Os rins são responsáveis por filtrar o sangue excretando, pela urina, toxinas do organismo. Ocorre deterioração dos rins por várias causas e a sua função vai reduzindo. Os rins doentes perdem a capacidade de concentrar a urina (ela fica mais diluída) e começam a reter toxinas.

O animal pode apresentar vômito, diarréia, desidratação, anemia, hipertensão, convulsões e morte. O diagnóstico é feito com exames de urina e sangue. Todos os cães e gatos idosos devem ser avaliados pelo menos uma vez ao ano para controle da função renal.

O tratamento é feito dependendo do grau da doença renal. Inicialmente é preciso trocar a alimentação por uma ração específica. Pode ser necessária a administração de medicações para controle da pressão arterial, hormônios para aumento da produção de células vermelhas para corrigir a anemia e até antibióticos em casos de infecção urinária. Em casos graves o animal deve ser internado para fluidoterapia intravenosa (soro na veia), para tentarmos baixar os níveis das toxinas. Alguns animais podem demorar dias para melhorar e alguns, infelizmente, não sobrevivem.

A hemodiálise não é indicada na maioria dos casos de Doença Renal Crônica. O transplante renal também ainda é muito discutido, existe um problema ético de escolha de doadores, já que o animal não tem a opção de ser ou não um.

A Doença Renal Crônica é muito comum, e os proprietários devem ficar atentos a sinais como emagrecimento, apatia, beber ou urinar em grande quantidade ou diminuição do apetite. O diagnóstico precoce é muito importante!

Espero que tenham gostado!!

por Dr. Laurence von Galen

Tags: , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

44 Comentário:Doença Renal Crônica

  1. Ana Bordim

    Dr. Laurence (ou Bru), vocês podem informar a partir de qual idade podemos considerar um cachorro idoso?

    • Bru Pacífico

      Oi Ana,
      Acho que o Dr. Laurence é a melhor pessoa para te responder!
      Beijos
      Bru

    • Laurence

      Oi Ana, como vai?

      Os cães de raça pequena são considerados idosos a partir de aproximadamente 10 anos de idade. Já os de raça grande vivem menos, com 8 anos já são idosos. Com o avanço da Medicina Veterinária e o cuidado dos proprietários alguns cães pequenos e gatos podem chegar a 18, até 20 anos de idade.

      A avaliação anual dos animais nos auxilia no diagnóstico precoce de doenças aumentando a chance de sucesso no tratamento.

      • Ana Bordim

        Entendi. Eu achava que eles eram idosos lá pelos 12 ou 13 anos. Então já posso considerar o meu lhasa de quase 11 anos um deles!

        Vou prestar mais atenção aos possíveis sintomas dessas doenças da idade.

        Muito obrigada!

  2. Gabi

    Oi Bru, meu labrador já teve duas crises renais agudas mas hoje está melhor! Mesmo assim hoje ele permanece em alimentação com ração a base de carne de ovelha e legumes, pra prevenir outros problemas! Beijos

  3. zely

    Perdí dois queridos animaizinhos com doença renal crônica.Me sinto arrazada até hoje.Fiz tudo que era possível Acho ótima as dicas que você colocou sobre os sintomas.Coloque mais matérias sobre doenças dos animais.Obrigada.

    • Bru Pacífico

      Oi Zely,
      Que triste… É preciso tomar cuidado com esse tipo de doença mesmo…
      Sempre posto sobre doenças em animais!!
      Beijos
      Bru

  4. Marina

    Não quero nem pensar em doenças tristes assim 🙁
    Minha neném mais velha começou a mostrar sintomas…mas a veterinária disse que é porque ela não toma muita água, não sei por qual motivo!!
    Bru, eu adoro seu blog.Acho legal da sua parte saber que nem todas as suas leitoras podem arcar com custos com cabeleireiro e manicure, por exemplo, e dar dicas bem populares e que são ótimas, por sinal.Gosto bastante também do seu gesto de cuidar dos animais, afinal, pelos blogs afora é difícil encontrar uma garota que não esteja apenas preocupada com si mesma e com seu status.
    Você é uma fofa, é diferente e merece muito sucesso.Sou sua fã e fã do blog.Um beijo.

    • Bru Pacífico

      Oi Marina,
      Cuide bem dela, temos que tomar cuidado com esse tipo de doença…
      Que bom que gosta das minhas dicas e que já virou fã do blog!! Adorei!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

    • Lavínia Ferraz

      Olá Marina tudo bem? Me alivia muito, ler o seu comentário. Descobrimos ontem que o meu bebê tem essa doença, mas ainda não recebemos o resultado do exame de sangue, para ver em que nível está. Com quantos anos descobriram a doença no seu ?! Grande beijo e fiquem com Deus !

