Você já reparou se seu animal de estimação tem mau hálito ou placas de tártaro? Provavelmente sim. Cães e gatos após uma certa idade começam a manifestar este tipo de problema, mesmo porque eles não tem o costume de escovar os dentes diariamente como nós humanos. E este é um problema com o qual temos que nos preocupar? A resposta é sim! A saúde começa pela boca. Uma boca saudável reflete diretamente na saúde geral.

O que costumamos ver com o passar dos anos é o mau hálito e a formação de tártaro. Isso ocorre devido ao acúmulo da placa bacteriana (que com o tempo se calcifica e forma aquelas “capas” amareladas e amarronzadas sobre os dentes). Este processo é chamado de doença periodontal. Além disso, podemos ver ainda gengivite, retração gengival e perda dos dentes. E um dos fatos mais importantes relacionados a esta doença é que essas bactérias podem cair na circulação sanguínea e se instalar em órgãos vitais, como coração e rins.

Infelizmente, a doença periodontal é a doença que mais acomete cães e gatos, atingindo cerca de 85% dos animais com mais de 3 anos de idade.

O tratamento para essa doença deve ser feito sob anestesia geral, e são utilizados instrumentos semelhantes aos que os dentistas humanos usam. Hoje em dia, é possível encontrar veterinários especializados em odontologia.

A melhor forma de prevenir este problema é com a escovação dos dentes. A escovação deve ser iniciada com o animal ainda filhote, com os dentes de leite, e jamais deve ser desconfortável para o pet. Reforços positivos devem ser instituídos antes e depois do procedimento. Nunca se deve usar pastas humanas – procure em pet shops escovas e pastas de dentes próprias para animais.

Para a manutenção da saúde bucal do seu pet também são indicados ração seca, ossinhos próprios, biscoitos abrasivos e brinquedos de borracha mastigáveis.

Não se esqueça de sempre consultar um profissional: somente ele poderá lhe orientar adequadamente sobre qual a melhor conduta a ser tomada para seu animal.

por Dra. Andrea Chemin

G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário:Cuidados com os dentes do seu animal!

  1. Renata

    Qual a idade máxima para fazer o tratamento com anestesia?

    Bjss

  2. Mari L.

    Qual a frequência ideal?

• Assuntos Relacionados •