Hoje falaremos sobre como ensinar seu cão a fazer as necessidades no local correto. É um treino simples e fácil, mas requer paciência e dedicação.

Vale lembrar que o treino vale tanto para filhotes como para cães adultos.

Materiais e produtos necessários

  • Tapete higiênico ou jornal: se você mora em apartamento, poderá usar tapetes higiênicos (parecem fraldas, porém são retangulares e bastante absorventes, evitando que a urina escorra pelo chão) ou jornal, porém este é menos absorvente. Atualmente no mercado pet há outras opções, como grades e grama sintética. Mas o mais usual continua sendo o jornal e os tapetes higiênicos.
  • Produto enzimático: este é um produto importante na fase de aprendizagem, pois caso o cão erre o local, você deverá usá-lo para retirar o odor. Não confunda o produto enzimático com desinfetantes, álcool ou desodorizadores, pois são coisas diferentes. Estes são suficientes para retirar o odor que os humanos sentem, mas não funciona para o olfato aguçado dos cães. Somente o produto enzimático é capaz de retirar o odor que os cães sentem, pois as enzimas agem diretamente nas moléculas da urina. Há várias opções no mercado, uma delas é o Enzimac.

  • Petiscos: para usar como recompensa.

Local

A primeira etapa é definir o local do banheiro. Este deve ficar no lado oposto de onde o cão dorme e se alimenta. Se o peludo é ainda um filhote, espalhe mais de um banheiro pela casa para evitar que ele erre, pois filhotes não conseguem segurar as necessidades quando a vontade chega. Conforme ele cresce, optará em fazer as necessidades longe do local onde dorme, come e brinca.

Importante também é deixar a caminha, potes e brinquedos o mais próximo possível do local de convivência familiar, como na sala ou cozinha, por exemplo. E o local do banheiro será um local mais isolado da casa, como uma varanda ou área de serviço. Visualize um exemplo na imagem abaixo:

Vamos ao treino!

Supervisão durante a fase de aprendizagem é fundamental para se obter sucesso no treinamento. Fique um período com seu cão e observe os sinais que ele dá quando está com vontade de se aliviar (como por exemplo, cheirar bastante o chão, girar o corpo). Assim que ele der estes sinais, gentilmente leve-o até o banheiro e espere se aliviar.

Se ele fizer no local correto, elogie bastante o seu cão, faça festa e dê um petisco por ter acertado, afinal ele merece um bom agrado! Com isso, ele entenderá que agiu de forma correta e provavelmente repetirá a ação no mesmo local. Esta etapa da recompensa é a mais importante do treino. Infelizmente muitas pessoas focam somente em punição e o peludo não entende o que deve ser feito. É com respeito e carinho que educamos nossos cães. Lembre-se sempre disso!

Atente-se aos horários e supervisione seu peludo neste momento. Os cães tendem a fazer as necessidades de manhã quando acordam e alguns minutos depois que se alimentam ou que brincam. Por isso, não deixe a comida disponível o dia inteiro no pote. Forneça alimentação nos devidos horários e fique de olho após as refeições, pois em breve ele se aliviará. Lembrando que o cão tem que comer pelo menos duas vezes ao dia (jamais uma única vez).

Se não tiver condições de supervisionar seu cachorro, deixe-o em um local neutro (caso ele errar, não haverá problema), fresco e seguro, com os seus acessórios montados como mostra a imagem e um banheiro maior. Aos poucos vá diminuindo o tamanho do banheiro, pois a tendência é ele procurar um local absorvente para se aliviar.

Errou, e agora?

Se você não estava de olho no peludo e ele fez as necessidades em local errado, finja que nada aconteceu. Jamais dê bronca, pois isto só irá amedrontá-lo e seu cão poderá não fazer mais as necessidades na sua frente, o que dificultará muito o treino. Ao ignorar o comportamento, também mostraremos ao peludo que só terá nossa atenção quando fizer as necessidades no local correto.

