Escovando os dentes

13 fevereiro, 2012

É preciso escovar os dentes de nossos animais TODOS os dias, para assim evitar problemas dentários. A acumulação de comida entre os dentes, mais a presença de bactérias na boca, viram uma placa bacteriana, a qual chamamos de tártaro. O tártaro causa mal hálito, gengivite e retração gengival.

O importante é acostumar o animal desde filhote à escovação. Normalmente com 3 meses já é possível começar.

Esse processo é feito em etapas, pois não será de um dia para o outro que seu cão aceitará esse novo hábito. As etapas são as seguintes:

  • Primeira semana: comece massageando os dentes com um pequeno pedaço de gaze enrolado no seu dedo.
  • Segunda semana: faça a mesma coisa, mas já com um pouco de pasta de dente. Atenção: esta pasta deve ser própria para cachorros, pois a humana pode causar problemas gástricos.
  • Terceira semana: introduza a escova de dente com a pasta e escove os dentes por dentro e por fora.

A higiene bucal é muito importante, pois a falta dela pode, ao longo dos anos, causar problemas muito graves à saúde.

Seu cão ficará cheiroso e limpo!

Tags: , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 Comentário:Escovando os dentes

  1. Maria

    Sem comentários Bru. Vc fala parecendo q sua cachorrinha é humana, e tb fala dos dentes como se tivesse falando de um ser humano. Se deixar de escovar os dentes dos cachorros desse problemas de saúde acho q pelo menos 80% dos cães teriam esse tipo de problema.

    • Bruna Pacífico

      Oi Maria,
      Tudo bem?
      Durante os dois anos que estudei Medicina Veterinária, pude perceber como é importante cuidar da higiene bucal e o quanto ela influencia na saúde dos animais. Isso explica a forma de como abordei o assunto!
      Beijos
      Bru

  2. Isabela

    Olá Bruna, td bem?
    Estou querendo uma York fêmea do porte da sua e gostaria de saber qual é?
    Obrigada, beijão

    • Bruna Pacífico

      Oi Isabela,
      Tudo bem?
      O porte da Frida é o pequeno.
      Beijos
      Bru

  3. Camila Bolognesi

    Nossa Bruna fico muito feliz com os cuidados que dá a sua cachorrinha… Muitos cachorros são melhores que gente, que só reclamam, e eles só nos dão amor… Aguardo mais novidades do mundo pet…

    Beijosss

  4. Ana

    bru, acho seu blog sensacional. Falar de beleza é otimo, mas falar de animais é muuuito melhor. Sao eles que nos amam mais do que a si próprios, que sorriem com os olhos e com o rabo, que vivem por nós, e mesmo que nao entendam tudo o que falamos , simplesmente adoram ouvir a nossa voz. Li muitos comentários contraditórios sobre a maneira que voce trata seus pets,e respeito todos. Mas venho te agradecer as maravilhosas dicas e pedir que continue a postar sobre eles, pois acredito que temos sim que dar o maior amor do mundo para essas criaturinhas que sao completamente dependentes de nós,que sentem frio, amor, medo, dor , assim como nós, mas nao sabem falar; só sabem nos encher de amor dia apos dia . Parabéns pelo blog !!!

    • Bruna Pacífico

      Oi Ana,
      Fico muito feliz de saber que gostou do blog e das minhas dicas sobre os animais!
      Obrigada pelo carinho!!
      Beijos
      Bru

  5. Danu

    Eu sempre esconvo os dentes da minha, eh realmente fundamental. Bjs

  6. Danu

    Eu sempre escovo os dentes da minha, eh realmente fundamental. Bjs

  7. Carol M

    Bruu, e se meu cachorro não for mais filhote?? Ainda consigo educa-lo??
    Beijos

    • Bruna Pacífico

      Oi Carol,
      Consegue sim, pode demorar um pouco mais, mas com o tempo ele acostuma!
      Depois me conta como foi!
      Beijos
      Bru

