Como já recebi um grande número de emails e comentários de pessoas me perguntando o que fazer quando encontrar um animal abandonado, resolvi escrever esse post para vocês!

A primeira coisa a fazer é se aproximar do animal lentamente, deixe que ele sinta que vocês está ali apenas para ajudar. Acolha-o! É preciso ter coragem, ele depende de você, e está precisando de ajuda. Não jogue a responsabilidade na mão de outras pessoas. Se você ligar para alguma ONG ou instituição, provavelmente não vai adiantar. Eles não têm tempo nem espaço, pois também estão ajudando inúmeros outros animais.

A partir do momento que você recolheu um animal, a responsabilidade é sua. Mas não deixe de procurar pessoas que estejam dispostas a te ajudar, como parentes e amigos.

Se for possível, leve-o diretamente para uma clínica, para que um médico veterinário posso avaliar seu estado geral de saúde. Se ele estiver bem, e você puder levá-lo para casa, cuide dele até encontrar um novo lar. Caso seja impossível deixá-lo na sua casa, converse com o veterinário, algum Pet Shop, hotel ou até um amigo para que possam te ajudar com algum espaço.

No primeiro dia em casa o animal já vai se sentir muito mais seguro, mas pode demorar para fazer suas necessidades por estar em um lugar estranho. Um animal abandonado vai estar com fome, ofereça para ele ração, mas cuidado para ele não comer muito rápido ou em grande quantidade, pois pode passar mau. Mostre para ele onde é o lugar dele. Coloque uma caminha ou até mesmo um cobertor para que ele possa dormir em um lugar mais aconchegante do que nas ruas.

É impressionante o carinho e o amor que esses animais sentem por você a partir daquele exato momento, é uma gratidão enorme e eles não cansam de agradecer. Retribua essa atenção. Esses animais estão carentes e precisam muito de carinho.

Para a adoção é preciso que o animal esteja pronto! Vacinado, vermifugado e com os exames em dia. Se possível castrado, pois só assim iremos diminuir o número de animais nas ruas. Hoje, existem muitos multirões de castração que fazem esse procedimento por um custo muito baixo ou até mesmo de graça.

Divulgue a adoção em redes sociais, como facebook e instagram, e se quiser é só mandar um email para contato@brupacifico.com.br que eu ajudo a divulgar!

Boa sorte e não tenham medo de fazer um resgate. É uma atitude muito bonita e os animais agradecem MUITO!

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38 Comentário:Encontrei um animal abandonado. E agora?

  1. suzana

    gostei muito desta materia eu tenho um cachorro que foi pego na rua perdido e agora estou querendo doar para alguem que tenha espaço,porque na minha casa o espaço e pequeno.se puderem me ajudar eu agradeço

  2. Camila Bolognesi

    Oi Bru tudo bem?

    Tenho muita admiração pelo trabalho que faz, é preciso coragem, digo coragem, por que muito dos animais que vemos na rua deveríamos ter essa atitude de salvar,e não temos(digo isso por mim), por que o mundo não vai mudar quem faz ele um pouco melhor somos nós.

    Fiquei muito tocada quando pegou essa cachorrinha pretinha linda, já tenho uma por questão de espaço, não consigo mais de um. Você ficou com ela?

    Um beijo Bru, seu blog é muito bom, leitura diária.

  3. Fer

    Muito lindo o que você faz, Bruna! Aqui, graças a Deus, eu não vejo animais abandonados na rua… mas sempre que estou no Brasil me corta o coração.
    Beijos e parabéns… que Deus sempre te abençoe.

    Dicas de NYC
    http://ferferla.wordpress.com/

  4. Juliana

    Bru, já comentei aqui e repito, admiro muito essa sua atitude! Mais do que ajudar os animais de rua, você está fazendo um trabalho de conscientização, o que é fundamental pra essa causa! Quanto mais pessoas estarem informadas, melhor. Quem sai ganhando são os animais 🙂

    Essa foto sua é linda, dá pra ver no olhar da cachorrinha a gratidão dela! O meu último adotado tá lá em casa há quase 3 anos e ainda tem esse mesmo olhar! Mesmo quando estou triste, tendo um dia difícil, olho pra ele e já fico melhor! Adotar faz um bem enorme pra nós humanos também!