Aquele antigo hábito que algumas pessoas têm em esfregar o focinho do cão na urina não vale! É a mesma situação de uma criança que está retirando as fraldas. Se ela erra urinando em sua roupa, a mãe bate ou briga com a criança por causa disso? Não. A ideia é a mesma com os cães, tem que voltar a mostrar onde é o local e supervisionar sempre para evitar o erro. Não se esqueça de limpar o local com um produto enzimático, pois este é o único capaz de retirar o odor que os cães conseguem sentir. Se ficar algum cheiro, a tendência é repetir o erro no mesmo local.

Evite limpar as necessidades na frente do cão. Alguns cães aprendem que, ao errar o local do banheiro, têm a atenção de seus tutores e acabam fazendo isso para chamar a sua atenção.

Mais dicas

Atenção com os tapetes! Os cães tendem inicialmente a errar nestes locais, pois são feitos de material absorvente. Recomendo, portanto, retirar os tapetes da casa até o cão aprender a fazer suas necessidades no local correto. Se não puder, lembre-se de supervisioná-lo sempre.

Mantenha o banheiro do peludo sempre limpo, pois o cão não quer pisar em local sujo.

Atente-se ao tamanho do banheiro. Inicie com um banheiro maior e aos poucos poderá diminuí-lo. Mas não se esqueça, quanto menor o banheiro, mais vezes terá que limpá-lo!

Se o seu cão for um macho e já está começando a levantar a perninha e fazendo diversos xixis em pouco tempo, é bem provável que seja marcação urinária e a castração ajudará muito no treinamento.

Bons treinos!

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

74 Comentário:Ensine seu cão a fazer as necessidades no local correto

  1. Giovanna

    Bru, obrigada pelas dicas!!!
    Vou adaptar essas orientações para a grama e ver se consigo!!!
    Bjoss

    • Bru Pacífico

      Que bom que gostou Giovanna!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

    • Fabricio Fontoura

      Tenho 3 cadelas fêmeas: 2 poodle e 1 Yorkshire Terrier. Elas convivem juntas e já estão adultas. O mesmo local de fazer as necessidades pode servir para todas ou separado. Comprei o tapete higiênico: http://www.petix.com.br/produtos_det.asp?cod_produto=273

      Coloquei o tapete higiênico pela primeira vez e fizeram xixi, mas o coco continuam fazendo fora. Pois não tenho tempo de ficar vigiando o dia todo e não tenho pessoas para olhar. Quando cheguei hoje as 16:30 tinha coco fora do tapete higiênico, peguei os cocos e coloquei no tapete. Agi certo em fazer isso pois estão fazendo xixi no tapete higiênico?

  2. Mikaeli

    Oii, ótimas dicas!
    Minha Pug aprendeu a fazer as necessidades no jornal dando petiscos também. E foi super rápido!
    Hoje ela não faz NADA fora do jornal, e as vezes faz apenas gotinhas de xixi, só pra petiscar!

    Beijos

  3. Maria Ignez

    Oi SIlvia, tenho um schnauzer de 4 anos, super inteligente, mas…não consigo que êle faça suas necessidades no local adequado.Qdo era bebê fazia direitinho, mas a casa é grande e acho que êle se perdeu.Sabe de é o lugar, pois levo, faço festa, mas acaba fazendo dentro de casa e isso está um problema sério. A catração é aconselhável? Pode me indicar um lugar confiável e que não seja uma fortuna, conforme tenho visto?
    Obrigada e um bj

    • Silvia Sayuri

      Olá Maria Ignez!
      Castração é recomendável, pois o cão começa a marcar tudo com urina instintivamente. Não significa que após a castração ele vá parar de marcar, pois já virou um hábito, mas com a castração + treinamento é possível melhorar. Se você mora em São Paulo, tem o CCZ que castra gratuitamente e os serviços são muito bons. Primeiro você deve ir até o CCZ para se inscrever (não precisa levar o peludo) e depois vão te indicar a clínica veterinária mais próxima da sua casa. Para maiores informações, segue contato do CCZ: 3397-8900 / 8901.
      AUbraços!

