Na Estrada

2 junho, 2012

Quem é que nunca pensou em largar tudo, pegar uma mala, se enfiar em um carro estrada a fora e sair por ai sem rumo?

Em 1956, o estudante de literatura Jack Kerouac, logo após a morte de seu pai escreveu o romance autobiográfico “Na Estrada”. A obra que passou para a posteridade e influenciou toda a geração americana dos anos 50 – assolada pela segunda guerra mundial e a grande depressão -, foi um projeto mal sucedido nas mãos de cineastas como Francis Ford Coppola, Gus Van Sant e Jean Luc Godard. Décadas depois, a audaciosa proeza é um feito de Water Salles (Central do Brasil de Diarios de Motocicleta) em adaptar o emblemático romance beatnik.

Trata-se da história de uma amizade, ora confundida com um laço fraternal, entre Sal Paradise e Dean Moriarty no romance (Jack Kerouak e Neal Cassady na vida real) brilhantemente interpretados por Sam Riley e Garret Hedlund. A trama se desenrola em torno do intenso protagonista Dean Moriarty e seu desapego material, sua fome por experiências plenas e sua sede sexual exacerbada. O escritor Sal é seduzido pelo desprendimento e liberdade de Dean logo que os dois se conhecem, tornando-se inseparáveis na saga de atravessar os Estados Unidos sobre quatro rodas.

O elenco feminino é completado pelas belas Marylou (Kristen Stewart) e Camille (Kirsten Dunst). Sendo a primeira, companheira de viagem de Sal e Dean, e a segunda sua esposa.

Apesar de ter sido um dos concorrentes à Palma de Ouro no recém terminado Festival de Cannes 2012, o filme não teve a tão esperada recepção. A maioria dos críticos insistiu no ponto de que o filme não toca no imaginário como fez o livro lançado há mais de 50 anos.

A fotografia no entanto, a bem embalada trilha sonora de jazz e um elenco de primeira contribuem para a beleza e poesia do longa.

Vale assistir e tirar as suas próprias conclusões sobre o ídolo de uma geração inteira e  sua fascinante história entre caçambas, quartos de motel e garrafas de whisky quente…

Tags: , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentário:Na Estrada

  1. Beatriz

    Adorei a dica, Bru!! O filme realmente parece ser muito bom!

    • Bru Pacífico

      Oi Beatriz,
      Também gostei, quero assistir!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Talita Pires

    Adorei.. Quero assistir-lo logo .
    Beijos
    Obrigada

    • Bru Pacífico

      Oi Talita,
      Depois me conta o que achou!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  3. Amanda Saldanha

    ótima dica!!!

    em uma viagem a Brasília ganhei esse livro do meu pai, pelo título, que se ecaixa muito bem comigo “on the road”, que é o que baseia minha vida, meu pai me deu de presente com a seguinte dedicatória: “filha, espero que um dia você encontre suas raízes, cuidado com o livro, a história é muito louca, e a escrita é em muita vezes, de difícil compreensão, viaje com o livro, assim como você viaja pelos cantos do mundo.” confesso que dei risada ao ler isso… mas ao ler o livro compreendo as críticas. nos anos 50 essa história ficou no imaginário das pessoas por parecer algo pouco provável, hoje sabemos que pegar a estrada é muito mais fácil, a liberdade é maior para nós, jovens, hoje em dia. estou ansiosa para assistir o filme!

    • Bru Pacífico

      Oi Amanda,
      Adorei saber que tem livro…
      Depois me conte o que achou do filme!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

• Assuntos Relacionados •