O frio chegou e os cuidados com os nossos animais devem ser redobrados. Assim como os humanos, os animais também ficam mais suscetíveis às doenças respiratórias e outras complicações causadas pela baixa temperatura também podem ocorrer.

O primeiro ponto é verificar se os animais estão protegidos da variação do tempo como ventos, chuva e sereno, independente de sua faixa etária. Não economize no uso de roupinhas, cobertores e casinhas para os animais que ficam em ambientes externos.

Os horários de passeio devem ser trocados nesta época do ano, levando o animal para rua nos horários ainda quentes do dia e quando o sol ainda está presente.

A rotina de banhos e tosas também merece algumas modificações. Aumentar o intervalo entre um banho e outro, escolher os dias mais quentes, secando os animais com secadores, e deixá-los com a pelagem mais comprida são atitudes que garantem o bem-estar dos bichos.

Os filhotes até os dois meses de idade não têm capacidade de manter a temperatura corpórea e perdem calor facilmente. Eles conservam o calor corpóreo ficando com a mãe e os irmãos, além de se alimentarem com alta frequência. No caso de filhotes órfãos é importante que sejam mantidos em locais aquecidos e sejam alimentados várias vezes ao dia tomando o cuidado para não queimá-los com o uso inadequado de fontes de calor como lâmpadas e bolsas de água quente.

Já os animais idosos que sofrem com problemas osteoarticulares como artrose, calcificações na coluna e hérnia de disco, tendem a sentir mais dor nos dias frios. Podemos manter-los com roupinhas para prevenirmos o desconforto, mas às vezes é necessário o uso de analgésicos para o controle da dor. É importante lembrar que você nunca deve dar nenhuma medicação ao seu animal sem o conhecimento de um Médico Veterinário.

A baixa temperatura pode mudar o comportamento dos nossos animais. Eles podem dormir e comer mais e, principalmente os gatos, beber menos água. Os felinos bebem pouco líquido pois os rins conseguem concentrar bastante a urina. O problema ocorre quando a ingestão de água diminui muito fazendo com que a urina fique ainda mais concentrada predispondo o animal a problemas urinários e até à obstrução uretral. Fique atento ofertando sempre água fresca em potes limpos espalhados pela casa.

Agora falando da “gripe”, existem vírus e bactérias diferentes que atingem cães e gatos. Nos cachorros ocorre com muita freqüência a Traqueobronquite Infecciosa Canina (popularmente conhecida como gripe canina ou tosse dos canis), doença que causa tosse seca como se o animal estivesse engasgado, espirros, febre, falta de apetite e coriza. Pode ser causada pelos vírus Parainfluenza e Adenovirus tipo 2, e pela bactéria Bordetella bronchiseptica. Pode ocorrer em qualquer época do ano, mas têm incidência maior durante o inverno, principalmente pelo ar mais seco e frio e aglomerações em hotéis e canis devido às viagens de férias.

Nos gatos ocorre com bastante freqüência o que chamamos de Complexo Respiratório Felino. Os gatos afetados podem ter depressão, espirros com secreção nasal, conjuntivite, úlceras na boca, tosse e mais raramente pneumonia. Os agentes mais comumente envolvidos são o Herpesvirus Felino e o Calicivirus. A infecção leve pode ser transitória, o risco maior é em gatos filhotes que param de comer, ficam prostrados e podem até morrer. Um quadro comum é de gatos que melhoram dos sinais, mas ficam com os vírus latentes, guardados para aproveitarem a primeira queda de imunidade e iniciar novamente todo o processo. A grande densidade populacional facilita a transmissão, por isso animais de gatis, hotéis e casas com muitos gatos tem grande probabilidade de adquirir a doença, principalmente quando filhotes.

Existem vacinas para as duas espécies, mas em nenhuma o animal fica totalmente protegido. Por isso, devemos tomar bastante cuidado com aglomerações de animais, principalmente nesta época do ano.

E, apesar de todas essas precauções, temos que lembrar que é um período ótimo para curtir muito o seu animal assistindo um bom filme debaixo das cobertas!!!

Uma ótima semana a todos!