  4. Telma Silveira

    Silvia, adorei e vou testar em uma das minhas cachorras adulta.Obrigada

  5. Samantha Dorabiato

    Rs… eu tenho um filhote de pastor, mas ela já esta bem educadinha, mas no começo cheguei chorar pra diciplinar.

    http://www.srtasam.com.br/

    • Bru Pacífico

      É difícil mesmo, mas uma hora vai hehe…
      Beijos
      Bru

  6. Ana Bordim

    Silvia, será que essas dicas ainda servem para um cãozinho quase idoso?

    • Silvia Sayuri

      Olá Ana!
      Serve para cães de qualquer idade! Um cão adulto às vezes pode ser até mais simples, pois o filhote não consegue segurar a vontade na hora que aperta, já o adulto sim.
      AUbraços!

  7. Bruna Ferreira

    Oie Silvia, tudo bem?
    Tenho algumas dúvidas! Como levar meu animal para o lugar certo quando eu perceber que ele quer urinar? No colo? O meu é uma boxer e já está pesando 16 kgs!
    Outra dúvida, e se o animal urinar no lugar errado na minha frente? Como punir? Dizer um não forte é necessário? Ela já tem 5 meses e até hoje não consegui educá-la.

    Obrigada! Bjs Bruna

    • Silvia Sayuri

      Olá Bruna!
      Pode ser no colo ou fazendo ela caminhar. Como sua cachorrinha já tem um porte médio, você pode levá-la até o banheiro chamando pelo nome e ela vai seguir sua indicação.
      Se ela urinar na sua frente, simplesmente ignore, ela ainda é novinha e está aprendendo. Se você der uma bronca, existe o risco do cão não fazer mais na sua frente e, desta forma, você não terá oportunidade de recompensá-la, o que vai atrapalhar muito o treino. Se o espaço for grande, pense na possibilidade de ter um banheiro mais próximo ou então de vocês ficarem mais próximas do banheiro, pois assim que a vontade apertar, você já consegue levá-la até o local correto. Não esqueça de usar o produto enzimático no local onde ela errou. Quanto mais você conseguir supervisionar e recompensar, mais rápido ela vai aprender, portanto, atente-se aos horários mais prováveis dela urinar: quando acorda, minutos depois após as refeições e após uma sessão de brincadeiras.
      AUbraços!

  8. Luana

    Adorei a dica!!!
    Estou postando beauty tips e acessorios de Beverly Hills,
    Take a look:

    http://www.thegavlaks.com

  9. Fernanda

    Amei a dica! Tenha certeza de que voce ajudou muitos donos de peludinhos!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  10. Bruna

    Bruu, que legal hein!! Adorei o post!! Muito bom ter dicas sobre os nossos pequenos!! Agora falando em dica, você já leu o blog Say Ido?? Me apaixonei, nessa sua fase de noivinha, você também vai adorar!!

    • Bru Pacífico

      Oi Bruna,
      Adorei que gostou da novidade!!
      Conheço e adoro o blog!!
      Obrigada pela dica
      Beijos
      Bru

  11. Roberta

    Bruna, vc é um amorzinho de postar coisas sobre esses animais tão fofos do nosso dia dia.

  12. cris

    Peguei o Toby ja adulto, e ele fazia em todas as partes do apto, tive paciencia ensinei, e ele aprendeu rapidinho… mas agora mudamos estamos em uma casa pequena, e ele voltou a estaca zero. só quer fazer na gleadeira… ai limpo ele fica me olhando e abaixando a cabeça como quem sabe que fez arte..

    Adorei o post, vou recomeçar.

    bjus

    • Silvia Sayuri

      Olá Cris!
      Realmente paciência é fundamental. Você conseguiu educá-lo no apto anterior, vai conseguir em sua nova casa, pode ter certeza. Como vocês se mudaram recentemente, é normal o cão errar ou talvez esteja marcando por sentir algum cheiro de animal que vivia anteriormente lá (neste caso somente um produto enzimático poderá resolver) ou porque ele está se sentindo ainda inseguro por estar num local diferente. É uma questão de adaptação. Volte ao treino e recomece, você vai ver que ele vai progredir e aprender novamente. Atente-se para perceber se ele não está fazendo isso para chamar sua atenção, portanto não dê bronca, finja que nada aconteceu e procure limpar o local sem a presença dele. Bom treino e AUbraços!

