Uma condição muito frequente entre jovens e adultos é a dermatite seborreica, mais conhecida como caspa.

A dermatite seborreica é uma afecção crônica que pode surgir na infância, mas é mais frequente na vida adulta e pode piorar na adolescência. Acomete principalmente o couro cabeludo (muitos chamam de caspa), mas também a face. No couro cabeludo, manifesta-se com eritema (vermelhidão) e descamação, e pode ou não coçar. O desconforto maior é causado pela coceira e descamação. Na face manifesta-se também com vermelhidão e descamação, caracteristicamente nas seguintes áreas: sobrancelhas, canto do nariz e atrás das orelhas. Os fatores desencadeantes principais são o estresse e o frio. A presença de alguns fungos, que habitam a pele normalmente, pode também estar associada à dermatite seborreica.

Há diferentes graus de dermatite seborreica, pessoas com quadros mais severos e resistentes e outras com quadros brandos e de fácil controle. Porém, por se tratar de uma condição crônica, as lesões podem sempre voltar em todos os casos, mesmo após controle adequado.

O tratamento é feito com medicações em cremes e shampoos. Usualmente, nas crises recomenda-se medicamentos contendo corticoesteróides ou imunomoduladores, que devem ser usados somente sob prescrição médica e por curto período, pois podem ter efeitos colaterais. Passadas as crises, o ideal é o uso permanente de alguns produtos para controle da dermatite seborreica, que em geral, evitam as recidivas. São shampoos que, em sua maioria, contém medicação antifúngica e são específicos para tal cuidado. Podem ser usados 3 vezes por semana, alternando com o shampoo de uso habitual.

Há algumas doenças da pele e do couro cabeludo que se parecem muito com a dermatite seborreica, por isso é importante consultar um especialista para confirmação do diagnóstico.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Segue

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 Comentário:O que é a caspa e como controlá-la

  1. Lana

    Você pode indicar quais shampoos usar? E quais produtos utilizar, caso apareça na face?
    Adoro seu blog.

    • Bru Pacífico

      Oi Lana,
      Vou perguntar para a Dra. Camila e te falo tá?
      Beijos
      Bru

    • Bru Pacífico

      Oi Lana,
      Aqui está a resposta da Dra. Camila
      “Os shampoos para o controle da dermatite seborreica geralmente contém um antifúngico e, às vezes, ácido salicílico para auxiliar na descamação. Há produtos prontos que podem ser encontrados nas farmácias. Para a face, utiliza-se cremes com corticoide de baixa potência ou imunomoduladores, sempre por curto período de tempo.”
      Espero que tenha ajudado.
      Beijos
      Bru

  2. Lu Freitas

    Aquelas pílulas específicas para tratar a caspa via oral (Inneóv Sensicap, por exemplo) são eficazes?

    • Bru Pacífico

      Oi Lu,
      Vou perguntar para a Dra. Camila Seque e te aviso tá?
      Beijos
      Bru

    • Bru Pacífico

      Oi Lu,
      Aqui está a resposta da Dra. Camila:
      “Essas cápsulas ajudam no controle da dermatite seborreica e podem evitar os períodos de piora. Porém, o seu uso isolado não é suficiente como único tratamento.”
      Espero que ajude!
      Beijos
      Bru

  3. Ray Balatta

    Comprei um shampoo anti-caspa chamada club-x tem corticóide na composição até hoje foi o melhor resultado precisa de receita tarja vermelha usar durante 4 semanas, pergunte a opinião da Dra Camila
    Bjs

    • Bru Pacífico

      Oi Ray,
      Vou perguntar para ela e te falo tá?
      Beijos
      Bru

  4. Ray Balatta

    Comprei um shampoo chamado club-x tem corticóide na composição com receita médica targa vermelha,pergunte pra Dra Camila a eficácia um Bja

• Assuntos Relacionados •