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

37 Comentário:Cuidados com o seu animal no INVERNO

  1. Roberta

    amei!

  2. Nanda

    Ameeeeei! Adoro posts sobre cachorro,
    Beijoos!

  3. Daniela Moreira

    Também adoro posts sobre animais!
    A minha cachorrinha aproveita o frio pra se aninhar junto comigo aqui na cama… hahaha
    Ah, uma gracinha essa foto da Frida com o Whisky! Lindos!
    Beijos!

  4. Vicky

    Ótimo post!

  5. Bia

    Onde moro não preciso me preocupar com inverno de jeito nenhum! kkk Clima quente sempre.

  6. Bru Pacífico

    Ai que delícia Bia!!!! Adoro calor!! Sinto tanto frio que é só esfriar um pouco por aqui que já começo a sofrer hehe..
    Mas é importante lembrar que mesmo no verão e em lugares com climas quentes é importante tomar cuidado com os animais.
    Beijos
    Bru

  7. Bru Pacífico

    Oi Vicky,
    Que bom que gostou!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  8. Bru Pacífico

    Oi Daniela,
    Adorei saber que gosta dos posts sobre nossos peludinhos!
    Que delícia, curta o inverno com ela então!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  9. Bru Pacífico

    Oi Nanda,
    Adorei saber que gostou…
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  10. Bru Pacífico

    Que bom Roberta!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  11. Fernanda

    sua cachorrinha é tãaaao linda.

  12. Rafaela Tavares

    oi bru adorei o post e queria saber se vc poderia postar uma foto de todas as roupinhas da Frida e do Whisky!!
    AMO SEU BLOG 

  13. Fer Ziper

    Ótimas dicas Bruna!!! E sobre essa gripe canina, existe uma vacina especifica então??? Vou até conferir se minhas cachorrinhas já estão prevenidas haha. E queria saber uma coisinha… Os seus cachorrinhos tomam banho de quanto em quanto tempo??? Qual será o ideal? Uma x por semana?

  14. Bru Pacífico

    Oi Fer,
    A Frida que tem pelo longo toma banho uma vez por semana, e o Whisky que tem pelo curto, toma de quinze em quinze dias!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  15. Bru Pacífico

    Oi Rafaela,
    Vou postar os looks da Frida e do Whisky sim!!
    Adorei saber que ama o blog!!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  16. Bru Pacífico

    Obrigada Fernanda!!!
    Beijos
    Bru

  17. Laurence

    Olá Fer, como vai?

    A vacina polivalente (v10) já tem proteção contra 2 vírus e existe também a vacina contra Bordetella Bronchiseptica, uma bactéria que também causa sintomas. Mesmo os animais vacinados podem ter os sinais, mas amenizados.

    Espero ter tirado suas duvidas!

  18. yara

    OIi Bru, adoro seu blog, e adorei as dicas. Gostaria de saber se voce tem dicas sobre como ensinar os caes a fazerem as necessidades no lugar certo, estou com um filhote de York aqui que esta me dando trabalho em aprender hahaha beijos

  19. Bru Pacífico

    Oi Yara,
    É preciso ter paciencia mesmo…
    A dica que eu dou é: sempre que ele fizer no lugar certo, o agrade com um petisco, para mostrar que ele acertou! E toda vez que ele fizer no lugar errado, logo em seguida o leve para o lugar certo. Outra coisa, nunca limpe as necessidades na frente dele quando ele fizer no lugar errado.
    Espero que ajude!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  20. Bruna Rocha

    Lindo seu blog 🙂 adoooreiii ! Ah, tenho uma york.. mas ela tem somente 6meses e já ta toda clarinha: cinza e dourada! E a sua ainda tem preto.. qts anos a Frida tem? Beeijos ;*

  21. Bru Pacífico

    Oi Bruna,
    Sua York deve ser lindaaa!! Acho muito bonito quando fica clarinho assim…
    A Frida é preta com as patas e rosto claros… Ela tem 1 ano e 8 meses!
    Adorei saber que gostou do blog!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  22. adrielle

    ola bruna tudo bom??
    sua cachorrinha é muito linda!! gostaria de saber qual a ração que você dá para ela! 🙂

  23. Leticia

    Oi Bru,
    Td bem? Eu adoro a Frida ela é tão fofa, eu queria saber qual ração você dá para ela para ficar tão lnda
    Beijos!!! eu adoro o seu blog!