  13. Solange Baptista

    Nossa bebezinha é adotada e já tem 4/5 anos, já comprei todos os tapetes e cheirinhos de xixi possíveis e imaginários…nada!!! Será que você tem algum “modus operandi” para nos ajudar?? Obrigada, beijos querida!!!!

    • Silvia Sayuri

      Olá Solange!
      Sua peluda foi adotada há pouco tempo? Me conta mais sobre ela!
      AUbraços!

  14. Grazi

    Olá, essa matéria vem muito a calhar! Tenho uma York de 7 anos, qdo ela chegou, conseguimos educá-lá bem certinho a fazer suas necessidades na grade com jornal. De uns tempos pra cá ela não está mais fazendo, faz ao redor da grade, mas não mais em cima! Não sei mãos o que fazer!

    • Silvia Sayuri

      Olá Grazi!
      Ela não sobe mais na grade? Será que ela não está sentindo algum tipo de desconforto? Recomendo usar um tapete higiênico por baixo da grade. Depois você poderá eliminar a grade e usar só o tapete higiênico. Que tal?
      AUbraços!

  15. Ma

    Vamos ver se minha pqna Cloe aprende rsrs

    Silvia vc faz treinos em residencias? moro em Osasco qnto ficaria cada visita?

    Obrigada

    • Silvia Sayuri

      Olá Ma!
      Infelizmente no momento não estou mais atendendo em residências, pois estou participando de um projeto de treinamento de cães guia. Qualquer dúvida pode me escrever!
      AUbraços!

  16. Vicky

    Muito obrigada pelas dicas!

  17. Marcella Henriques

    Bru! Sou sua leitora.. E acabei de vet. Um chow chow perdido na rua, parei o carro e como ele esta assustado nao veio comigo de jeito nenhum!

    Nao acho nenhum contato! Help me

    Ele esta deitado no estacionamento de um buffet infantil na Av. Queiroz filho 800.

    Vc deve ter
    Algum contato!

    Obrigadaaaaa

    Marcella

    • Bru Pacífico

      Oi Marcella,
      Recebi o seu email também e respondi!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  18. Renata

    Minha amiguinha faleceu difa 28/09 e minha familia está arrasada!
    Tenho um filho de 5 anos e ainda não contamos pra ele.
    Está muito difícil enrolar mais, ele pergunta pela Lili todos os dias e sempre damos uma desculpa.Preciso de um cachorrinho urgente, é claro que substituir a Li não vai ser fácil, mas não sei o que fazer para aliviar a dor dos meus filhos (16 e 14), imagine quando o pequeno souber…
    Me ajudem por favor!!!

    • Bru Pacífico

      Oi Renata,
      Você pensa em adotar algum cachorro?
      Que pena que a sua faleceu, muito triste…
      Beijos
      Bru

  19. silver account

    Quando um cachorro parece estar se escondendo na hora de fazer as necessidades, pode haver duas causas principais. Se ele foi pego e corrigido ao fazer as necessidades no local errado, vai aprender que não pode fazer isso na sua frente, mas sem entender que você não quer que ele faça isso naquele local em circunstância nenhuma. A conclusão é que ele está fazendo o que você quer ao “ir ao banheiro” em particular, mesmo que seja no local errado. Esse tipo de problema geralmente é causado quando corrigimos o cão sem recompensá-lo da maneira adequada quando ele vai ao local certo.

  20. Nádia

    Amei a dica, Bru! Adotei meu peludo sexta feira e já estou educando-o! Mas tenho um pedido: o que fazer com a choradeira que ele arruma de madrugada? Ele chora e grita tanto que tenho que ir buscá-lo para dormir no meu quarto!!! Está ficando mimado demais!!! Me ajuda! Grande beijo!!! Ah, meu filhote é lindo demais, mestiço de maltês e poodle! Thor é o nome dele!!!!

