Inédito no Brasil, o fotografo Wolfgang Tillmans ganha retrospectiva no MAM – SP.

Trata-se da mesma exposição que foi apresentada na prestigiosa Serpentine Gallery em Londres. A curadoria é assinada por Julia Peyton-Jones, Hans Ulrich Obrist e Sophie O’Brien e em São Paulo também ganha participação de Felipe Chaimovich.

Tillmans nasceu em 1968, na cidade de Remscheid na Alemanha, seu interesse por fotografia começou quando era criança. Em 1990 integrou a escola de arte e design Bournemouth and Poole College of Art and Design no sul da Inglaterra onde aprimorou seus dotes na área.

Wolfgang Tillmans

Durante os anos 90 ganhou fama com seus retratos deliberados da juventude alemã e temas banais do cotidiano, até mesmo feitos em still-lifes. Sua estética foi denominada pela crítica como despojada e realista. O fotógrafo registrou com um olhar único a cena clubber e os grandes festivais de música eletrônica dos anos 90 como a Techno Parade e a Love Parade.

Em 2000, foi o primeiro artista não britânico a ganhar o Turner Prize da Tate Britain (Prêmio Supremo de Arte Contemporanea). Pouco depois, esgotado da banalização de imagens que circulam sem pudor e freneticamente pelas redes sociais, Tillmans se rendeu à abstração, renunciando totalmente a figuração que lhe rendeu fama.

Wolfgang Tillmans, Ostgut freischwimmer, 2004

A técnica atual trabalha com a colisão entre a superfície do negativo fotográfico e os outros objetos, em seguida ele extraí a textura desejada. O resultado é uma bela profusão de cores em várias nuances.

Outra particularidade no trabalho de Tillmans ocorre na maneira de apresentar suas fotografias. Diferente da tradicional moldura ou metacrilato, ele muitas vezes cola as fotografias com durex na parede, prende com clips ou prego, dando mais impacto a imagem propriamente dita do que sua apresentação.

Tillmans é um visionário e sua exposição merece uma visita…. A expo fica em cartaz de 27 de Março à 27 de Maio.

 

Museu de Arte Moderna de São Paulo

Parque do Ibirapuera, portão 3

Tel.: 55 (11) 5085-1300

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Assuntos Relacionados •