Essa é uma queixa muito comum dos proprietários na época de inverno. Muitos dizem que reforçam os cobertores e sempre colocam roupinhas nos seus pets, mas, mesmo assim, notam que eles continuam com tremores. Um outro sinal observado é muita sonolência.

Um dos motivos para esses sintomas pode ser dor. Geralmente, cães adultos e idosos perdem massa muscular e sofrem de artrose (degeneração das articulações) e problemas de coluna. E, assim como acontece com muitas pessoas, o clima mais frio pode levar à piora da dor decorrente desses processos.

A sonolência observada pode ser normal, mas também pode ser decorrente desse quadro de dor. Muitos cães preferem ficar deitados, em repouso, e evitar atividades para não sentirem dores.

Para minimizar as chances disso acontecer, é importante reservar um local para seu pet longe de correntes de vento, com uma cama quentinha, cobertores e roupinha, principalmente para aqueles animais que ficam em quintais e não dentro de casa. Vale lembrar ainda que cães de raças grandes e gigantes requerem mais atenção pois envelhecem mais rápido: a partir de 5 anos de vida já podem começar a ter dores articulares.

Além dessas medidas, não deixe de sempre observar seu animal, principalmente como está sua disposição e locomoção (se manca de alguma pata, se tem muita dificuldade para deitar e levantar).

Caso você note alguma dessas alterações, é importante receber a orientação do seu veterinário para a realização de exames e tratamento.

por Dra Andrea Chemin

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Meu cão treme muito no inverno – é só frio?

  1. viviane

    Bruna. Vc leu os meus pensamentos!!!! O Bethoven esta tremendo muito nestes ultimos dias. Ai fiquei em duvida se era só frio. Estou com medo até de pneumonia. A Veterinária estara indo hj em casa para examina-lo. Muito obrigada pelas dicas. bjão.

• Assuntos Relacionados •