A resposta é NÃO!

Essa é uma dúvida que muitos proprietários de animais de estimação tem, principalmente nesta época de epidemia de dengue que estamos vivendo.

Apesar do mosquito transmissor do vírus da dengue, chamado Aedes aegypti, conseguir picar outros animais, ele só é capaz de transmitir a doença para humanos. O homem é o único reservatório vertebrado do vírus. Por conta disso, seu cachorro ou gato não terão essa doença se forem picados por este mosquito. De acordo com um estudo de 2001 de autoria da Dra. Harrington e sua equipe, publicado no Journal of Medical Entomology, uma das possíveis razões para isso é que o sangue humano tem uma determinada concentração de uma proteína (isoleucina) que o mosquito utiliza para sintetizar suas reservas energéticas e se reproduzir. Dessa forma, o mosquito acaba preferindo se alimentar de sangue humano, transmitindo a doença.

É importante lembrar que apesar dos cães não fazerem parte do ciclo da dengue, eles fazem parte de ciclos de outras doenças gravíssimas transmitidas por mosquitos, entre eles a leishmaniose e a dirofilariose.

Para proteger seus cães dessas doenças é importante fazer uso de produtos específicos que afastem os mosquitos e, no caso da dirofilariose, utilizar um medicamento preventivo. Na dúvida, peça ajuda ao seu médico veterinário.

por Dra. Andrea Chemin

Cachorro pode ter dengue?

Tags: , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentário:Meu cachorro pode pegar dengue?

  1. Thuany B.

    Que vergonha, nunca tinha pensado nisso! Adorei o post!

  2. Pingback: Meu cachorro pode pegar dengue? | Arte e Turismo

  3. Gisele Nieves

    Olá Bru me ajude!
    hoje encontrei uma larva no recipiente de água do meu ”Thor” meu cachorro, um yorkshire, mediante ao susto corri para lavar o potinho dele com cloro, tenho costume apenas de jogar a água fora, notei que hoje ele passou a vomitar, pelo que pude ler eles não pegam, mas fica doente por algum motivo?

    Li em outro site que eles pegam sim a doença!

    Sobre a dirofilariose

    A dirofilariose é uma doença parasitária cardiopulmonar fatal para os cães e gatos. É causada pelo Dirofilaria immitis, um parasita que se aloja no coração e artérias pulmonares de animais picados por mosquitos transmissores, especialmente os do gênero Culex sp. O vetor, que funciona como hospedeiro intermediário, adquire as microfilárias (forma larval da Dirofilaria immitis) ao picar um animal infectado. As formas infectantes do verme que o mosquito transporta e transmite ao cão podem levar até 6 meses para se desenvolverem em larvas adultas. O cão pode conviver com o verme durante anos sem apresentar qualquer sinal de doença. Por se alojarem no coração e grandes vasos sanguíneos (daí o nome popular popular “verme do coração”), a dirofilária causa obstrução à passagem do sangue. O animal passa, então, a ter vários problemas como enfraquecimento do músculo cardíaco, dificuldade para respirar, tosse, cansaço, falta de ânimo, entre outros. Porém, quando esses sintomas aparecem, a parasitose já está avançada.

    Retirei isso do site: http://www.netpetropolis.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=2811#.VQiLzdLF_1g

    Por favor me ajude estou desesperada aqui!

  4. Jabuqueline

    Oi ,obgrigado por esclrareer minha duvida bruna #sualinda.

    Jabuqueline

• Assuntos Relacionados •