  24. Bru Pacífico

    Oi Leticia,
    A Frida está de regime, por isso está comendo a ração Light da Hill’s para cães pequenos. Mas normalmente dou a da Royal Canin feita especialmente para Yorkshire.
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  25. Bru Pacífico

    Oi Adrielle,
    A Frida está de regime, por isso está comendo a ração Light da Hill’s para cães pequenos. Mas normalmente dou a da Royal Canin feita especialmente para Yorkshire.
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  26. Jéssica Alkimim

    Oi Bru, é a primeira vez q visito seu blog.
    Sou viciada em blogs… mas a diferença dos
    outros para o seu é o amor nos animais…
    Tenho dois yorks… Jully e Fred, ambos de
    6 meses. Tenho mto medo dessa epoca do ano,
    pois são animais sensíveis. E embora eles fiquem
    dentro de casa tenho mto medo deles passarem frio.
    Coisas de mãe…rs
    Amei o blog… Bjus

  27. Bru Pacífico

    Oi Jéssica,
    Adorei saber que gostou do blog!!
    Fique tranquila, se eles ficam dentro de casa, basta você colocar um roupinha bem quentinha que eles não vão sentir frio!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  28. nanda

    Adorei!! Eu moro no Rio então não existe muiito inverno, mas vc sabe que meu lulu da pomerânia ficou gripado um dia desses de tanto lamber a nossa cara? ahahahaha

  29. Bru Pacífico

    Fala sério Nanda hehe, tadinho…
    Que bom que gostou do post!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  30. Camila

    Oi Bruna, gostaria muito de parabeniza-la pelo seu blog…todo bom, mas esta parte dos anjinhos de quatro patas é o máximo, que fofa que vc é, bom…. tenho um gato de estimação encontrei ele ainda filhote na rua e é um lindo a paixão da casa ( ele tem um ano agora)….gostaria de saber se vc sabe se os gatos podem tbém usar roupinhas, comprei algumas para ele, mas tenho receio de colocar , acho que ele pode sentir muito calor ou passar mau, vc saberia me responder?!!! Bjs gde e parabéns pelo seu trabalho .

    Camila

  31. Andréia Morais

    Não, gente! Que foto mais liiiinda essa da fridaaaaa!!! Muito legal o post! Vamos deixar nossos bichinhos bem quentinhos!!

  32. Bru Pacífico

    Fofa demais né Andréia, sou supeita para falar hehe!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  33. Bru Pacífico

    Oi Camila,
    Normalmente gato não gosta de usar roupas, os meus três aqui em casa não suportam hehe…
    Eles não se sentem confortáveis igual aos cães.
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  34. Caroline

    Adoro e sempre acompanho teu blog. Lembrei de ti quando descobri essa Empresa que faz roupinhas lindas para Pets:

    http://www.filhocao.com

    http://blogprazeremconhecer.blogspot.com/2012/08/moda-para-pets-filho-cao.html

    Parabéns pelo blog! Beijos

  35. Bru Pacífico

    Adorei que lembrou de mim Caroline!
    Obrigada pelo carinho, viu!
    Beijos
    Bru

  36. Daiane

    Olá, ótimas dicas!! Vou segui-las com certeza..
    E, a foto.. sem comentários.. LINDA!!
    A Frida, é uma fofura.. mas adoro ver o Whisky por aqui mostrando seu charme.. Pois sou apaixonado por Bulldog´s!! O meu é um friorentinho.. adora usar roupas.
    Um beijo.

  37. Viviane

    Gostei muito das dicas. Uma opção simples tb é colocar jornais nas caixinhas onde eles dormem, intercalando com o cobertorzinho. O jornal ajuda a aquecer a cama. As minhas gatinhas não deixa cobrir elas, então essa foi uma opção que me ensinaram.
    Bjão.

• Assuntos Relacionados •