O primeiro ponto a ser analisado antes da aquisição de um filhote é se você ou sua família estão preparados para receber um animal. Quem vai levar ao veterinário? E para passear? Quem vai ficar com ele enquanto todos vão viajar? Ter um animal custa caro…

Antes de decidir pegar um filhote você deve analisar a sua casa e estudar quais são as características que você gostaria que o seu animal tivesse. Alguns cães só fazem as necessidades na rua, são dependentes, mas dispostos a brincar a qualquer momento. Algumas raças tem fama de destruidoras como o Beagle, outras barulhentas, como o Schnauzer. Um Golden Retriever é super dócil, mas cabe em apartamento?

Já os gatos são mais independentes, dormem aproximadamente 16 horas por dia, por isso, enquanto você trabalha, ele dorme! Se adaptam a locais menores e não saem na rua pra passear (Sim! Sou a favor dos gatos, mas não deixo de gostar dos cães!) Algumas raças são mais que pacatas como o Persa. Há aquelas gigantes como o Maine Coon e as conversadoras como o Siames. Mas será que um gato se adapta a uma casa com crianças? E você vai precisar colocar tela em todas as janelas, sem exceção! Há uma possibilidade (e bem grande) de ter o seu sofá destruído… Resumindo: você realmente está disposto a ter um animal?

Existem grandes diferenças entre cães e gatos, mas alguns cuidados em seu novo lar são os mesmos.  Primeiramente deve-se conhecer a procedência do novo filhote. Alguns são achados na rua e estes devem ser levados ao veterinário para avaliação geral, de preferência antes de levá-los pra casa. Para os que são comprados em Pet Shop ou diretamente dos criadores, seria válido conhecer o lugar onde estavam.

Quando chegam na casa nova eles podem ficar assustados. Alguns gatos ficam escondidos por bastante tempo até se sentirem seguros para explorar o ambiente. Os cães costumam chorar à noite nos primeiros dias enquanto estão sozinhos… Mas se resistirmos a tentação de dar uma espiada nele isto acaba rápido!

A adaptação com outros animais pode ser difícil! Você tem um gato em casa com 16 anos de idade. Ele reinou e teve tudo do bom e do melhor, mas agora você, com a melhor das intenções, compra um filhote para lhe fazer companhia… Um filhote ativo, chato, quer vai roubar o seu espaço e sua comida! Não, ele não vai ficar nada feliz… Brigas, xixi no lugar errado, dor de cabeça! Mas, principalmente os cães gostam de ter a companhia de outros e quando castrados a chance de se estranharem é menor.

E o que dar para comer? O ideal é continuar oferecendo a mesma ração que ele estava recebendo e se quiser trocar de marca a mudança deve ser gradual. Os filhotes devem ter comida disponível o tempo todo, precisamos só tomar cuidado porque alguns são muito gulosos, comem tanto de uma vez só que acabam vomitando em seguida. Devemos oferecer ração para filhotes até aproximadamente 1 ano de idade e não podemos esquecer de deixar água fresca à vontade!

Os gatos tem grandes vantagens no quesito limpeza! Por mais novo que seja, um gatinho sabe que o lugar de urinar e defecar é na caixinha de areia. Já o cão… Este pode dar bastante trabalho! Basicamente ele deve ficar em um lugar pequeno forrado de jornal e com o passar dos dias ir liberando espaços sem o jornal. Quando fizer no local errado ele deve ser reprimido, mas nunca com violência. Um “não” firme já basta para ele entender que está errado.  Ele deve ser levado no local correto toda vez que comer ou beber água e precisa ser recompensado com carinho ou um petisco quando acertar a mira.

Outro cuidado importante é com a ingestão de corpos estranhos. O cão costuma comer o que aparece no chão, desde chinelos, pés de cadeiras, bolas de borracha até anzóis, meias e brinquedos. Por sua vez, os gatos são atraídos por linhas, barbantes e até o fio dental esquecido no lixo do banheiro. A retirada de corpos estranhos é uma das cirurgias mais comuns entre os filhotes.