  5. dani bernardes

    BRU PARA VC QUE AMO DOG OLHA ESSA SUPER DICA NO MEU BLOG: http://danibernardes.com.br/dica-de-pet-shop-super-cool-em-nyc/

    JURO VALE A PENA!

    BEIJINHUS

    SUCESSO DANI BERNARDES

    http://www.danibernardes.com.br

    • Bru Pacífico

      Adorei Dani!! Preciso ir nessa loja!!
      Obrigada pela dica!!
      Beijos
      Bru

  6. Marina

    Bru parabéns pelo seu blog! Aque tem tudo que amamos: inspiração de Lopes, dica de cabelo e maquiagem e cuidados com nossos animais amados!
    Resolvi comentar até pra “tranqüilizar” quem possa estar assustado com essa doença..
    Tenho um cachorro, Luke que tem 11anos e tem essa doença, ele é super saudável e ativo. Ninguém diz que ele se trata de uma doença crônica. A dele, felizmente, nao é das piores e se manifestou quando viajando ele pegou um carrapato infectado e da doença do carapato ele desenvolve a insuficiência renal. Como dito o post ele usa uma ração especifica renal e toma remédio diariamente. Mas ele tem uma vida normal!! É muito ativo até para a idade dele!! Adora brincar, correr… Na nossa casa de praia ele fica louco pelo gramado!rs
    Era isso… Só pra dividir uma BOA experiência referente ao assunto e parabeniza-lá!
    Um Beijaoo, e muito sucesso!!

    • Bru Pacífico

      Oi Marina,
      Também já tive u cachorro com essa doença e ele também teve uma vida muito boa!
      É importante alertar as pessoas, pois as vezes os sintomas passam despercebidos…
      Adorei saber que seu Luke está bem!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  7. Gabriela Zuri

    Que delíííícia os filhotes da fotooo!! rs
    Bru, posso pedir um segundinho do seu tempo?
    Sou finalista do concurso da SEPHORA, fiquei entre os 10 e agora posso ser uma das 3 a ganhar uma viagem à PARIS. Preciso de votos. o link é esse e é super seguro!
    http://www.visaodebeleza.com.br/VoteCandidato.aspx?id=1860
    não leva nem um minutinho! Não precisa nem Ver o vídeo MICOO.
    Obrigada e bjos!!

    • Bru Pacífico

      Oi Gabriela,
      Adorei seu vídeo! Ficou o máximo!! Concordo com você viu!!
      Já votei, depois não esquece de me contar se ganhou hein!?
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  8. Amanda

    Bru, Meu york e minha jackrussell por diversas vezes apresentaram cristais na urina. Como sempre tomamos o cuidado de observar e tratar, eles nunca chegaram a formar cálculo. O Leo está com quase 10 anos e desde pequeno tivemos esse problema com ele. O bichinho é teimoso e não gosta de beber água. Temos que insistir muito, dar água de côco, água gelada etc. Temos que ficar de olho no xixi dele! rs Trocamos a ração por diversas vezes, mas de vez em quando os cristais voltam. Se possível, poderia fazer uma matéria sobre o assunto? Já conversei com outras pessoas que disseram que seus cães apresentam o mesmo problema. Acho q seria de grande ajuda, até pq acho q muitas pessoas não se lembram de “fiscalizar os pipis dos puppinhos”, principalmente qd eles fazem na rua e não tem como ver os tais cristais. Obrigada e bjs!

    • Bru Pacífico

      Oi Amanda,
      É muito importante você ficar sempre de olho… Vou conversar com o Dr. Laurence sobre o assunto!
      Obrigada pela dica!
      Beijos
      Bru

  9. Ana Bordim

    Bru, não tem nada a ver com o assunto, mas…

    Dá uma olhadinha nessa reportagem! Olha que cãozinho mais alegre. Dei boas risadas.

    http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/06/vira-lata-apaixonado-por-agua-e-atracao-em-umuarama-no-parana.html

  10. Priscila Vilas Boas

    Bru … achei super valido seu post !!! Conheci seu blog esta semana e estou adorando !

    Agente tem bichinho e acha q eles nunca vão ficar velhos né !

    Ano passado perdi meu Beagle com 13 anos, ele teve insuficiência renal, foi tudo muito rápido … o que eu achava normal ele beber tanta água já era sinal de algo que algo estava errado.

    Parabéns pelo Blog !!!