  8. Maria Antonia

    Bru, muita gente acha que eu sou doida, mas além de escovar os dentes, eu passo fio dental no meu cachorro. É super fácil, principalmente porque ele acha que é brincadeira. É só segurar o fio dental com as duas mãos e deixar ele ir mordendo. Depois puxar de um lado pro outro bem de levinho, pra não machucar a gengiva. Eles adooooram!!! Pode até ser excesso de zelo, mas saude nunca é demais.
    Bjoss

    • Bruna Pacífico

      Oi Maria Antonia,
      Adorei a dica! Vou experimentar com a Frida!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  9. Augusta

    Ain essa Frida é lindinha demais gente!
    Bruna eu tenho uma basset daquelas salsichinha de perninhas curtas e orelhão e n sei se é por causa da raça mas ela é MUUUUITO espuleta, n pode ver gente q sai correndo, pulando, está sempre eufórica e agitada. É da raça msm?? É muito difícil dar banho nela porque ela nunca fica quieta, escovar os dentes então.. colocar roupinha, laçinhos tb.. ela tenta tirar. O que eu faço??? Bjus, amo seu blog =)

    • Bruna Pacífico

      Oi Augusta,
      Tudo bem?
      Não conheço sobre a raça, mas acho que deve ser a personalidade do seu cão. Porque você não tenta adestrá-lo?
      A adestradora da Frida é ótima! Ela chama Silvia, o telefone dela é: 9333-2717.
      Espero que ajude.
      Beijos
      Bru

  10. Tamires

    o meu não deixa eu escovar os dentes dele, ele tem 5 meses. vou tentar com a gaze como vc falou, vamos ver se consigo.
    adoro suas dicas sobre os animais.

    beijos

    • Bruna Pacífico

      Oi Tamires,
      Depois que tentar, me conta como foi!
      Espero que dê certo!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  11. Ju Noronha

    Bruuu adorei. eu tenho uma York tb! Alias parece mt a tua.. mais gordinha e pequena! Vou mostrar o post p minha mae!!! bjus

    http://www.versatilidade.com

  12. Luma

    Oi Bru!!!!!
    Adorei as dicas!!! Ganhei um Shih Tzu, o Sheldon, ele tem apenas 2 meses. Já comecei a escovar os dentinhos e minha escova é igual essa da foto (será que é cedo? deveria estar usando a gase?) Ele não gosta muito, tenta fugir. Depois presenteio com um biscoito para cães… Espero que ele acostume!
    Também ficaria feliz em dicas para os cãezinhos fazerem suas necessidades no local correto… isso tem me dado uma trabalheira danada! hehehe
    Ah, vc leva a Frida no salão toda semana ou faz tudo em casa?
    Ai, chega de perguntas agora!
    Parabéns pelo blog…
    Beijos pra vc e para a Frida!

    • Bruna Pacífico

      Oi Luma,
      Por ele ser muito filhote, espere um pouco para introduzir a escova, faça como eu disse, use a gaze por algumas semanas. Assim ele vai se acostumar melhor. Continue presenteando ele com um petisco, é assim mesmo!
      Para os cães se acostumarem a fazer suas necessidades no lugar certo, o ideal é você comprar um atrativo de xixi e pingar algumas vezes por dia no lugar desejado. Todos os atrativos vêm com explicação de como usar o produto. Sempre que você ver ele fazendo xixi no lugar certo, dê um petisco para ele! Pode demorar um pouco, mas com o tempo seu cão vai aprender direitinho!
      Espero que tenha ajudado!
      Beijos
      Bru

  13. Luma

    Obrigada pela resposta Bru, ajudou sim! Vou seguir suas dicas e continuar de olho nos posts da Frida! Beijinhos!