Já comentamos no post passado sobre vacinação, mas devemos vermifugar e fazer um preventivo para pulgas e carrapatos também. Além disso, há várias dúvidas sobre castração. Castrar uma cadela antes do primeiro cio ajuda a prevenir que ela tenha tumor de mama, infecção no útero e que ela entre no cio evitando, inclusive, uma cria indesejada. A castração de machos ajuda a prevenir marcação de território, além de deixá-los mais tranqüilos.

A higiene oral também é muito importante! Desde filhote o animal deve ser acostumado a ter a boca manipulada para a escovação. Nas lojas especializadas encontramos escovas e pastas sem flúor.

O mais importante é sabermos que uma vida vai depender totalmente de você! E depois de todo este sermão posso afirmar que todo trabalho vale a pena!!! Aproveite seu filhote!!!

por Dr. Laurence von Galen

 

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

54 Comentário:Como receber meu filhote?

  1. Andressa Castro

    Bruuuna amei seus cachorros….sou completamente apaixonada por qquer animal!!! mas a Frida é o q há de linda…eu tinha um york q morreu faz um ano…era muito parecido com ela!!
    acabei de conhecer seu blo…e ADOREI!!
    beijo Andressa

    • Bru Pacífico

      Oi Andressa,
      Ela devia ser linda também.. Muito triste que ela faleceu…
      Fico feliz de saber que gostou do blog!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Andressa Castro

    opss…faltou o g do blog ali em cima….

  3. Ca

    Olá!! Tenho dois cachorros filhotes, exatamente um bulldog ingles e um york, ambos macho. Se dão super bem!! O york ja ta super educado, só faz necessidades fora de casa, agora o bulldog… Nossa!!! Não acostuma e, principalmente a noite, enche a casa com sujeira. Além disso o bulldog esta cavando muito, dizem que pode ser verme… É verdade? Ele teve um problema de Giardia e o tratamente acabou atrasando a ultima dose das vacinas, consequentemente ele não tomou o vermifugo ainda..
    Os meus são tão lindos quanto os seus!!! estou cada dia mais apaixonada pelos dois!!! Hiper carinhosos, só tras felicidade!!! Beijos, parabéns pelo blog!!

    • Bru Pacífico

      Oi Ca,
      Eles devem ser muito fofos!! Me manda foto por email, quero conhecer eles…
      Vou falar com o Dr. Laurence para ele tirar as suas dúvidas tá?
      Obrigada
      Beijos
      Bru

    • Laurence

      Olá Ca, como vai?

      Pelo que entendi o seu Bulldog ainda é filhote, certo? Quando filhotes eles têm dificuldade de segurar principalmente o xixi , por isso eles devem ficar em um espaço mais restrito para não ficarem longe do local correto de urinar. Uma dica é levá-lo pro local escolhido toda vez que ele se alimenta, costumam defecar e urinar logo após a refeição.

      E não é porque ele está cavando que necessariamente tem vermes. Mas a vermifugação pode ser feita a cada 3 meses em filhotes, sempre monitorado por um veterinário.

      Espero ter ajudado!

      Laurence

  4. Ca

    Opss!! Bulldog Frances haha

  5. Ca

    Opss!! Bulldog Frances hahaha

  6. Camila Oliveira

    Amei o post!! Acho que todo mundo deveria ler antes de pensar em adotar/comprar um filhotinho. Apesar de tudo, vale a pena cada segundo ao lado deles! Bjsss

    • Bru Pacífico

      Oi Camila,
      Concordo com tudo o que você disse!
      Esse post realmente deveria ser lido por qualquer pessoa que fosse adquirir um animal.
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  7. Nathálie

    Bru, não consigo concordar que a castração da fêmea previne câncer de mamas… até em humanos a amamentação é preventiva do câncer. Não concordo com isso. rss Digo pq sou enfermeira e a amamentação é benéfica em todos os sentidos. Não acho que uma amamentação possa favorecer um câncer de forma alguma. A castração pode ser benéfica em outros sentidos que não nesse. hehe Beijos

    • Bru Pacífico

      Oi Nathálie,
      Realmente a castração previne a formação de tumores. Vou falar com o Dr. Laurence para que ele possa te explicar melhor sobre o assunto tá?
      Beijos
      Bru

    • Laurence

      Olá Nathálie, como vai?

