Cutículas

15 março, 2013

Retirar as cutículas ao fazer a unha é um hábito tipicamente brasileiro e pouco frequente em outros locais, como Europa e Estados Unidos. Em nome da beleza e de unhas bem acabadas, retiramos parte da pele que recobre e protege as unhas de infecções, machucados e outras lesões. Esta é a função da cutícula.

Sendo assim, atualmente cresce a tendência de se retirar menor quantidade de cutícula, aumento do uso de cremes redutores ou remodeladores e até pessoas que não querem mais removê-las ao fazer as unhas.

Retirar somente o excesso, sem ferir a borda ou a matriz da unha ao empurrar a cutícula (o que a deformaria) é a melhor opção para quem faz questão de remover a cutícula.

Porém, o mais importante é conhecer bem o local onde você faz as unhas. Como há utilização de material cortante, eventual sangramento, alto fluxo de pessoas, há um risco considerável de transmissão de doenças graves como HIV, hepatite B e C, caso os cuidados não sejam adequados.

Portanto, atenção:

  • Os materiais descartáveis devem ser realmente de uso único e individual, além da utilização de luvas.
  • Todo material metálico deve ser lavado e escovado após o uso e submetido à esterilização em autoclave ou estufa. Somente esses dois equipamentos são eficazes. O “forninho” somente aquece o material e NÃO esteriliza.
  • Uma opção é levar o próprio material (alicate, empurrador, lixa) para ser utilizado.

E essas são as dicas para unhas bem feitas com segurança e saúde acima de tudo.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

cuticula

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentário:Cutículas

  1. Fabricia Generozo

    que legal esse assunto por aqui,eu mesmo não tiro a cuticula ,nunca fui de tirar ,e elas são beem fininhas,quando era adolescente como não sabia tirar direito não retirava,e com o passar do tempo vi que realmente não havia necessidade.bjs

  2. Carla Antoni | Um Doce Dia

    Eu não levava os meus materiais, acredita? Até que de tanto ouvir falar nos perigos comecei a levar sempre, até os esmaltes.

    :**

  3. Fe

    Adorei saber sobre o assunto pois fico meio em dúvida se tiro ou não a cutícula!
    E com certeza vou ficar mais atenta onde faço as unhas!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  4. Ana Lia

    Bru, adoro fazer as minhas unhas sozinha. Ferver o alicate também esteriliza?
    Bjs

  5. Dra Camila Seque

    Olá Ana Lia,
    Ferver apenas elimina as bactérias, mas não os vírus, portanto, não esteriliza. Mas se você faz suas unhas e os materiais somente você quem usa, não há problemas. Você pode limpá-los após cada uso com álcool 70o, isso já é suficiente.
    bjos

  6. Margarida

    Em Portugal é muito comum tirar as cutículas, mas de facto ainda há muita gente que não está alerta para os perigos do uso de material não esterelizado. Exacto, o álcool 70% apenas elimina bactérias e esporos de fungos, mas não os vírus. Gostei do blog 🙂

• Assuntos Relacionados •