Falamos tanto sobre temas dermatológicos, doenças, tratamento, tecnologias, mas nunca sobre a própria dermatologia. Gostaria que vocês conhecessem melhor esta interessante e fascinante área.

A dermatologia é uma especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de condições da pele, que também se estende aos cabelos, unhas e mucosas. Nos seus primórdios predominava o estudo das doenças infecciosas com manifestação cutânea, como a hanseníase e sífilis. Com o passar do tempo, a especialidade conquistou, além das doenças, diversas outras áreas, como a cirurgia, imunologia, tricologia e cosmiatria. E continua em expansão a cada dia.

Para se tornar um dermatologista é necessário concluir a faculdade de medicina e depois cursar 3 anos de residência médica, quando são adquiridos os conhecimentos específicos da área. Após a conclusão, o profissional habilitado filia-se ao órgão representativo da especialidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia. É importante sempre verificar se o seu dermatologista é filiado, pois isso assegura uma formação adequada.

Recentemente a Sociedade Brasileira de Dermatologia promoveu uma campanha para valorização da especialidade e do profissional capacitado. Cada vez mais médicos de outras áreas e não médicos tem atuado como dermatologistas sem a formação necessária. Isso pode levar a erros de diagnósticos e tratamento, cujos principais prejudicados são os próprios pacientes. Por isso, ao consultar-se com um profissional, confira se é um especialista cadastrado. Isso garante saúde à sua pele e qualidade ao seu atendimento.

 por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

imagem dermatologia

Tags: , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentário:Conhecendo a Dermatologia

  1. Ana Luísa

    Amei o post! Estou no terceiro ano e quero cursar medicina para me especializar em Dermato, por tanto foi um post muito esclarecedor. Obrigada Bru, seu blog é ótimo! Beijinhos

  2. Paola Mattos

    Bru, muito legal esse post!!!
    Também faço medicina, estou no segundo ano e pretendo seguir a carreira de Dermato!!
    Muitos acreditam que dermatologistas só fazem intervenções estéticas, e por isso, acabam rotulando a profissão. Porém existem muitas e muitas doenças sistêmicas, que afetam nossos órgãos em geral, que repercutem na pele. É uma especialidade super concorrida, mas a abrangência é incrível!!! E claro, se a Medicina pode nos ajudar com a estética também, por que nao nos beneficiarmos dela ne?
    Um beijão!!!!

  3. Mari L.

    Formo agora em julho e estou em dúvida sobre qual residência tento no final do ano… São tantas opções! Rs
    Mas sempre tive uma “queda” por dermato!!
    Não sei se cabe aqui falar sobre cirurgias dermatológicas, mas se fosse possível seria muito bom!
    Beijão, seu blog é o melhor! Cada dia mais completo!

• Assuntos Relacionados •