doença é com a vacinação que deve se iniciar com 45 a 60 dias de idade e depois com reforços anuais. Evitar que o animal tenha contato com animais de origem desconhecida também ajuda.

A Cinomose é uma doença grave e muito comum que pode ser facilmente evitada com a vacinação. Não deixe de vacinar seu animal!

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

21 Comentário:Cinomose

  1. Fernanda

    Adorei saber mais sobre a Cinomose!
    Adoro o jeito que voce escreve Dr. Laurence!

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  2. Edi Rizzuto

    Dr. Laurence, eu perdi uma schnauzer de 1 ano para a cinomose. O estranho é que ela era vacinada… Doença terrível!

  3. Andressa

    Oiee, A Cinomose é uma doença muito triste eu tinha uma Pastor Alemão que adquiriu esta doença mas ela era vacinada e tudo a questão é que tinha uma vizinha que tinha uma Pit Bull que deu a doença transmitindo para minha cachorra, levamos no veterinário e conseguimos melhoras ela ficou boa durante um ano mas as sequelas no caso convulsões a mataram a cachorra da minha vizinha também morreu. O veterinário disse que é muito raro um cão escapar da doença.

  4. Luana

    Adorei saber!!!

    Estou postando beauty tips e acessorios de Los Angeles,
    Take a look:

    http://www.thegavlaks.com

  5. Rafaela Rocha

    Bruna,

    Muito bons esses teus textos, faço um pedido pra vc fazer um sobre carrapatos, não so controle mas tb da doença q ele gera nos cachorros. Obrigada!

  6. Nádia Ferreira

    Bruna,
    Muito obrigada pelas informações, sempre bom saber e estar atenta aos sintomas, à vacinação do meu filhote, riscos de contaminação… Tb gostaria de saber mais sobre a doença do carrapato, perdi um cachorro com essa doença.
    Gostaria de saber a partir de quantos meses o cãozinho pode ser considerado adulto, pois a alimentação muda, doses de medicamentos tb, né?
    Obrigada! Bjo!

  7. Ellen

    Só de ver esse nome me dá um desespero.
    4 anos atras perdi minha cahorrinha por causa dessa doença.
    Era uma fêmea de 4 meses ,Labrador e vinha recebendo as vacinas corretamente. Desconfiamos que ela tenha chegado já doente.
    É uma doença horrivel , vimos a pequeninha definhar dia a dia. Os sistemas todos do cachorro vão sendo afetados.

  8. Marina Melo

    Bruna,

    por favor, faça um post sobre a doença do carrapato!!

    Obrigada

    Marina

  9. Ingrid

    Já perdi um cãozinho por causa da cinomose! Ele tinha apenas 1 mês, mas é muito triste ver o estado que o animal fica!!!

  10. Bru Pacífico

    É muito difícil mesmo Ingrid. Por isso é preciso tomar muito cuidado, principalmente com filhotes.
    Beijos
    Bru

  11. Bru Pacífico

    Vou fazer sim Marina!!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  12. Bru Pacífico

    Oi Ellen,
    É muito triste ver o animal sofrendo e essa doença infelizmente faz isso com os animais… Uma pena que tenha perdido seu filhote assim.
    Beijos
    Bru

  13. Bru Pacífico

    Oi Nádia,
    Fico feliz de saber que gostas dos posts!
    Vamos fazer um post sobre a doença do carrapato.
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  14. Bru Pacífico

    Oi Rafaela,
    Com certeza o próximo post será sobre esse assunto.
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  15. Bru Pacífico

    Que bom Luana!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  16. Bru Pacífico

    Realmente é muito difícil Andressa…Que triste, uma pena que a sua cachorra não resistiu.
    Beijos
    Bru

  17. Laurence

    Oi Fernada, como vai?

    Fico feliz em saber que você gosta e acompanha os posts!!

    Qualquer dúvida é só escrever!

    um abraço

  18. Laurence

    Oi Nádia, como vai?

    depende um pouco da raça, mas um cão é considerado adulto com aproximadamente 1 ano de idade. Vamos fazer um post sobre doença do carrapato, acho muito importante.

    um abraço

  19. Graziela Toledo

    Há alguns anos eu e meus pais fomos viajar para nossa casa no litoral e levamos juntos a Laika, que tinha pouco mais de 3 meses na época. Acredito que pela pouca idade dela e por ser uma cachorrinha de apartamento ela contraiu a doença por lá e quando voltamos a SP ela estava com muita febre e bem desanimada. Fomos correndo ao veterinário e ela foi diagnosticada com cinomose. O Veterinário nos deu duas opções: sacrificar a Laika ou então tentar cuidar dela, mas disse que mesmo cuidando as chances de ela continuar viva eram muito pequenas. Mesmo assim optamos por cuidar da Laikinha e ela viveu por 8 anos conosco. Como sequela da doença ela tinha ataques epiléticos e por isso tomava Gardenal todos os dias, mas isso não a impediu de ser linda e super carinhosa conosco por todo seu tempo de vida. o veterinário sempre que a via dizia que era um milagre ela estar viva, mas como eu sempre acreditei que milagres acontecem nunca desacreditei que ela ficaria viva.

  20. Animos

    Atenção!
    Eu tratei o meu cachorro de cinomose com Vitamina A e levando ao veterinário para dar antibióticos e baixar a febre. Com febre os cachorros se recusam a comer. As informações abaixo vem da wikipedia, que diz que de acordo com um artigo científico o tratamento com a Vitamina A funcionou em 100% dos casos. Ainda a wiki, diz que a dosagem suportada por cachorros de Vitamina A seria de 300.000 UI/kg, o meu cachorro tem 20 kg e eu dei mais ou menos 300.000 UI por dia, em comprimidos de 50.000 UI cada, por 1 mês, levando para o veterinário para tratar os outros sintomas, funcionou para o meu cão. Segue as informações:

    “A primeira constatação foi quando a indução de altos níveis séricos de Vitamina A, que é um tratamento ostensivamente utilizado para tratamento de sarampo, produziu um efeito de 100% de cura em animais experimentalmente infectados. O grupo que não recebeu a suplementação todo veio a óbito.”
    “A constatação da eficácia da Vitamina A no tratamento da cinomose encontra nos carnívoros, especialmente nos cães, um aliado excepcional, que é sua capacidade de conversão da Vitamina A em ésteres não tóxicos. Para os cães em especial existe um valor de referência para mensurar o risco da hipervitaminose, um estudo realizado nos Estados Unidos constatou que é preciso uma dosagem de 300.000 UI/kg diária, durante trinta dias, para que os primeiros sinais de hipervitaminose apareçam; e é preciso sessenta dias de ingestão dessa dosagem para levar o animal a óbito.”

  21. generalda

    Boa tarde, tenho um cachorro igual a este que esta mostrando na foto sendo vacinado e ele já não esta andando levei no veterinário e ele disse que o caso já esta bem avançado isso foi de três dias para cá o que eu faço, não quero que ele morra

• Assuntos Relacionados •