      O problema não é a amamentação e sim os hormônios envolvidos no cio da cadela. A cada cio o tecido mamário fica sensibilizado pelos hormônios aumentando a chance de tumor de mama. Por isso castrar uma fêmea antes do primeiro cio reduz a chance de ter tumor de mama em quase 100%. Esta porcentagem cai com o passar dos cios até que após aproximadamente o 4º cio não faz mais diferença castrar para a prevenção. E mesmo assim, independente da quantidade de cios que a cadela teve, sempre é bom castrá-la, claro que com uma avaliação prévia de um Médico Veterinário.

      Espero ter esclarecido sua dúvida!

      Laurence

    • Michelle Dumont

      Olá Natalie,
      o que a Bru quer dizer é que se castrar um animal antes dele ter alteração hormonal previne sim tumores, e outras doenças como piometra, além de também evitar a alteração de comportamento natural.
      Já um animal que esta reproduzindo, ai sim é importante a amamentação.
      Mas um cão de estimação já esta mais que comprovado que o melhor para ele é castra-lo antes de ele ter a alteração hormonal, o que acontece após o 6° mes de vida. Inclusive em algumas cidades (como São Paulo) e alguns países (como Estados Unidos) é obrigado que seja castrado qualquer animal (cão e gato) que não seja especificamente de Canil/Gatil, ou seja, qualquer pessoa que possua um cão ou gato de estimação por lei é obrigado a castra-lo e também não pode comercializar nenhum de nenhuma forma filhotes sem ter a autorização tanto do kennel (abrir canil) como da Zoonozes. Essa medida ajudaria a não ter tantos cães abandonados na rua, mas infelizmente não existe fiscalização correta, e ai temos tantos viralatinhas e até de raça abandonados sem os cuidados que merecem (sendo de raça ou não). Alias, vale saber que a castração para pessoas de baixax renda é gratuita! A unica coisa que falta é as pessoas terem mais informações e consciência

      http://tvecologica.wordpress.com/2010/03/16/senado-aprova-lei-que-estabelece-castracao-de-caes-e-gatos/

  8. Nathálie

    OPs… que favoreça o cancer nas mamas.. disse errado. hihi

  9. Giulliana

    OOOWN *-* Que bebês liiindos os seus, Bru! Podiam ser filhotinhos pra sempre, né? É a coisa mais fofa!
    Adorei seu texto, vc nos ajuda mto! 🙂
    Beijos!

    • Bru Pacífico

      Oi Giulliana,
      Eles são lindos demais hehehe sou suspeita para falar..
      Quem fez o post foi o Dr. Laurence, nosso novo colunista. Também adorei o post hehe..
      Obrigada!
      Beijos
      Bru

  10. Renata

    Sempre quis ter um cachorrinho igual Whisky!
    Acho lindos demais..
    O problema é tempo pra cuidar né?! Tenho dó de comprar um e deixar o dia inteiro sozinho!
    Adorei o post 🙂

    http://www.donnalella.com.br

    • Bru Pacífico

      Oi Renata,
      Realmente é preciso ter tempo… Eles dão trabalho e precisam da gente para várias coisas como disse o Dr. Laurence.
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  11. Amanda Santos

    Aiii meu deus que coisa maaais fofaa!!!
    Bru, como vc sabe a Filózinha ta dando o que falar aqui em casa! hahahaha
    Tenho uma dúvida, no caso do cão, nós podemos reprimi-los com um NÃO, e no caso dos gatos?
    A Filó anda aprontando muito e não sei como agir em reação a isso!

    Ps.: Filó ta com saudades de você! hahahahaha

    • Bru Pacífico

      Oi Mã,
      Fofos demais né!?
      Vou falar com o Dr. Laurence para ele responder essa sua pergunta!
      Realmente a Filózinha é muito espuleta hehe…
      Saudades dessa pequena também!
      Beijos
      Bru

    • Laurence

      Oi Amanda, como vai?

      No caso dos gatos o que você pode fazer é borrifar água neles enquanto estão fazendo algo errado como arranhar o sofá por exemplo. Também funciona assustá-los com um barulho mais alto, mais estridente. E o que funciona mais é o que chamamos de reforço positivo! Sempre que fizerem o que você deseja eles devem receber um carinho ou até um petisco.

      Espero ter ajudado!