    Beijos!

  5. Lara

    Linda Bru, parabéns pela sua atenção e generosidade… Seu blog ganhou lugar cativo no meu coração e no meu navegador pq, muito mais do que falar (muito bem!) de moda, fala de AMOR! Amor em sentido lato, amor à vida, amor aos seres viventes deste mundo… Parabéns mais uma vez! :**

  6. Katiele Vogel

    Muito lindo isso! Adorei duas cadelas de rua e já ajudei vááários, inclusive estou tratando uma cadelinha que apareceu na minha rua com a pata quebrada! Parabens pela matéria!

    • Bru Pacífico

      Parabéns pela sua iniciativa!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  7. Marina

    Bruna,

    minha cunhada é apaixonada por cachorros e criou um site muito bacana, de cachorros perdidos e encontrados.
    olha só:
    http://www.procurasecachorro.com.br

    beijos

  8. Marina

    Bruna,

    olha esse site que bacana que a minha cunhada fez. Ela é apaixonada por cachorros e criou um site de busca de cachorros achados e perdidos.
    vale a pena conhecer.

    http://www.procurasecachorro.com.br

    Beijos
    Marina

    • Bru Pacífico

      Que máximo Marina!
      Adorei a iniciativa!
      Obrigada pela dica
      Beijos
      Bru

  9. Stela Almeida

    Adorei o post!!!
    E os mutirões são ótimos, eu tenho três cachorros e todos foram castrados de graça! Os veterinários são voluntários então são sempre muito atenciosos. É super rápido a castração!

    E quem puder adotar eu recomendo, nada como o amor de um vira-lata, eles são amorosos, carinhosos, espertos e normalmente, em relação a cuidados e doenças são muito mais fortes do que cachorros de raça! Eles merecem amor tanto quanto!!

    Beijos

    • Bru Pacífico

      Concordo com tudo o que disse Stela!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  10. Fernanda

    Bru, adorei o post pois nos da mais seguranca e coragem na hora de resgatar um animal na rua!
    Parabens pelo trabalho lindo que voce faz!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

    • Bru Pacífico

      Fico feliz de saber que passei essa segurança e coragem para vocês Fe!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  11. Marina

    Acho que falta um pouco mais de humanização nas pessoas, muitas delas não se importam em gastar rios de dinheiro com coisas um tanto quanto superficiais mas utilizam o discurso da falta de condições financeiras para ajudar animais e pessoas.
    🙁

  12. Daniella Mlatisoma

    Oi Bru! Gostaria de saber onde vc comprou a Frida, eu e minha filha estamos apaixonada por ela!?! Bjs

    • Bru Pacífico

      Oi Daniella,
      A Frida é do Canil Breed by Lemos.
      Beijos
      Bru

  13. Kelly

    Bruna,

    Eu sempre vejo os seus posts. Sempre vejo o seu amor pelo os animais. Eu gostaria de te parabenizar. Gostaria de te agradecer, na verdade, por estar sempre cuidando desses anjinhos. Voce e o anjo maior! Parabens!!! Tenho certeza que o seu lugar no ceu, esta garantido. Tens uma carinha de anjo msm. Mas as suas atitudes tambem provam…. Obrigada por existir! Obrigada pelo o trabalho lindo. Obrigada pelo o amor que tens pelo os animais. Obrigada, obrigada.

    Com amor,
    Kelly

    • Bru Pacífico

      Oi Kelly,
      Fico muito feliz de ler uma comentário como o seu!
      Obrigada pelo seu carinho!
      Beijos
      Bru

  14. Ana Carolina

    Bru adorei seu texto! é de pessoas assim como você que o mundo precisa ! Esta de parabéns ! belo trabalho!!! Sempre ajuda aqui na minha cidade, e sei bem o quanto é dificil, mais é tão recompensador quando eles abanam o rapinho em sinal de amor pra gente neh? Fica com Deus ! Beijos

  15. Ana Carolina

    Bru adorei o post ! Você como sempre esta nos surpreendendo! Sei bem como é complicado, ajudo animais abandonados aqui na minha cidade, mais é sempre tão recompensador, quando eles vem com o rabinho abanando em sinal de amor e agradecimento né? Continue sempre assim ! Você esta de parabéns ! é de pessoas assim como você que o mundo necessita urgente! rs
    Fica com Deus !
    Beeijos

    • Bru Pacífico

      Oi Ana Carolina,
      Que bom que gostou do post e fiquei feliz de saber que ajuda os animais aí na sua cidade! Parabéns pela iniciativa.
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  16. Camila Barros

    Adoreiii, ótima dica!!!!