    Bjkas

    • Bru Pacífico

      Oi Priscila,
      É preciso ter cuidado mesmo… Estar atento a todos os sinais…
      Obrigada pelo carinho!!
      Beijos
      Bru

  11. Ana Larissa

    Oi Bru! Adoro tudo no seu blog e aaaaaaamo a parte dos animaizinhos que você ajuda! Vi essa matéria super triste aqui sobre um mestiço de pitbull e resolvi te mostrar, quem sabe você não pode ajuda-lo divulgando a sua história no blog? http://veganistas.blogspot.com.br/2012/05/salve-lennox.html
    Bjs!

    • Bru Pacífico

      Oi Ana Larissa,
      Adorei saber que gosta do blog!!!
      Muito triste a história dele… Vou divulgar no face!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  12. Carla Soares

    Perdi o meu Lulu da Pomerânia de 4 meses há 2 semanas…. Ele nasceu com uma displasia renal, teve uma insuficiência renal e não agüentou..dói mt sabe… Depois disso percebi o quanto é importante fazer um check-up neles quando filhotes também… Pelo menos um hemograma, ver função renal, hepática… Talvez se eu tivesse feito isso já teria me preparado psicológicamente que ele seria um anjinho que não viveria por mt tempo e eu já teria tomado os cuidados que ele precisava (ração especial…)

    • Bru Pacífico

      Oi Carla,
      Que pena que ele não resistiu… Não tinha como você saber… Nunca achamos que um filhote está doente né!?
      Meus sentimentos para você!
      Beijos
      Bru

  13. Loriane

    Meu cachorro teve insuficiência renal aguda! Ele não resistiu!! 🙁
    Mas digo que é muito importante o exame de sangue…quando percebi que ele estava estranho levei em uma veterinária que me disse que ele estava com cinomose…sem mesmo fazer qualquer exame, apenas olhou pra ele e disse que era cinomose!! Acredita???

    Só depois que mudei de veterinário, que fizeram um exame de sangue e foi detectada a insuficiência renal…Ele ficou internado, tomando soro, fez até uma transfusão de sangue…mas não resistiu…tadinho!! =/

    • Bru Pacífico

      Nossa Loriane que triste… É sempre importante fazer exames…
      Beijos
      Bru

  14. Diane Reis

    Infelizmente meu gatinho tem esse probleminha renal. Tadinho, sofreu muito..perdeu o pipi ..Sempre esta fazendo xixi com sangue..nossa quando ele tem crises..ve-lo se contorcer de dor me doi mais, ele so pode comer uma racao especifica a Royal Canin pra gatas, infelizmente essa racao e muito cara e nao posso compra-la sempre. Ja faz um tempo que ele tem esse proble, e esta resistindo firme e forte, tadinho… 🙁

    • Bru Pacífico

      Oi Daine,
      Coitado do seu gato… Muito triste ver eles sofrendo…
      Faça o que for preciso para ele ficar bem!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

      • Diane Reis

        Thanks Bru! Pior que eu tenho outra gatinha, uma Angora branquinha..branquinha..parece a Marie …rs E ela esta comecando a apresentar os mesmos sintomas, como xixi com sangue…essa doenca pode ser transmissivel?

        Thanks!
        Diane

        • Bru Pacífico

          Oi Diane,
          Tome cuidado com ela, leva-a ao veterinário.
          Não, não é transmissível!
          Obrigada
          Beijos
          Bru

  15. Thaísa Marques

    Dr., tenho uma frenchie que está com um problema na patinha traseira…. Nao sei explicar exatamente como o veterinário, mas seria algo semelhante a um deslocamento de rotula nos humanos…. Tentaremos um tratamento com remédios e repouso por 30 dias, senão ela terá que operar…. Poderia escrever algo ou dar dicas sobre isso? Ainda mais para conseguir deixar um frenchie em repouso =\ ….
    Obrigada

    • Bru Pacífico

      Oi Thaísa,
      Vou pedir para o Dr. Laurence te ajudar!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

    • Laurence

      Oi Thaísa, como vai?

      vou tentar atender todos os pedidos de assuntos para os posts! Em breve trago algo sobre luxação de patela.

      até mais!

  16. Natally Pierri

    Oii Bru!!!
    To passando por uma situação dessas…
    Meu namorado tem um poodle de 13 anos que apresentou algumas cardiopatias e neste momento apresenta problemas renais.
    Está tomando uma série de remedios, inclusive apresentou anemia e faz tratamento com probióticos, diuréticos, anticonvulsivantes e fórmulas manipuladas. Vai pelo menos 2 vezes por semana ao veterinário, porém a familia não para de dar alimentos de humano pois infelizmente foi acostumado a isso desde sempre. Pensam que fará o cachorrinho sofrer se deixar de dar os alimentos que ele tanto gosta, como carne vermelha, queijo e doce de leite. (mesmo tendo sido proibido pela veterinária). Há 2 semanas ele veio retendo líquido e o abdome está muito inchado. Acabou sendo submetido a punção deste líquido (procedimento que a veterinaria orientou ter divergência entre os profissionais). As vezes ele melhora mas as vezes fica muuito abatido.