      Laurence

  12. Ste

    Oii bru! Muito lindo seus pets mesmo! Eu tenho uma duvida… A minha cachorrinha eh fox paulistinha, ela tem 6 anos e eu nunca castrei ela, e as vezes ela produz leitinho, mesmo nunca ter dado cria. Sera que pela idade ela corre algum risco se eu crastar ela agora?
    Obrigada
    Beijos

    • Laurence

      Olá Ste, como vai?

      Ela apresenta o que chamamos de Pseudociese ou Gravidez Psicológica, mas na verdade são sinais que observamos quando a fêmea deu cria. O tratamento definitivo é a castração. Uma Fox Paulistinha de 6 anos não é velha e mesmo se fosse hoje em dia exitem vários recursos para uma anestesia segura. São necessários também exames pré operatórios para sabermos se está tudo bem com ela. Converse com o seu veterinário, ele poderá te explicar melhor.

      Espero ter ajudado

      Laurence

  13. Ste

    Muito obrigada Laurence pela resposta! Vou procurar um veterinario. Adorei sua coluna aqui no blog. Ate mais!

  14. Ste

    Laurence, voce pode me esclarecer mais uma duvida? Li ali em cima em sua resposta para a Nathalie que apos o 4o cio nao vale mais a pena castrar para a prevencao do tumor. Entao como a minha tem 6 anos ela nao estara livre desse risco se eu resolver castra-la certo? Pois esse era o unico motivo que eu iria castra-la. E sobre as raspagem nos dentinhos? Nao tem muito risco tambem? Eu prefiro tirar minhas duvidas com voce pois o veterinario que levei a minha cachorrinha parace so querer ganhar dinheiro com a castracao. E ele nao mencionou isso que voce disse. Obrigada desde ja!

    • Laurence

      Olá Ste, como vai?

      Que bom que gostou do post, fico feliz! Por ela ter 6 anos não adiantaria mais castra-la para prevenção de tumor de mama, mas evita que ela tenha Piometra (infecção uterina), uma doença muito comum em fêmeas inteiras e o tratamento é a castração. Oproblema é que com a infecção o risco anestésico é maior, por isso fazemos preventivamente. Tendo exames pré operatórios normais eu indico castração para todas as cadelas independente da idade. Já a “raspagem dos dentes” chamamos de tratamento periodontal, que deve ser feito com anestesia geral, para retirada completa do cálculo (tártaro) e polimento de todos os dentes.

  15. Lila

    Geeente, o doutor Laurence tirando tooodas as dúvidas! Parabééns! Ótimo colunista você arrumou Bru. Beijo

    • Bru Pacífico

      Muito bom né Lila!?
      Acho o Dr. Laurence um ótimo profissional!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  16. Ro Pepe

    Bru,
    Primeiro de tudo’ parabéns pelo blog!! Adoroo!!!
    Estou com uma bulldog francês de 4 meses em casa e tenho duvidas sobre castração. Vou castrar com certeza antes do primeiro cio, mas gostaria de saber se tem chances de ela ficar muito acima do peso. Os bulldogs já tem uma tendência então gostaria de saber o que fazer para evitar que ela fique muito gordinha.
    Beijossss

    • Bru Pacífico

      Oi Ro!!
      Que bom você por aqui…
      Normalmente depois da castração eles engordam um pouco…Vou falar com o Dr. Laurence e perguntar para ele o que você pode fazer nessa situação tá?
      Obrigada!!
      Beijos
      Bru

    • Laurence

      Olá Ro, tudo bem?

      O animal após ser castrado pode sim ficar mais tranquilo e engordar. Mas é uma conta que também fazemos com a gente, engordamos se estamos comendo demais ou gastanto menos. Controle alimentar com uma ração de boa qualidade, sem petiscos e exercícios regulares (sempre e horários com temperatura amena e respeitando o condicionamento físico dele) acho que é um bom controle para um animal castrado não engordar.

