Quando você faz exercícios, seu corpo precisa começar a produzir energia mais rápido do que durante o repouso. Esse processo necessita de combustível. De onde ele vem e como você pode ter certeza de que tem o suficiente para terminar seu treino em bom estado?

Existem três componentes nos alimentos e bebidas que são capazes de fornecer energia: carboidratos, proteínas e gorduras.

Os carboidratos são usados principalmente no inicio do exercício enquanto que as gorduras são usadas do meio para o final. Já as proteínas são usadas como fonte de energia só em casos de emergência.

Como os seus músculos decidem se vão usar carboidratos ou gorduras durante o exercício aeróbico?

Vai depender de uma série de fatores como intensidade, duração, preparo físico e dieta pré- treino.

Quanto maior a intensidade, maior o uso de carboidrato em relação à gordura e vice-versa. A duração é importante porque em geral o carboidrato é suficiente para apenas 60 minutos de exercício moderado.

Quanto melhor for seu preparo físico, mais eficiente se torna o organismo para queimar gorduras.

O que ideal comer antes do exercício ?

Uma pequena refeição basta como por exemplo, a 1 barra de cereais ou 1 fatias de pão integral ou 5 biscoitos simples como cream-creacker ou maizena e deve ser ingerida por volta de 30 minutos antes do treino.

Você deve consumir carboidrato durante o exercício?

Se durar mais de 60 minutos será fundamental para evitar fadiga e quantidade ideal gira em torno de 30 a 60 g de carboidrato por hora como por exemplo 1 bebida energética isotônica.

E as proteínas, quando utilizá-las ?

São fundamentais para promover a construção dos músculos. Para quem faz exercícios de média a alta intensidade, 1,0 a 2,0g de proteína por quilo de peso por dia. Para dar um exemplo 1 peito de frango grelhado de 130g tem por volta de 30 g de proteínas.

Lembre que uma alimentação equilibrada pode ser a melhor dica para você atingir os seus objetivos.

por Lorença Dalcanale e Juliana Capatto

Exercicios e alimentação

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2 Comentário:Como combinar exercícios com alimentação

  1. Pimenta e Limão

    muito boa as dicas! Eu to lutando com a reeducação alimentar e postando mil receitas delícias, ” do bem”.

  2. Fe

    Bru, adoreeeei as dicas!
    Realmente é difícil equilibrar os dois!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades:
    http://www.fesparkle.blogspot.com

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