    • Bru Pacífico

      Oi Nádia,
      Que legal que você adotou um cãozinho!!
      Vou pedir para a Silvia fazer um post sobre o assunto.
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  21. Pingback: Primeiras noites em casa | Bruna Pacífico

  22. Pingback: Primeiras noites em casa

  23. Antõnio Augusto

    Estou querendo comprar um cachorrinho pra mim mais tenho medo que ele urine no meu carpete como faço para que ele aprenda rapido?

  24. Veridiana

    Oi Bruna, o meu Pug fazia as necessidades no lugar certo mais de um tempo pra ca ele comecou a fazer em cima da cama, nao sei mais o que eu faço para ele voltar a me obedecer. Obtigada beijos

  25. Marcelo

    Bruna, legal suas dicas. Bem, estou com um probleminha aqui, meu pequeno peludo estava fazendo suas necessidades no tapete higiênico, mas agora tem errado, e feito coco no tapete da sala, no mesmo local. Tenho seguido as dicas, não dou bronca nem limpo na frente dele,. O que você sugere fazer?

  26. daiane

    Oi Pessoal preciso de ajuda estu muito trsite e nem faz ideia do quanto….a minha cocker antes fazia necessidades no lugar certo, mas agora não sei o que há ate no meu quarto esta urinando….ate choro d raiva pq ela deu pra fzer xixi em td e pior ate coco no meu tapete,e piorrr sinto uma raiva q m consome,quero mata-la….ja dei carinho, ja sai poxa mais ate se m ausento no banheiro,quando saio ela ja destruiu td

  27. Agatha

    Olá, tenho duas cachorras e uma delas faz xixi no tapete onde elas dormem, não tenho idéia do que fazer pra que ela pare com esse hábito, toda vez que limpo o tapete e troco ela faz novamente…

  28. kaique

    tenho uma femea pinscher, ela so faz suas necessidades na garagem, vou tentar usar estes métados para readapitala.

  29. Myrtes

    Oi Bruna, tenho uma pinscher mini, 4 anos e meio, veio com 3 meses e muito educadinha, foi fácil, mesmo eu nao sabendo e nao dando petisco, so dava carinho e elogiava, ela comecou facil a fazer as necessidades no local certo. Seu banheirinho era jornal no box do banheiro de servico , o jornal era trocado sempre que sujo e lavado 1 vez por dia.
    Fiquei doente, na cama e a quase 2 anos nao ia à cozinha nem na área de servico, ja que me alimentava na cama.
    Comecei a levantar a um mes, mais ou menos e descobri que ela trocou o banheiro pela cozinha!!!!! E ai descobri que se adaptaram colocando uma bandeja grande com jornal, bem ao lado da mesa, seu lugar escolhido. Soube tbem que ela tomou uns tapas, compraram produtos especificos para atrair e repelir e nao funcionou, O coco faz onde quer, menos no meu quarto.
    O q posso fazer?
    Ajudem-me, por favor!
    Adoro minha companheira e nao sei como resolver o problema. Ainda fico muito na cama, mas qdo levanto e vejo os xixis e cocos, da ate dó, ela sai de perto, abaixada, quase se rastejando.
    Agradeco qquer ajudar que puderem me dar.

  30. maria thereza

    Olá! Adotei um Cocker que foi abandonado pelos antigos donos. Ele deve ter uns 2 anos. Está saudável e ativo. Mas, estou encontrando dificuldade para que ele faça xixi e coco no lugar certo e, para que não chore à noite quando o deixo na lavanderia para dormir (com colchãozinho, brinquedos, água…). Por favor, pode me dar orientação para resolver essas questões? Obrigada…

  31. Angela

    Tenho uma maltes de 5 meses o xixi ela está aprendendo a fazer no lugar certo. As vezes eu a levo, as vezes ela vai sozinha.
    Mas o coco ta muito difícil. Ela teima em só fazer no tapete da sala, q eh um tapete peludo. Limpo com cloro e com desinfetante próprio de animais, mas não adianta. Queria uma dica de como devo fazer.
    #desesperada rs

  32. angela

    Tenho uma maltes de 5 meses , e o xixi ela esta aprendendo agora a fazer no lugar. mas o coco ela teima em fazer no tapete da sala , um tapete peludo. Queria uma dica de como fazer para ela parar de fazer coco no lugar errado. Limpo o tapete com cloro e com desinfetante bactericida da Sanol, mas não adianta.

