Você sabia que cães que usam lacinhos podem desenvolver um tipo de dermatite? Quando lacinhos e elásticos são amarrados de forma muito apertada e/ou por muito tempo, este tipo de problema pode aparecer. A doença se chama alopecia por tração e é caracterizada pela ausência de pelo no topo e na lateral do crânio. Em algumas fases da doença, é possível observar crostas e escamas nesta região.

O exato mecanismo que leva a isso ainda não é muito bem explicado, mas o que se sabe é que a tensão que o pelo sofre pode levar à diminuição do suprimento de sangue no local. Com isso, há menos oxigênio e nutrientes para as células da pele. Inicialmente ocorre uma inflamação e, posteriormente, se o processo persistir, pode ocorrer atrofia dos folículos pilosos. Não há predisposição de idade nem sexo, mas de raça: as mais peludas são as mais acometidas.

Se a inflamação é detectada no início, a perda de pelo pode ser parcial e temporária. Nos casos mais crônicos, a falta de pelo pode ser permanente. Existe tratamento com medicamento, porém, nem sempre é eficaz – depende do grau de acometimento da pele do animal.

Por isso, sempre confira como os lacinhos estão amarrados, para garantir que os mesmos não estejam muito apertados. Além de evitar essa dermatite, você vai garantir conforto para seu animal.

por Andrea Chemin

“A Frida sempre usou lacinho, mas eu tomo muito cuidado. Eu mesma que coloco ou no Pet Shop os meninos que dão banho nela sabem que eu gosto que coloque bem larguinho. Esse na foto da para ver que não está apertado e não causa nenhum problema ou desconforto para a pequena! Uma dica é usar piranhas bem pequenas, que usam em crianças… Elas ficam bem soltinhas e não prendem a ponte de machucar o animal!

Cópia de foto

Tags: , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentário:Lacinhos apertados podem causar problemas!

  1. Samantha

    Aiii acho lacinho tão lindo!!! <3 Mas minhas meninas não gostam (yorkshire e maltês), e eu sempre coloco larguinho pq morro de medo de machucar.. Ainda assim elas ficam desesperadas para tirar e conseguem! Já tentei milhares de vezes! Acho que não acostumaram desde filhotinhas, aí já era. rs
    Piranha pequena tenho certeza que minha maltês engoliria, conheço a peça! hehehe Então nem pensar.
    Aí pra não estressá-las acabo deixando ao natural mesmo, "menininho". hahaha

    Adoro seu blog, Bru!
    Beijos

  2. Camila

    Por isso que eu quando meu baby vai tomar banho eu mando não colocarem lacinhos, a menos que sejam aqueles colados… e se colocam assim que ela chega em casa eu já corto….

  3. Juliana

    Oi Bruna, tudo bem? Venho aqui dividir com você minha recente e traumatizante experiência ! Tenho uma shitzu se chama Kika e como você deve saber eles tem os olhos grandes e meo saltados. Ela usava os lacinhos muito “puxado” e ela vivia coçando! E de coçar ela machucou o olho esquerdo! A lesão foi profunda e grave! Ela teve que fazer uma cirurgia de urgência para não perder o olho esquerdo! Levei um susto, fiquei sem chão !!! Mas graças a Deus e São Francisco deu tudo certo e ela se recupera em casa!! O que aprendi: daqui para frente sou eu que vou fazer as chiquinhas nela e bem folgadinha! Obs: essa cirurgia ocorreu ontem segunda dia 21 de julho. Beijos

• Assuntos Relacionados •