“Cravinhos”

9 novembro, 2012

Conforme a solicitação de algumas leitoras, falaremos hoje sobre “cravinhos”.

Na dermatologia os cravos são chamados de comedos e são considerados um estágio inicial da acne, chamada acne comedoniana.

O distúrbio principal é a queratinização do óstio folicular, o que leva à oclusão do folículo e à formação do cravo. Se o cravo inflamar ou infectar pode virar uma espinha. Muitas pessoas tem somente acne comedoniana e permanecem neste estágio sem desenvolver lesões inflamatórias.

Em geral os cravos começam na adolescência, mas podem durar até idade adulta, com períodos de melhora e piora. São fatores de piora: o calor, uso de cremes e filtro solares mais “pesados”. Porém, na maioria das vezes, existe uma predisposição individual de cada pele, de cada paciente. As áreas mais acometidas da face são a fronte e o nariz, a famosa “zona T”.

Os cuidados para este tipo de pele iniciam-se com a higienização adequada através da lavagem do rosto com produtos específicos, sendo duas vezes ao dia suficiente. Sabonetes e cremes esfoliantes podem ajudar, mas devem ser usados duas a três vezes por semana. A limpeza de pele para extração dos comedos é indicada, desde que realizada por profissional habilitado para não deixar marcas.

O tratamento é feito principalmente com ácido retinóico (exemplo: adapaleno, tretinoína, isotretinoína) em diferentes concentrações, em associação ou não com antibióticos, de acordo com o grau das lesões e o tipo de pele. Em geral, tratamentos via oral não são necessários.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

Tags: , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 Comentário:“Cravinhos”

  1. Fabricia Generozo

    amei o tema do post de hj!! bjs

  2. Bruna Pasquali

    Também amei… ultimamente ando com mais cravinhos devido ao calor que vem fazendo!

    • Bru Pacífico

      Os cravinhos estão sempre presentes… Muito ruim, né Bruna?!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  3. camila

    Olá, gostaria de fazer uma pergunta….faco o uso do acido retinoico ( vitanol A) em gel, mas arde muito por causa do alcool da formula…gostaria de saber se posso usar o veículo em creme, ou ele é muito oleoso para peles com cravos??
    Obrigada

    • Dra Camila Seque

      Olá Camila,
      O creme não é mesmo o ideal para a pele com cravos. Existem outras opções de ácido retinóico em gel, que não são alcoolicos. Um deles é o adapaleno, produzido por diversas industrias farmaceuticas.
      Beijos

  4. Camila Bolognesi

    É muito bom alguém que realmente sabe do assuntos nos dar uma explicação.
    amei o post.

  5. Fernanda

    Adorei esse post!!!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  6. Luana

    Adorei !!!

    Estou postando beauty tips e acessorios de Los Angeles,
    Take a look:

    http://www.thegavlaks.com

  7. Yamê Cavalcanti

    Gostei do tema, mas esperava mais do post.. Talvez por que este tema gerou uma expectativa muito maior do que o próprio conteúdo, que é de fato, o que a maioria das pessoas já sabem! :s

    • Bru Pacífico

      Que pena Yamê. Vamos tentar aprofundar mais no assunto em um próximo post.
      Beijos
      Bru

  8. Gabi Figueiredo

    Adorei o post !
    tenho uma duvida .. Leite com arroz cozido resolve mesmo ?
    BEIJOS

  9. Lígia

    Oi Bru, adoro seu blog e adorei o tema. Gostaria que vocês fizessem um post falando sobre pele seca do rosto e produtos bons para hidratar.

    Beijão para todos.

    • Bru Pacífico

      Oi Ligia,
      Vou fazer um post sobre o assunto!
      Adorei que gosto do tema da semana
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  10. Camila

    Adorei o tema pois infelizmente estou em uma guerra constante contra cravinhos ! Sera que voces podem fazer um post sobre cuidados diarios e produtos a serem usados para combater o problema ?! Obrigada Bru, adoro seu blog

  11. Bruna

    Fiz um pelling e senti um efeito muito bom em relação à espinhas, cravos e umas manchinhas que eu tenho no rosto. Mas cerca de um mês depois voltou tudo ao normal. Ouvi falar que se forem feitos constantemente como um tratamento mesmo, os pellings resolvem esses problemas. É verdade, Bru? Beijos

  12. Emily Faria

    Bruna linda é comedão e nao comedo. beijos

  13. Renata

    É recomendado lavar o rosto duas vezes por dia, certo? Mas por exemplo, eu passo maquiagem de manhã, daí depois do almoço durmo (cerca de uma 1hr), mas para dormir devo retirar a make, sim?? Daí a noite (antes de dormir também, rs) também vou lava-lo… o que devo fazer?? Lavar 3 vezes?? Ou dormir a tarde de make?? Beijoss

• Assuntos Relacionados •