  33. Rafaella

    Ola, adorei as dicas, tenho uma cachorrinha de 5 meses, ela faz o xixi no tapete sem problemas e na maioria das x cnsigo recompensá-la, mas o coco ela não faz no tapete de jeito nenhum ela roda roda e faz fora, e pior que faz pela casa tambem.
    O que posso fazer?
    obrigada

  34. nicolle

    Ooi, eu tenho uma casal de yorkshire a femea tem 2 anos e o macho tem 1 anos, e tenho uma poodle de 13 anos so que a poodle ela fais as necessidades dela no banheiro ou no tapete de casa. So que os york fazem pela casa todavo comeca a fazer o treino e vamo ver oque vai dar. Obrigada pelas dicas.

  35. naija

    Oii bru tenho uma fêmea labrador de 9 meses gostaria de saber como ensinar ela a fazer as necessidade dela no mesmo lugar e fazer ela para de destruir as plantas.

  36. Arianny

    Oiii ! Tenho um filhote de Samoieda com 2 meses…é macho e só quer fazer suas necessidades em um quarto da casa…as vezes ele faz na área de serviço ..mais nem ssempre! Uso álcool e vinagre pra limpar…mais ele sempre quer fazer nesse quarto…o que fazer ? Pode me ajudar?

  37. Willian

    Bom dia Bru,

    Comprei a uma semana um Pug fêmea de 2 meses e estou seguindo as orientações a cima só não sei qual o petisco correto a dar a ela quando ela fazer as necessidades no tapete higiênico você poderia me indicar algum?

    Obrigado Willian

  38. neuzete macedo

    Obrigada vou ver se minha lady aprende logo

  39. Deidre

    Estou novamente nessa fase!! Quero tanto que ela aprenda suas dicas ajudaram bastante. Bjs!!

  40. kátia

    ólá nossa fofucha fará 3 meses amanhã,estou educando a fazer necessidades no tapete higiênico,está indo bem ,com erros e acertos, mas o cocô não faz nele de jeito nenhum,e não sei como devo proceder agora ,me ajude!obrigada ,bj.

  41. MARINILSA POSSOBON

    GOSTEI MUITO DA MATÉRIA, ME AJUDOU. aGORA MESMO QUE O CAOZINHO FAÇA NO BANHEIRO, EU NÃO POSSO LIMPAR O LOCAL NA FRENTE DELE?? iSSO NÃO FICOU CLARO PARA MIM.

  42. Joseane

    Bru me ajuda
    Meu poodle fez 1 aninho.
    Ja aprendeu a fazer coco e xixi no quintal e até arranha a porta pra sair
    Mas qnd deixo Ele Com minha mãe de manhã pra trabalhar Ele faz xixi na casa dela…. Com a porta do quintal aberta. Por que isso

  43. Mayumi Tamura

    Tenho uma boxer de 2 meses e meio. Ela passa o tempo todo urinando, e urina quando está dormindo, molhando sua cama. Será que é normal? Temos tido muita paciência por sabermos que é um filhote, pois urina e defeca muito fora do sanitário.O cheiro na cachorra é muito desagradável, temos que dar vários banhos para eliminar o odor da urina.

  44. mmika

    Ola boa tarde, to precisando saber como corrigur meu pug, pois ele ta levantando a perna emtudo que e lugar, e ja brigamos e deixamos de cartigo mais não adianta,de uns meses pra ca ele ta fazendo isso, faz coco no meu quarto em cima do sofa, ta uma loucura,oq eu fasso pra resolver essa situação?

