Meninas, como foi o final de semana de vocês? O meu foi ótimo, nesse friozinho aproveitei para organizar algumas coisas no quarto do Antonio com a ajuda da minha mãe e sábado teve Feira de Adoção Desabandone que foi o maior sucesso, doamos 8 animais!!!

Cópia de Image

Vou começar a semana falando sobre um tema super polêmico e que muitas pessoas já me perguntaram a respeito. Vocês sabem que eu tenho duas gatas, a Vida e a Gelatina, que moram na casa dos meus pais. Desde que engravidei continuo convivendo com elas NORMALMENTE e já postei algumas fotos no Instagram que trouxeram essa polêmica para discussão. A dúvida de muitas pessoas é: mulheres grávidas podem conviver com gatos??

IMG_2311

IMG_2784

A resposta é SIM, mas pedi para a Dra. Andrea Chemin, médica veterinária escrever sobre esse assunto para vocês saberem tudo sobre ele e os cuidados que devemos ter quando estamos grávidas:

“Hoje, a pedido de várias leitoras, vamos falar de um assunto muito sério e polêmico: grávidas podem conviver com gatos?

Essa questão existe há muito tempo e está atribuída à toxoplasmose, conhecida popularmente como a “doença do gato”. Então, vou explicar o que acontece nessa doença e também vou mostrar para vocês que existem muitos mitos relacionados a ela, principalmente em relação ao papel do gato.

A toxoplasmose é uma doença transmitida por um protozoário e pode afetar muitas aves e mamíferos. Pode ser extremamente grave em humanos imunossuprimidos (por exemplo: pessoas em tratamento com quimioterapia, HIV positivos, idosos etc.) e pode trazer muitas complicações para a feto quando adquirida durante a gravidez.

Apesar de um grande número de espécies poder ser infectada por este parasita, o felino (doméstico ou não) é o único hospedeiro que elimina o agente no ambiente. Em todos os hospedeiros, o oocisto do parasita ingerido migra para os tecidos e geralmente se instala nos músculos. Somente no gato ele vai para o intestino, onde se reproduz. Assim, os oocistos são eliminados nas fezes. Os gatos contraem essa doença quando comem carne crua infectada ou quando ingerem os oocistos em fezes, água ou em outro alimento contaminado.

Porém, adquirir toxoplasmose de um gato é algo raro. O gato infectado geralmente elimina os oocistos uma vez na vida, e durante 15 dias. Uma vez no ambiente, este oocisto requer de 1 a 5 dias para ficar infectante. E, para o humano se infectar, é preciso que ele manuseie essas fezes contaminadas e leve a mão suja à boca. Portanto, se a caixa higiênica do gato for trocada diariamente, e se o dono tiver cuidados básicos de higiene, os riscos de infecção se reduzem consideravelmente.

A forma mais comum de um humano contrair essa doença é na verdade ingerindo carnes cruas e mal passadas e vegetais mal lavados, e ao usar utensílios de cozinha mal higienizados.

Tendo em vista todas essas informações, é possível prevenir a transmissão dessa doença com alguns cuidados simples:

  • Limpar a caixa de areia do gato diariamente;
  • De preferência, evitar que a grávida faça essa limpeza;
  • Utilizar luvas para fazer essa limpeza, e lavar muito bem as mãos após este procedimento;
  • Não oferecer carnes cruas para os gatos (utilizar somente ração comercial);
  • Ter cuidados de higiene básica;
  • Lavar muito bem com água e sabão as superfícies e utensílios que tiveram contato com carnes cruas;
  • Não comer carnes cruas;
  • Lavar muito bem os vegetais;
  • Beber somente água filtrada ou fervida.

Depois desses esclarecimentos, podemos perceber que a transmissão da toxoplasmose não acontece apenas após o contato com o animal, mesmo quando esse contato é uma mordida ou um arranhão. Portanto, é seguro que uma grávida, tomando as devidas precauções, conviva com gatos.”

Todas as dúvidas foram esclarecidas, né? A Dra. Andrea foi bem clara e seu texto foi muito explicativo. Por isso uma mulher NÃO precisa se desfazer de um gato se ela engravidar, basta ter o mínimo de higiene para não ter problemas!

G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentário:Grávidas podem conviver com gatos?

  1. Me and The City - NYC

    Bru, amei esse post e vou mandar pra minha mãe que não acredita em mim, haha. Eu moro fora do Brasil, tenho dois gatinhos e estou gravida também. Como você, convivo com eles normalmente e já conversei com médicos. Mas memsmo assim, muita gente que não é informada vive me criticando e falando que eu preciso dar os gatos embora, acredita?? Beijos, Fe

  2. Lady Cat

    Achei legal vc tirae essa dúvida

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  3. viviane

    Parabéns Bruna pelo Post. Super esclarecedor.Acho um absurdo alguém se desfazer do seu animal numa situação destas, ou seja ela qual for. Vc informou muito bem os cuidados básicos e tb é muito importante frisar que a Toxoplasmose esta ligada a ingestão dos ocitocistos, e isto pode ocorrer de inúmeras maneiras. Devemos tomar muito cuidado com alimentação em restaurantes. Isso ninguém pensa né? Eu tenho gatos em casa a Charlotte e a Morena e procuro cuidar muito bem da alimentação e higiene delas. Afinal isso é importante para a saúde do animal e para todos em casa.
    Adorei a foto com sua gatinha no colo e com os outros. Vc deu um tapa em muita gente ai. (rsss). É por isso que te admiro tanto
    Bjão, Que Deus sempre te abençoe.

  4. viviane

    Vou publicar agora este Post no meu Face. Vamos divulgar para esclarecer.
    Chega de preconceito contra os gatinhos!!!!

  5. Natália

    Bruna, boa tarde!

    Por mais que se repita essa informação, eu tenho a sensação de que as pessoas preferem não absorve-la. Eu tenho um gato, achado na rua, criado dentro de apartamento, sem acesso a rua, isso há quase 5 anos. A limpeza da caixa de areia dela é feita exclusivamente por mim. Já fiz o exame de Toxoplasmose várias vezes e o resultado é o mesmo: NUNCA tive contato com o vírus da Toxoplasmose. Já o meu noivo, que vem de uma família que não gosta e não tem bichos, possui o vírus há anos.

  6. Renata

    Perfeito Bru!!! Mais ainda sim, tem muitas pessoas que o negócio delas é criticarem. Adorei a matéria!!! bjinhoss!!

  7. Raquel

    Que bom Bruna, pois amo gatos e tinha muita dúvida sobre esse tópico!Muito obrigada!

• Assuntos Relacionados •