  17. Pingback: Campanha Desabandone | Bruna Pacífico

  18. Pingback: #Desabandone | Vitrine por Manuela Carvalho

  19. Pingback: Campanha Desabandone | Blog Pet Care

  20. Pingback: Eu apoio a campanha desabandone | InyStyle

  21. Pingback: #Desabandone - LasMimas

  22. Pingback: #Desbandone | Fast Fashion Blogs

  23. Pingback: #Desabandone | Garotas de Bossa

  24. Marianna

    Bru,
    Já passei por cães abandonados na rua e não os ajudei por medo. Sempre saí com aquela sensação de angústia por não ajudar um animalzinho que precisa da minha ajuda. Lendo este post eu vi que ajudar pode ser mais fácil do que eu pensava.
    Já garanti minha camiseta da campanha e espero de coração que vocês façam MUITO sucesso!
    Beijos Mari

  25. Débora Lopes

    Oi!
    Nossa, fico muito feliz e orgulhosa quando vejo causas desse tipo!
    Sou totalmente a favor!
    Já resgatei um gatinho, era bem pequeno na época, que estava no lixo, levei para casa e postei no facebook a foto dele para ver se ninguêm podia ficar com ele, arrumei 3 pessoas que queria, mas quem ficou fui eu, rs. Todos da minha casa se apaixonaram por ele, e é INCRÍVEL o amor que os bichos nos dão, no caso desse gatinho, parece que ele sabe bem o que fiz por ele, e é tão carinhoso como nunca vi na minha vida! É muito recompensador e gratificante!
    Outra vez, vi um cão, de noite tbm na rua, coitado ele estava bem, mas em choque, parecia que tinha sido posto para fora de casa e não tinha a menor ideia do que fazer. Graças a outra pessoa que parou para ajuda-lo, conseguimos um homem, que tinha contato com uma petshop que nps fundos tinha lugar para deixa-lo. Levamos ele para lá, no dia seguinte ele tomou banho e já tinha uma fila enorme de gente querendo ficar com ele, graças ao facebook. E graças a deus ele ficou bem, arrumou um lar.

    Minha mãe fica louca comigo, com esse amor que tenho por eles, por não conseguir deixar um na rua, mas o que posso fazer?! A rua não é o ligar deles, eles não merecem não ter um lar, não ter carinho, não ter uma caminha quentinha…

    Parabéns pela atitude!
    Estou entrando na lojinha e comprando blusa pra mim, pro meu namorado e pro meus bichinhos tbm! Que além do gatinho que peguei na rua, ainda tenho outro adotado tbm, e 2 caes!

  26. Pingback: #Desbandone | Sonhos de Crepom

  27. Pingback: #Desbandone | Sonhos de Crepom | Blog de Moda, Beleza, e Comportamento - Por Luisa Accorsi

  28. Daiana Laurindo

    Parabéns por essa ação tão bonita. Resgatamos uma cachorrinha que estava super machucada, com sintomas de sarna negra. Mais com a ajuda e a fé que Deus nos da. Concedemos a ela um lar cheio de muito amor e carinho.

  29. Lívia Mattos

    Prezada Bruna e demais amigos do Desabandone,

    hoje foi encontrado um cão sem coleira, com fome e sede, aparentemente abandonado, aqui no bairro centro do Rio de Janeiro. É um bairro comercial e financeiro, então não há exatamente residências perto, por isso excluímos a chance dele ter ficado preso do lado de fora de casa.

    Gostaria urgentemente de uma dica de um lugar apropriado para deixar o cão para ser tratado e adotado, assim como atua o Desabandone em São Paulo.

    Infelizmente não posso recolhê-lo 🙁

    Aguardo um contato com urgência, por favor!

  30. Rosangela

    Achei um animal abandonado e trouxe para casa. vou adotá-lo.

• Assuntos Relacionados •