As estrias são um incômodo para muitas mulheres. Surgem geralmente na adolescência durante o estirão de crescimento, nos glúteos, coxas e até nas costas. Como o crescimento é intenso nesta época da vida, há uma rápida distensão da pele, que leva à ruptura de fibras elásticas e de colágeno, formando as estrias. Em analogia, o mesmo processo pode acontecer se houver ganho de peso excessivo, após a colocação de prótese de silicone nas mamas e na gravidez. Excepcionalmente, as estrias são desencadeadas por uso crônico de cremes a base de corticoide e substâncias anabolizantes.

Inicialmente as estrias são avermelhadas e violáceas, que são as estrias recentes. Nesta fase, a resposta aos tratamentos e a chance de melhora são maiores. Com o passar dos meses, vão se tornando brancas, portanto antigas e mais difíceis de tratar.

Há inúmeras opções de tratamentos para as estrias, porém não há método com 100% de eficácia e a resposta varia de pessoa para pessoa. Desconfie de resultados milagrosos!

A opção mais simples são cremes com ácido retinóico, que podem ser utilizados em casa diariamente, porém os resultados são discretos.  Outra opção, que deve ser realizada em consultório médico, são os peelings de ácido retinóico, numa concentração bem maior do que os cremes. Após a aplicação a pele fica avermelhada e pode descamar, e são necessárias de 4 a 8 sessões.

Os lasers são outra opção, a princípio com melhores resultados. Eles fazem microlesões que estimulam a pele a produzir mais colágeno, o que reduz a profundidade e largura das estrias. São necessárias de 3 a 5 sessões. A pele fica avermelhada e um pouco inchada por 2 dias e o cuidado com o sol é imprescindível. Em geral, é feita uma área teste para observarmos a resposta da pele com o laser antes de tratarmos toda a área.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

25 Comentário:Falando sobre estrias

  1. Jéssica Carvalho

    Achei esse post fundamental Bru, eu por exemplo era bem mais gordinha e emagreci muito. A minha adolescência foi assim, sem contar que estava em frase de crescimento, sou bem alta.Dai juntando tudo isso surgiu muitas estrias na barriga =/ Eu quase não ficava de biquíni na frente dos outros por causa disso, hoje em dia é normal. Tratamento existe, e fora que isso não é fundamental numa pessoa, mas é muito importante nos cuidarmos. Hoje tenho outro cuidado comigo. Beijos =))

    • Bru Pacífico

      Oi Jéssica,
      Realmente é muito chato isso, mas é preciso se cuidar!
      Isso é muito normal acontecer quando somos mais jovens né?!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Camila Bonegnesi

    Gostei das dicas Dr , mas gostaria de saber se não tem algum creme, ou mesmo uma receita caseira, para evitar o surgimento das estrias. Sei que falou desconfie de resultados milagrosos, seria bom uma dica de como evitar, já que as que estão aqui são muito mais difíceis de remover… ainda mais para as futuras mamães que querem um bb, mas não as estrias,rs.

    Obrigado

    • Bru Pacífico

      Oi Camila,
      Vou ver se ele tem alguma dica para dar tá?!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  3. Carol

    Adorei!!!!!!
    Estou postando looks aqui de Los Angeles e vitrines de Las Vegas:

    http://www.thegavlaks.com

  4. Juliana

    Adorei o post! Sofro MUITO com as estrias, tenho em vários lugares! Porém elas já estão brancas… Queria saber se o Dr. tem alguma opinião sobre um tratamento chamado CARBOXITERAPIA. Algumas amigas minhas já fizeram e obtiveram bons resultados, mas gostaria de saber se funciona também para as estrias brancas (o tratamento com ácido também funciona pra elas?).

    Beijos

    • Bru Pacífico

      Oi Juliana,
      Vou perguntar para eles e te falo tá?!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  5. angelica

    isso não deveria existir hehehe
    beijos

    http://www.tracasebaratas.blogspot.com

  6. Heloisa

    Eu tenho estrias brancas e fiz o tratamento de laser, tive resultados ótimos, mas para ficar bom mesmo é necessário bem mais que 5 sessões e o preço varia de 500 a mil reais a sessão!
    Eu tive que parar o tratamento por causa das férias, sol e praia…
    mas pretendo continuar porque vale muito a pena!!!

    • Bru Pacífico

      Oi Heloisa,
      Que bom saber que está gostando do resultado do laser… Eles são caros mesmo, mas valem a pena né!?
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  7. Celina Mendes Portela

    Oi, gostei das opções, mas fiz sessões de carboxiterapia nas minhas estrias antigas e gostei do resultado! Fica a dica!

  8. BIA

    Me reponda lá pf http://brupacifico.com.br/look-casamento/ bjs

  9. Laura

    Bom, sempre que o assunto é estria rugas já começam a aparecer! Eu tenho estrias desde o meus 12 anos, e fiz de TUDO, tudo mesmo! Gastei muito dinheiro com pellings, carboxiterapia, e demais tentativas que resultaram em NADA, absolutamente NADA! Então, gostaria de alertar as gurias de que, quando o assunto é estria, é díficil, mas é preciso se assumir, pois são mínimos os resultados!

    • Bru Pacífico

      Oi Laura,
      É uma pena saber que para você esses tratamentos não tiveram efeito… Foi o que o Dr. Nuno disse, não existe milagre, né?!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  10. Lilian

    Bru, vc conhece um tratamento feito por fisioterapeutas, em que se utiliza um equipamento chamado STRIAT? Os resultados são muito bons e o custo não é tão alto como os demais. Claro que não é milagre, porém os resultados são bastante interessantes, deixando os clientes muito satisfeitos. Trata-se de micropuntura com utilização de corrente micro galvânica – o que gera um processo inflamatório no locar e decorrente reparo tecidual.
    Vale a pena conhecer, saber mais e, para quem tem as estrias, vale a pena fazer! Principalmente na fase inicial!
    Bjs!!

    • Bru Pacífico

      Oi Lilian,
      Não conheço esse tratamento, mas adorei a dica viu!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  11. Camila

    Adorei as dicas, Bru! Queria aproveitar pra dizer que AMO seu blog, um dos melhores que eu conheço. Você dá muitas dicas, ótimas por sinal, e que outros blogs não dão! Enfim, meus parabéns.
    Beijos e sucessooooo!!

  12. Camila

    Adorei as dicas, Bru! Queria aproveitar pra dizer que AMO seu blog, um dos melhores que eu conheço. Você dá muitas dicas, ótimas por sinal, e que outros blogs não dão! Enfim, meus parabéns.
    Beijos e sucessooooo!!

    • Bru Pacífico

      Oi Camila,
      Fiquei muito feliz de saber que você adora o blog e minhas dicas!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  13. Marcia

    Olá,

    Dia 18/5 fiz a primeira sessão de tratamento a laser Harmony (barriga e braços). Primeiros dias vermelhão, inchado e ai foi melhorando. Porém ando com muito medo das manchas. Estou completando um mes e ainda não zerou. Ainda estou com manchas clareando muitooo lentamente.
    Sou bemmmmm clara, não tomei sol… será quanto tempo mais para zerar? e se não zerar e ficar com essas manchas, além das estrias??

    • Kézia Mateus

      Olá Marcia, terminou de fazer o tratamento a laser Harmony? Teve bons resultados?

• Assuntos Relacionados •