Recebi alguns emails nas últimas semanas de leitoras me perguntando sobre cutículas. Resolvi repetir para vocês um post do Dr. Nuno Osório e da Dra. Camila Seque sobre o assunto:

“Retirar as cutículas ao fazer a unha é um hábito tipicamente brasileiro e pouco frequente em outros locais, como Europa e Estados Unidos. Em nome da beleza e de unhas bem acabadas, retiramos parte da pele que recobre e protege as unhas de infecções, machucados e outras lesões. Esta é a função da cutícula.

Sendo assim, atualmente cresce a tendência de se retirar menor quantidade de cutícula, aumento do uso de cremes redutores ou remodeladores e até pessoas que não querem mais removê-las ao fazer as unhas.

Retirar somente o excesso, sem ferir a borda ou a matriz da unha ao empurrar a cutícula (o que a deformaria) é a melhor opção para quem faz questão de remover a cutícula.

Porém, o mais importante é conhecer bem o local onde você faz as unhas. Como há utilização de material cortante, eventual sangramento, alto fluxo de pessoas, há um risco considerável de transmissão de doenças graves como HIV, hepatite B e C, caso os cuidados não sejam adequados.

Portanto, atenção:

  • Os materiais descartáveis devem ser realmente de uso único e individual, além da utilização de luvas.
  • Todo material metálico deve ser lavado e escovado após o uso e submetido à esterilização em autoclave ou estufa. Somente esses dois equipamentos são eficazes. O “forninho” somente aquece o material e NÃO esteriliza.
  • Uma opção é levar o próprio material (alicate, empurrador, lixa) para ser utilizado.

E essas são as dicas para unhas bem feitas com segurança e saúde acima de tudo.”

Por mais que dizem que o ideal é diminuir a quantidade de cutícula tirada, ou até mesmo não tirar, eu não consigo. Mas sempre tomo muito cuidado ao fazer isso, principalmente com o material utilizado para a remoção!

Já fiz um vídeo para vocês de como fazer as unhas, vale o play:

Quero saber meninas, tiramos as dúvidas de vocês? Gostaram do vídeo?

Tags: , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentário:Cutículas, tirar ou não tirar?

  1. Michelle

    Eu nao tiro mais minhas cutículas deve fazer uns 4 anos, tanto das maos quanto dos pés. No começo realmente e muito difícil, tem que ter paciência, a cutícula vai crescendo ficando feia, mas o segredo e a hidratação. Hidrato todos os dias, e hoje ela e super fininha, nem parece que eu tenho cutícula.

    • Bru Pacífico

      Oi Michelle,
      Queria mesmo tentar diminuir e parar de tirar, mas já tentei e ainda não consegui, hehe!
      Parabéns pela força de vontade!
      Beijos
      Bru

  2. camila

    Otimo video Bru!!!! Adorei!!!!!

  3. Gabi

    Bru,
    sou adepta a não tirar cutículas há quase 3 anos, sou médica e me exponho demais a ambientes com bacterias, sangue etc (mesmo usando luvas e toda proteção, obvio)
    Todo mundo no salão fala q eu sou louca, que não conseguiriam ficar sem tirar a cuticula! Os dois, tres primeiros meses realmente são mais complicados, incomoda, vc fica com a impressão que todos estão vendo aquelas pelinhas hahaha
    Meus produtos essenciais são o hidratante Mavala Nailactan, o óleo fortalecedor em conta-gotas da Granado (uso ao acordar e antes do dormir) e no dia a dia aquela pomada rosinha tambem da Granado. Salvaram minha vida (e as minhas unhas), não tiro NUNCA mais

• Assuntos Relacionados •