Quem tem cães em casa sabe a importância que o banho tem – além de deixá-los limpinhos e cheirosos, também auxilia no tratamento de doenças dermatológicas. As principais funções do banho envolvem remover a sujeira acumulada no pelo, facilitar a retirada de pelos mortos e eliminar odores (principalmente em cães com a pelagem mais oleosa).

Primeiramente, a freqüência do banho pode ser semanal e até quinzenal. Isso depende da textura e comprimento do pelo, das atividades do seu cão e do quanto eles se sujam. Animais com pelagem longa requerem mais cuidados e banhos mais freqüentes.

Os banhos podem ser realizados em pet shops ou em casa. Ao optar por levar seu animal ao pet shop, é importante que ele esteja com as vacinas e com a aplicação de medicamentos contra pulgas e carrapatos em dia. Por serem ambientes onde o trânsito de cães é muito grande, apesar da higienização destes locais, a possibilidade de contrair alguma doença também é grande.

Se você preferir dar banho em casa, escolha um local seguro e produtos próprios para animais. O uso de xampus terapêuticos devem ser prescritos por um médico veterinário. Antes de iniciar o banho, para facilitar e conseguir um melhor resultado, escove seu cão e desfaça alguns nós. Deve-se ainda manter a água numa temperatura amena.

Os olhos e os ouvidos merecem cuidados redobrados. Antes do banho, para evitar a entrada de água, deve-se colocar algodão dos ouvidos (mas atenção: não coloque uma pequena quantidade de algodão, pois este pode ser bem difícil de ser removido). Quanto aos olhos, tenha cuidado com a aplicação do xampu e quando for escovar o animal. É comum ocorrer desde pequenas escoriações nos olhos até úlceras de córnea profundas quando não são tomados esses cuidados.

Em dias quentes e dependendo do tipo de pelo, a secagem pode ser feita com uma toalha. Mas, em grande parte dos casos, o uso do secador é necessário. É indicado primeiro retirar o excesso de água com uma toalha para depois utilizar o secador, também numa temperatura amena.

por Dra. Andrea Chemin

1474439_459725657478997_48654867_nSim, essa é a Fridoca tomando banho em casa!

Tags: , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentário:Cuidados na hora do banho de cães

  1. Giu

    As vezes eu mesmo dou o banho na minha peludinha… Na parte da carinha dela eu uso shampoo de bebe, pra não irritar os olhos e o olfato dela… Costumo dar banho dentro do box do banheiro de visita… Ela só não gosta muito do secador….rs

  2. Dieily

    Bru que coisa mais linda essa Frida! Ela parece ser gêmea da minha Zuquinha, só dou banho nela em casa porque ela detesta ir ao pet! Adorei as dicas .. você é uma linda sempre!

  3. Bruna

    Bruna, seus postes são ótimos. Sempre que posso sigo suas dicas. Adorei!!

    Bjos

    OBS: Gostaria tanto que você nos mostrasse e comentasse um pouco do papel de parede que você usa em sua casa. Ou aonde tem pra comprar, porque nunca encontro. São clássicos e dão total elegância e deixa o ambiente onde se é aplicado aconchegante.

  4. Nana

    Que coisinha mais linda! A minha Nina só vai no pet shop pq ninguém consegue pegar a bichinha em casa para jogar água hehehe,
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

  5. Virlene Torres

    Bom dia Bruna!!!Eu tenho um spitz alemão anão ,gostaria que vc me indicasse um shampoo e condicionador q seja adequado para essa raca,tbem sei q vc não é veterinaria,mas vc gosta muito de cachorro e confio no que vc indica.. Gostaria tbem que você mostrasse e comentasse um pouco do papel de parede que você usa em sua casa. Ou aonde tem pra comprar, porque nunca encontro. São clássicos e dão total elegância e deixa o ambiente onde se é aplicado aconchegante.

  6. Ilana

    Olá Bruna, a Frida é uma princesa, muito linda e comportada dá pra ver que até na hora do banho ela fica super quietinha, aqui em casa temos uma beagle, Argolinha de 3 anos. Ela toma banho toda semana, mas só secamos com toalha. O secador é muito barulhento e a bichinha fica com medo. Nossa região Nordeste é muito quente e depois do banho ela termina de se secar no sol.

  7. Maria Aparecida

    Eu morro de medo de levar as minhas para tomar banho em pet shop. Na minha cidade tem 3 pets, e confio apenas em um deles. Mas msm assim só levo lá quando precisa de tosa, caso contrario dou banho em casa msm. Quando levo no pet, sempre revisto ela toda pra ver se noto alguma suspeita de agressão. Beijos, Bru.

  8. Chris Figueiredo

    Bru,

    Sou proprietária do canil Sweet Angels, crio Yorkies a mais de 10 anos e A-M-O de amor maoir esses peludinhos!

    Eu tinha uma coluna em um blog sobre Yorkies, Pequeno grande cao, onde dei varias dicas … Inclusive sobre banho e escovar os dentinhos.
    Segue a link:
    http://pequenograndecao.wordpress.com/2010/09/10/secao-pergunte-ao-criador-como-dar-banho-no-yorkie-em%C2%A0casa/

    Bjo e lambeijocas para Frida!

    Chris
    http://www.canilsweetangels.com

  9. Pamella Oliveira

    Bruna, confesso que é a primeira vez que entro no seu blog. Mas já te sigo a um tempo no instagram. Sou apaixonada pelo que você faz, pois você consegue unir todas as coisas que eu gosto e vai além! Mostra que pessoas bonitas, na moda e que gostam de se cuidar não precisam se limitar a isso. Eu sou estudante de Veterinária e sou completamente louca e apaixonada pela profissão que escolhi. Sou muito envolvida também com resgates de animais em situação de risco, adoção consciente e etc. Tenho ajuda da minha mãe também, que acaba sendo mais louca que eu! Haha enfim, amei seu blog! É muito organizado e você faz ser mais interessante e legal de ler. Não vai sair mais das minhas páginas do Safari! Hehe beijos, parabéns pelos posts, pelo “desabandone” e pelo blog! Beijos, Pamella

  10. maria patricia

    a minha suzy dou banho em casa no box do banheiro,ela fica bem quetinha,so levo no pet qdo estou muito atarefada,ela ja foi 4 vezes no pet,nao gosta muito!

  11. linda França

    Eu tenho medo de dar banho no meu york em casa mais valeu a dica por acaso se ev alguem tiver uma menina pra namorar ele me procure

  12. marcos

    Muito boas as suas dicas obrigado.

  13. Vitória D'Ugo

    Sempre dou banho em casa no meu Beagle e ele gosta muito!
    Mas nunca esqueço dos cuidados básicos né?
    bjs
    http://www.closetinamess.com.br

  14. Clarisse

    Tenho 3 cachorros que ficam fora de casa e tomam banho em casa.E a uma cadelinha que fica dentro de casa, que vai pra petshop quando está muito suja ou com pulgas que o banho de casa não consegue retirar.

    Gente cuidado nas petshops, pois a última vez que a Chica foi ela voltou parecia que estava dopada, ficou apática o dia inteiro. Coisa que não é normal dela que vive pulando e brincando.

• Assuntos Relacionados •