Com o fim do verão ficam as lembranças desta descontraída época do ano, dos bons momentos, viagens, etc… e, às vezes, restam as indesejadas manchas causadas pelo sol.

Um quadro muito frequente após o verão é o melasma. São manchas acastanhadas difusas na face, que acometem a região das bochechas, fronte e o buço. Muito mais frequente em mulheres, raramente ocorrem nos homens. Exacerbam com a exposição solar e alterações hormonais, como o uso de anticoncepcionais e gravidez. Infelizmente não há cura, quem tem melasma pode sempre voltar a ter. Porém, há controle!

A primeira medida fundamental para o controle do melasma é a proteção solar rigorosa. Deve-se usar o protetor solar todos os dias, mesmo que o tempo esteja nublado ou que a pessoa fique a maior parte do dia em ambiente fechado. Atualmente, recomenda-se inclusive proteção contra luz visível, feita através de filtros solares com base. O filtro deve ser reaplicado a cada 3 horas.

Após a proteção solar adequada, é hora de pensar no tratamento. O principal tratamento são os cremes clareadores, cuja substância ativa mais efetiva é a hidroquinona. Existem vários compostos e combinações de clareadores, que podem ser tanto industrializados como manipulados, com diferentes potências e efeitos. A escolha depende da intensidade do melasma, sensibilidade da pele, tolerância ao tratamento, entre outros. Após melhora do quadro, é sempre recomendável manter o uso de algum clareador para evitar recidivas.

Outros tratamentos possíveis para o melasma são peelings, especialmente ácido retinóico em combinação com outros clareadores, que são aplicados de forma seriada. E há também novas tecnologias surgindo, como lasers, que são indicados nos casos mais difíceis, resistentes aos outros tratamentos ou em associação aos cremes. Podem ter bons resultados e ajudar nessa difícil tarefa que é o controle do melasma.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

Tags: , , , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentário:Combatendo o melasma

  1. Ray Balatta

    Bruninha estou fazendo tratamento para combater esse mal.meu produto é manipulado estou tento efeitos razoavéis mais estou tento algumas reações mesmo usando protetor acima de 50 fps comecei a usar também no colo que está muito vermelho que produto posso usar para isso bjs de já agradeço

    • Bru Pacífico

      Oi Ray,
      É difícil saber… Recomendo você falar com o seu médico dermatologista para que ele olhe a reação e veja o que você pode fazer em relação a isso…
      Beijos
      Bru

  2. Paula

    Oi!!! Queria muito saber se aquela base com FPS (43) da Shiseido é eficaz contra raios solares e luz visível… Pq pra mim ela deixa um aspecto ótimo na pele, mas não sei se ela é “só uma base” ou se funciona como um filtro solar com cor… Alguém sabe se ela é boa? Bjo!

    • Bru Pacífico

      Oi Paula,
      Uso ela sempre que vou para a praia e amo! Não tomo sol de jeito nenhum no rosto e ele funciona muito bem para mim!
      Beijos
      Bru

• Assuntos Relacionados •