    Gostaria de saber se existe algo que podemos fazer (paliativo) para amenizar a dor dele fora o amor que é muuuuuito grande e os remédios. Beijos e Obrigada
    Parabéns pelo post!

    • Bru Pacífico

      Oi Natally,
      Imagino o quanto deve estar sendo difícil cuidar dele…
      Vou perguntar para o Dr. Laurence o que podemos fazer para ajudar ele!
      Beijos
      Bru

  17. francine rosa

    Boa noite recentemente descobri que meu caozinho esta com um problema grave de rim,O veterinario receitou pro rim e que fazer fluido terapia para tentar baixar o nivel das toxinas, Mas ele também esta com uma grave anemia e me falarao que esse tratamento com soro pode fazer com que o sangue dele fique muito ralo e ele pode acabar morendo afogado no prorio sangue,e que o ideal seria uma tranfusao de sangue, mas para agravar a situaçao ele também tem problema de coraçao, é um mestiço de poodle com piquenes.e tem 11anos, Oque devo fazer me ajude por favor, se puder reponda no meu email acima obrigada

  18. THAIRINE

    BOA NOITE! TENHO YORKSHIRE LINDO CHAMADO BOLT ELE TEM 5 MESES É APRESENTOU UM QUADRO DE DISPLASIA RENAL CRONICA GOSTARIA DE SABER QUAL OS CUIDADOS A SE TOMA NESSA SITUAÇÃO? O TEMPO LIMITE DE VIDA DEVIDO OS CUIDADOS? E SE COM ESSA DOENÇA OS RINS PODEM FUNCIONAR NORMALMENTE !???

  19. Cila Moreira

    Oi Bru, fico realmente desesperada com todos os sites. Minha cadelinha é renal crônica e apesar de fazer tudo o que os veterinários oriemtam, inclusive o sôro subcutêneo diário e alimentação renal, a creatinina e a uréia quando diminuem, normalmente é um pontinho. Já não sei o que fazer, ela não tem apetite pra ração, por este motivo dou papinha com ração e legumes que contêm mais água de duas em duas horas, e mesmo assim minha bichinha está emagrecendo. Vivo na internet pra tentar descobrir legumes saudáveis e que possam dar energia a ela e não consigo, porque o legume sempre tem o lado bom e o ruím pra renal. Sinceramente, o que custa os veterinários passarem um cardápio consistente pra renais crônicos além da ração renal que as criaturinhas acham insuportável? Será que eles não entendem que nem sempre podemos recorrer às clínicas por falta de grana? E quando vamos, é tudo muito evasivo, vc sai praticamente com as mesmas dúvidas. As vezes penso em desistir, não aguento ver minha cadelinha
    tão magrinha. Desculpe o desabafo.

  20. elisangela

    Oi dr tenho um gato no grau um de insuficiencia renal a creatinina de 2,6 gostaria muito de saber se preciso fazer fluidoterapia toda semana nele 2 x na semana porq ele fica tao nervoso ele esta comendo bem raçao renal bebendo agua eu to com do dele de toda semana fazer isso

  21. jucilete

    Bom dia !! meu nome e jucilete ,peguei um cachorro de rua com duas semana percebi algum diferente com ele ,levei ao veterinario esta com cancer doença venera foi feita 6 quimeoterapia , depois fiz exame do calazar deu posito estou na luta com o tratamento ja foi começado mas estou gastando muito, estou pedindo ajuda aqui na minha cidade e nao estou conseguindo ele tem que comer raçao especifica para os rins ,esta com anemia esta quase terminando as injeçao do calazar tem que depois tomar as vacinas e usa coleira ser trocar em 3 e3 meses ,estou aflita porque tem 3 de rua tbm. meu telefone e 85- 8824 -14-40

  22. Sônia Amorim

    Bru,

    Boa tarde!

    Minha cachorrinha tinha problema de rins e lendo varias materias e inclusive a sua acho que cometi um erro grave. Dava agua de coco todo dia para ela, achando que ajudava na parte digestiva mas estava complicando os rins dela. Infelizmente ela faleceu há uma semana, está muito dificil de superar…

• Assuntos Relacionados •