  45. alessandra

    oi me ajuda tenho um pug de 6 meses não aguento mais ele fazer xixi em cima da minha cama e no sofá o que eu faço

  46. Andrade Santos

    Olá Bru Pacífico, sou novo no site e estou adorando, eu sou adestrador de cães e sempre estou procurando sites relacionado a esse tipo de conteúdo, vou indicar aos meus clientes, o seu texto é excelente e dicas são ótimas, o caminho é por ai mesmo, só uma dica, é importante que as pessoas Comecem a ensinar seu cachorro assim que ele chegue em casa. Não espere até que ele tenha 3 ou 4 meses, como se acreditava no passado. O instinto natural do cachorro é manter limpos o lugar onde ele come e
    dorme. Vamos usar esse instinto de higiene a nosso favor.

    É muito importante as pessoas Aprenderem Como Adestrar Um Cachorro.

    Vou continuar acompanhando o site

    Abraço.

  47. Giselle

    Isso não resove com meu cachorro nome malhado

  48. Giselle

    Com meu cacho malhado não da certo

  49. Sidneia

    Tenho uma maltes de 3 anos, e moro em apartamento ela não quer fazer a nescecidades dentro do AP só faz se levamos ela para passear e quando está chovendo e dificil.Como faço para ela fazer dentro do AP já tentei no tapetinho mas ela não faz.

    • Camila Avila

      Olá, como vai? Muito boas as dicas. Porém eu gostaria de sabe se você tem alguma orientação sobre: eu tenho uma cadelinha westie 5 anos. Quando ela era filhote fazia suas necessidades no jornal, porém quando ela começou a poder sair na rua parou de fazer em casa. Só percebi isso depois. Agora ele não faz de jeito nenhum. Comecei a levar tapetinho e ensinar na rua. Ela já aprendeu. Eu coloco o tapete e ela faz xixi em cima, às vezes à contragosto e eu dou um petisco e parabenizo ela. Mas em casa, não faz de jeito nenhum. Consegui uma vez, ela de coleira, fazer no tapetinho mas corredor do predio, depois de quase 1 hora tentando. O que eu faço? Obrigada!

    • FAY NA

      A MINHA TEM SETE ANOS E É UMA DALMATA, TENHO O MESMO PROBLEMA , ELA NÃO FAZ DENTRO DO AP SÓ FAZ NA RUA QUERIA MUITO Q ELA FIZESSE DENTRO DE CASA O QUE POSSO FAZER ME AJUDEM.

  50. cris

    Eu literalmente ja perdi a paciencia. Tenho um shitzu de 6anos, sempre fez xixi no tapete higienico mas de umas semanas p ca ele faz no chao e pasmem na frente da fralda. Nao sei mais o que fazer com ele, ja tentamos de tudo e contibua fazendo no lugar errado…ajudemmm!!!

  51. Thaiza

    Minha caçulinha de 9 meses faz as necessidades no sanitário direitinho, mas n sei pq as x acaba fazendo em outro lugar da casa, antes de eu perceber ela fica d cabecinha baixa, e n atende quando eu chamo. Sabe q fez algo errado, mas n sei pq faz isso.

  52. Mônica Pereira

    Pode confiar essas publicações são ótimas.

  53. Judite Gomes Afonso Oliveira

    Fiquei com 2 irmãos malteses de 1 ano e meio, porque iam para o canil e tive pena. Foram criados juntos num pequeno espaço, onde dormiam, comiam e faziam xixi e cocó. Agora comigo tenho os dois em casa, mas com um pequeno quintal. Tenho tentado que façam as necessidades no quintal, mas há noites que ainda continuam a fazer xixi e cocó em casa, mas não todas as noites. Que posso fazer para deixarem de fazer as necessidades em casa?
    Também estavam habituados a comer quando queriam. Agora tenho tentado que eles comam 2 vezes por dia, mas sem resultados.
    Se me puderem ajudar agradeço.
    Os meus cumprimentos

• Assuntos Relacionados •