Muitos confundem a rosácea com a acne, principalmente em mulheres adultas. Sim, ambas acometem a face, manifestam-se como pústulas (espinhas), mas as semelhanças param por ai. A rosácea e a acne são entidades distintas.

A rosácea ocorre com maior frequência em mulheres adultas e os primeiros sintomas são vermelhidão no rosto, especialmente nas bochechas, e vasos finos. Podem ser desencadeados pelo o frio, bebida alcóolica, alimentos quentes (como sopa, chá) e exposição solar. Essas são as principais características da rosácea. A pele fica mais sensível e produtos como ácidos e vitamina C podem irritá-la. Em uma segunda fase, a rosácea manifesta-se com pústulas, lesões que lembram muito as espinhas da acne, além da pele avermelhada ao fundo. É importante a proteção solar e há tratamentos eficazes com cremes e aparelhos, como luz intensa pulsada e lasers.

Na fase mais tardia, que demora muitos anos para acontecer, pode ocorrer um quadro chamado “rinofima”, que é um aumento de volume do nariz por hipertrofia das glândulas da pele. Nesse estágio são necessários tratamentos mais agressivos, como cirurgia.

Portanto, para abordagem da rosácea é importante realizar o diagnóstico correto da condição e do estágio para escolha do melhor tratamento.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentário:Entenda o que é Rosácea

  1. Karol

    Olá!! Muito interessante esse post !! Tenho rosácea e somente uso produtos com propriedades calmantes como aloé Vera entre outros. No meu caso, somente no terceiro medico conseguimos identificar a rosácea… Não é nada legal mas com cuidados diários é possível haver o controle!! Bjos adooooro o blog!!

    • Bru Pacífico

      Oi Karol,
      Que bom que gostou do post…
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Vi Gonçalves

    Bru, minha Mãe tem rosácea.
    Foi diagnostica e tá a ser seguida pelo dermatologista.
    Tem certos alimentos que evita, sol e ambientes abafados nem pensar e usa SEMPRE um creme especifico.
    Eu tô sempre brincando com ela porque parece que tá sempre corada (de vergonha) ahahah
    Óptimo post!
    Beijo tuga

    • Bru Pacífico

      Oi Vi,
      Que bom que sua mãe está sendo medicada e toma cuidado com algumas coisas…
      Espero que ela consiga controlá-la.
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  3. Mari

    Gente!!! Eu tenho e não consegui ainda tratar! Vcs indicam que creme?

    • Bru Pacífico

      Oi Mari,
      é complicado para eles indicarem um creme sem fazer um exame antes em você, porque você não marca uma consulta com a Dra. Camila Seque ou com o Dr. Nuno Osório? O telefone da clínica é: 3849-1888
      Espero que tenha te ajudado!
      Beijos
      Bru

  4. Patrícia

    Oi Bru, fui diagnosticada com rosácea há 2 anos, tenho 26. Tenho achado muito complicado achar um tratamento eficaz, estou no 4o dermatologista. Atualmente faço tratamento com Azelan e antiinflamatório oral. Melhorou bastante, mas as marcas vermelhas raramente se vão, dando a impressão de acne mesmo. Será que você conhece algum dermatologista que seja mais especializado nessa condição crônica?
    Beijo,
    Pati

    • Bru Pacífico

      Oi Patrícia,
      Tenho certeza que o Dr. Nuno Osório ou a Dra. Camila Seque vão poder te ajudar!
      O telefone da clinica deles é: 3849-1888
      Espero que de certo!
      Beijos
      Bru

  5. Juliana

    Muito legal esse post… Tenho 28 anos e já passei por vários dermatologistas, nenhum diagnosticou rosácea, mas me enquadrei nas descrições. Obrigada Bru!!!

  6. ana carolina de almeida

    Fui diagnosticada com rosacea.
    Minhas bochechas ficam vermelhas,e com pontinhos vermelhos.
    Horrivel.Ele me receitou um remedio via oral tricilina,acho que é isso mesmo,ainda não comecei a tomar.

    • Bru Pacífico

      Oi Ana Carolina,
      Espero que esse remédio ajude!
      Boa sorte no seu tratamento!
      Beijos
      Bru

  7. Iole

    Oi Bru. Gostei muito desse post. Fui diagnosticada com rosácea, e logo comecei a fazer uso do Azelan e a tomar o Picnogenol. Melhorou muuuuuito, mas os resultado mais efetivo que tipo foi depois que comecei a fazer o tratamento com luz intensa pulsada. E importante evitar tudo que possa desencadear as crises de vermelhidão e procurar um bom profissional.

  8. flavia

    oi, estou muito triste, agora mesmo fui a padaria e um conhecido (como sempre) falou, nossaaa oque tem no seu rosto… ja fui a varios dermatos e alergistas, o ultimo que fui, me disse que tenho rosacea, e estou tomando tetralysal, mas nao esta melhorando, ele nao pediu exames. pensei que rosacea aparecesse somente em pele branca e seca, sou branca, mas minha pele é bem moreninha, tipo, queimada de sol.., alguem ai pode me ajudar, tenho caroços no couro cabeludo, somente na parte de tras da cabeça, perto da nuca, isso é um sintoma da rosacea, temo que meu problema seja outro, principalmente ´por causa das coceiras no couro cabeludo, heeeeeeeeeeeelllllllllllpppppppppppp…

• Assuntos Relacionados •