  17. Luana B

    Adoro seu blog! suas dicas, seu senso de responsabilidade com os animais! o máximo!!

    http://www.universobuenosaires.com

  18. Pam B.

    O meu baby é muuuuito parecido com a sua Frida.
    Vi a foto dela e logo me lembrei do meu, quando o recebi 🙂

    • Bru Pacífico

      Fofos né Pam…
      Mas fiquei impressionada como a Frida mudou ehehe, ficou mais linda ainda hehe..
      Beijos
      Bru

  19. Bruna

    Nossa, megaimportante esse post, Bru! tenho uma shih tzu de 8 meses em casa. Moro em apartamento e, até então, tinha uma vida bastante agitada, quase nao parava em casa. Pesquisei muito sobre a raça que mais se adequava ao meu perfil, e então, descobri que um shih tzu era ideal! Eles não choram quando ficam sozinhos, são relativamente independentes, gostam de brincar, se adaptam a espaços pequenos, enfim, um achado. Agora, não são os cães mais espertos. Precisam de muita repetição até que estejam realmente treinados. Eu estava realmente disposta a cuidar de um bichinho! Afinal, um bichinho não é algo que se joga fora quando se cansa.

    • Bru Pacífico

      Oi Bruna,
      Que bom que gostou do post!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  20. Nathálie

    Bru e Dr Laurence, obrigada pelo esclarecimento hoje que vi. Beijos

    • Bru Pacífico

      Imagina Nathálie.
      Espero que tenha ajudado!
      Beijos
      Bru

  21. Natachasteven

    J’adore ton blog, il est super cool!

  22. Gabriela

    Bru, o seu buldogue francês é micro, anão ou ainda é um filhotinho?!
    Parece menor nas fotos!!!! Ele é um fofooooo
    Sou apaixonada pela frida!!!!!!!

    Bjs

    • Bru Pacífico

      Oi Gabriela,
      Nessas fotos ele ainda era filhote! Hoje em dia ele está bem maior hehe…
      Eles são fofos demais mesmo né!?
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  23. Fernanda Frascino

    Oi Bru,
    estou pensando em comprar um filhotinho Pug. O que voce e o Dr.Laurence acham dessa raca?
    beijos
    Fe

    • Bru Pacífico

      Oi Fe,
      Adoro pug, acho muito lindo! Não conheço muito sobre a raça, vou perguntar para o Dr. Laurence!
      Beijos
      Bru

  24. Kali Prado

    Oi Bruna, Adorei seu blog!
    Sou muito parecida com vc, gosto de moda e sou apaixonada por cães.
    Gostaria de uma dica sua, sobre seu Frenchie, de qual criador vc o adquiriu? Muito lindo. Parabéns pelo Blog!

  25. Bii

    Meu fihote de Border Collie chegou hj, mais ele é muito bagunceiro, tem 5 meses e o ex-dono dele disse que ele pega tudo o que vê pela frente, ele fica pulando na minha pit bull de 12 anos, e ela não gosta nada disso, por isso estou os separando, até ele se acostumar com a idéia de não pular nela, e estou pensando ainda num nome pra ele, gente me deem idéias!

    • Bru Pacífico

      Oi Bi,
      Que delícia um filhote em casa!!
      Gosto de Pirata, o que você acha?
      Boa sorte com seu pequeno!
      Beijos
      Bru

  26. Raquel

    Oi Bru! Tenho um maltezinho de 6 anos e agora trouxemos uma spitz de 2 meses pra casa .. Por enquanto ele esta bem enciumado .. Tem algo que possa fazer pra ajudar na socializaçao dos dois? Trouxe a Chloè pra fazer companhia pro Floco mas ele nao quer papo ahauaahau
    OO
    Obrigada

  27. claudia

    Dr. Laurence eu tenho uma vira latinha muito amada de 13 anos, e está saindo uma secreção grossa e leitosa de quase todas as mamas dela,penso que pode ser câncer,moro em uma cidade pequena e os vets aqui costumam fazer cirurgias sem exames prévios,mas li que é necessário raio x do pulmão e ultrasom abdominal pra ver se não existe presença de metástase. o que devo fazer? Mas uma pergunta…tenho uma pinscher que completa um aninho esse mês e ela acabou de entrar no cio,eu queria muito ter castrado ela antes do primeiro cio mas infelizmente não foi possível, então eu quero saber se eu castrar antes do segundo cio faz diferença na qualidade de vida e prevenção de futuras doenças. Também tenho um labrador fêmea que só foi castrada antes do segundo cio,desde já agradeço!

  28. claudia

    Mandei perguntas e enviei antes de elogiar seu blog, parabéns!!

• Assuntos Relacionados •