Com a chegada do inverno, os animais precisam de atenção especial. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, roupinhas e cobertores não são exageros.

cachorro1

Os animais sentem frio e nesta época ficam muito vulneráveis a pegar doenças. Uma série de cuidados deve ser tomada. Listamos 8 dicas importantes:

1. Abrigo
Manter seus animais protegidos do frio é a recomendação mais importante. A temperatura cai drasticamente à noite e, com o vento, a sensação térmica é menor ainda. O ideal é que os animais sejam mantidos dentro de um local fechado, mas se não for possível, é preferível que tenham uma casinha ou canil onde possam se abrigar. Caminhas, colchões e cobertores também são itens essenciais para manter seus animais protegidos.

2. Roupa
Existem várias raças que são bem adaptadas ao frio, como São Bernardo, Husky Siberiano e Chow Chow. Além de terem uma camada de gordura mais reforçada em baixo da pele, elas tem ainda um subpelo mais denso. Entretanto, existem muitas outras raças que não tem essa vantagem no frio. Nestes casos é necessário o uso da roupinha. Mas não devemos fazer uso dela se o animal não gosta. E como percebemos isso? O cachorro muitas vezes fica paralisado, quer morder ou arrancar a roupa. Em cães que tem o pelo um pouco mais longo, o ideal é escolher uma capa, para evitar a formação de nós nas patas e axila. E neste caso, a escovação deve ser mais freqüente, para desfazer os nós.

3. Passeios
É preferível que os passeios sejam no horário mais quente do dia, evitando as noites e os períodos de muito vento.

4. Vacinação
É importante que a vacinação de seu animal esteja sempre em dia. Nesta época, o tempo é mais seco e é comum animais freqüentarem hoteizinhos devido às férias de julho. Dessa forma, a transmissão de doenças infecciosas ocorre mais facilmente. Uma doença comum neste tipo de caso é a traqueobronquite ou tosse dos canis.

5. Cuidados com carrapatos
A aplicação de preventivos contra carrapatos e pulgas deve estar sempre atualizada e ser feita mensalmente. Como nos meses de inverno chove menos, as pastagens e grama ficam mais secas e isso favorece o aumento da população destes parasitas. Além de causarem muita coceira e alergia nos animais, eles também são responsáveis pela transmissão de graves doenças, como a erlichiose.

6. Filhotes
Cuidados com filhotes de até 2 meses devem ser redobrados no frio, pois eles não têm a capacidade de manter sua temperatura corpórea adequadamente. Então, perdem calor muito facilmente e correm grave risco de vida. Para evitar isso, devem ficar em ambientes aquecidos, sem corrente de ar, e com panos e cobertores forrando o local onde permanecem.

7. Idosos
Não só os filhotes necessitam de atenção. É comum que animais idosos sofram de problemas em articulações e na coluna. E, no frio, eles tendem a ter mais dor nestes locais. Mantendo-os em locais aquecidos é possível evitar isso. Caso o seu animal manifeste sinais de piora desses processos (ficando mais prostrado, comendo menos, com muita dificuldade para levantar e se locomover), procure um médico veterinário. Pode ser necessário a administração de algum analgésico.

8. Banho
Neste período, é ideal aumentar o intervalo entre os banhos, utilizar sempre secador, não realizar o banho em locais abertos e manter os cães com a pelagem mais comprida. Evite também o choque de temperatura: mantenha seu cão num local protegido por pelo menos 20 minutos após o uso do secador.

Cuide bem do seu peludo!

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentário:Cuidados com os pets no inverno

  1. Daniela

    Tem que tomar cuidado mesmo. Minha cidade nem faz muito frio e meus cachorros entram embaixo das cobertas do quarto deles. Obs: meus caezinhos não são pequeninos e delicados, sao todos SRD e de médio porte. Bru, onde e como estão Vick, Matilda e Hope….vc não coloca mais fotos e não fala mais deles, fico preocupada! Beeijos!!

  2. viviane

    Os mesmos cuidados no inverno, são para gatos tb?
    Bjão.

  3. Chris Figueiredo

    Bru,
    Adorei o post! Precisamos cuidar dos nossos Peludinhos, dando a eles protecao, conforto e muito carinho!
    Aqui em BH esfriou demais e os meus Sweets estao bem agasalhasados!!!
    Bjo e lambeijokas da Turminha do Canil Sweet Angels!

    Fan Page (Facebook): Canil Sweet Angels

• Assuntos Relacionados •