  14. Roberta

    Olá Bruna,
    Achei excelente vc ter abordado o assunto, pois ao se criar este hábito desde pequenos evita que os nossos pequenos peludos tenham que se submeter a anestesia para retirada de tártaro ou outros problemas mais graves.
    Tenho dois galgos italianos e criei o hábito da escovação desde pequenos, além da escovação , conversando com o meu dentista sobre este assunto( uma vês que ele também tem cachorros e escova os dentes deles) me sugeriu que passasse periogard (sem álcool)com uma gaze após a escovação para uma maior proteção
    anti tártaro. Fica a dica.
    Bj
    Roberta

  15. Roberta

    Olá Bruna,
    Achei excelente vc ter abordado o assunto, pois ao se criar este hábito desde pequenos evitamos que os nossos pequenos peludos tenham que se submeter a anestesia para retirada de tártaro ou outros problemas mais graves.
    Tenho dois galgos italianos e criei o hábito da escovação desde pequenos, além da escovação , conversando com o meu dentista sobre este assunto( uma vez que ele também tem cachorros e escova os dentes deles) me sugeriu que passasse periogard (sem álcool)com uma gaze após a escovação para uma maior proteção
    anti tártaro. Fica a dica.
    Bj
    Roberta

    • Bruna Pacífico

      Oi Roberta,
      É super importante escovar os dentes deles sim!
      Adorei a dica!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  16. Hélen

    Oi Bru,

    Sempre pensei que esse negócio de escovar os dentes do cachorro fosse algo não muito necessário, me surpreendi quando li seu post. Bom, tenho um poodle de 11 anos, nunca me preocupei em escovar seus dentes, agora na velhice dele estou mais preocupada em sua saúde, pesquisando na internet vi que com a idade eles iam perdendo os dentes, mas se não me engano isso podia ser evitado, começei a dar ossinhos próprios para dentes para ele, mas mesmo assim te pergunto se deve escovar os dentes dele nessa altura da vida dele? E queria pedir um post sobre ida ao veterinário, queria saber mais da importância disso. Beijinhos!

    • Bru Pacífico

      Oi Hélen,
      Por ele já ser de idade, não sei se adiantaria, mas acho melhor você conversar com o veterinário do seu cão.
      Vou fazer o post para você!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  17. Vanessa

    Olá Bruna,
    Tenho um York macho que é um pestinha!
    É impossivel escovar os dentes dele! Então, só escovamos quando ele vai no pet shop tomar banho (a cada 1 semana/ 15 dias), mas muitas vezes nem eles conseguem!

    Então, eu tentei ligar para a adestradora que você indicou, mas ela não atende o cel. Será que existe outro telefone para eu poder entrar em contato com ela?

    Obrigada,
    Beijos.

    • Bru Pacífico

      Oi Vanessa,
      Que estranho que ela não atendeu.. Será que passei o celular certo? (11) 9333-2717, falei com ela semana passada por esse celular.
      Tenta de novo e qualquer coisa me fala que eu ligo para ela!
      Beijos
      Bru

  18. Ellen

    Poxa Bru, que legal voce falar disso no seu blog. Infelizmente muitas pessoas acham que como é um animal, não precisa escovar os dentes… e isso aconteceu comigo 🙁 Eu tenho um dachshund, que hoje já está perdendo os dentinhos por causa do tártaro, que é irreparável, me sinto muito culpada e arrependida por causa disso.
    Mas mesmo assim, parabéns! E ahhh, eu já tive uma cadelinha chamada Frida, mas era uma cocker muuuuuuuuuuuuuito levada! A sua também é?
    Beijos!

    • Bru Pacífico

      Oi Ellen,
      Também tive uma cachorra que perdeu os dentes por causa de tártaro. Hoje me preocupo muito com isso.
      A Frida é uma fofa, espuletinha, mas bem educada heheh!!
      Obrigada!
      Beijos
      Bru

  19. Dayane Almeida

    Bru, é necessário escovar quantas vezes por dia ?

• Assuntos Relacionados •