O que é Urticária?

Coincidentemente ou não, nas últimas semanas atendi vários pacientes com urticária. Por ser uma doença de pele bastante frequente, acho relevante comentarmos aqui.

Estima-se que 15 a 20% da população tenha um episódio de urticária durante a vida e que 50% tenha um novo episódio após o diagnóstico. Portanto, é uma condição muito frequente. E como reconhecê-la? Na urticária há surgimento de lesões vermelhas e inchadas (alguns chamam de “vergões”) na pele, que coçam bastante, e suas principais características são: ser temporária (dura apenas algumas horas), melhorar sem deixar cicatrizes e ser migratória (aparecem em diferentes locais do corpo a cada episódio). Um quadro mais severo é o angioedema, em que há inchaço dos lábios e olhos, e pode culminar em edema de glote, causando dificuldades respiratórias. Neste caso, é necessário atendimento médico emergencial.

A grande dúvida é em relação a causa da urticária. Não há um exame, um teste que determine a sua causa. A melhor forma de descobrir é através da observação no dia-a-dia e de uma conversa bem detalhada com um especialista. E ainda assim, a causa permanece desconhecida em uma parcela considerável dos pacientes. Os fatores desencadeantes mais frequentes são: alimentos (frutos do mar, corantes amarelos), medicamentos (aspirina, alguns anti-hipertensivos), infecções, estresse e fatores físicos (pressão, atrito, calor, frio).

O tratamento é realizado através do controle dos fatores desencadeantes, quando identificados, e de medicações anti-alérgicas. Muitas vezes um tratamento prolongado é necessário para o controle das crises e prevenção de novos episódios.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

28 Comments

  1. Aline

    Excelente texto! Sucinto e completo! Conheço várias pessoas que sofrem de urticária! Matéria relevante.

    • Fico feliz de saber que gostou Aline!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Ma

    Doutores,
    acho que peguei escabiose da minha cachorrinha. já fui em 2 dermatologistas mas só me passaram uma pomada Trok N, dps fui no pronto socorro tbm e me passou uma unica dose de 1 comprimido de ivermec. Mas nada adiantou ate agora, já faz uma semana que estou com manchas vermelhas por todo o corpo, estou desesperada, podem me ajudar? o médico do pronto socorro disse que posso fazer um exame de raspagem para saber qual a bacteria mas ele não me deu a guia de exames. o que faço? me ajudem por favor.

    Obrigada

    • Na

      Olá. Sofri três meses seguidos, os dermatos diziam que eu estava com escabiose, tratei com um milhão de pomadas, remédios e nada resolveu. Na verdade tenho dermatite atópica, uma alergia, a terceira dermato que eu fui que descobriu.
      Procure um dermato diferente para saber a opinião dele.
      Beijos

      • Oi Na,
        Que bom que conseguiu uma resposta, né?!
        Beijos
        Bru

    • Oi Ma,
      Vou falar com a Dra. Camila Seque para saber o que você precisa fazer!
      Beijos
      Bru

      • Ma

        Meninas, segui o conselho e procurei outros dematos, um deles descobriu, pediu uns exames e na verdade estou com hifas septadas e artroconidios, sugestivos dematófitos. Entenderam? hahaha … Não era escabiose, é um fungo.

        Mas agora estou tratando com Cetoconazol, peguei da minha York e ela tbm esta tomando os medicamentos necessários.

        muito obrigada, vcs são demais!
        por isso sou leitora fiel do blog =)

        • Oi Ma,
          Fiquei feliz que conseguiu descobrir o que é…
          Obrigada
          Beijos
          Bru

    • Dra Camila Seque

      Olá, o primeiro passo é estabelecer o diagnóstico do seu problema de pele, já que vc realizou um tratamento e não houve melhora. O ideal é consultar um dermatologista, pois o atendimento em pronto socorro é feito na maioria das vezes por um médico generalista.
      Beijos

  3. Fabricia Generozo

    ameei o post ,super esclarecedor!!!Bru vc arraza sempre!! bjs

  4. Luana

    Adorei a dica!!!
    Estou postando beauty tips e acessorios de Los Angeles,
    Take a look:

    http://www.thegavlaks.com

  5. Fernanda

    Eh sempra bom saber sobre essas doencas pois assim ficamos mais atentos!
    Exelente tedto! Parabens!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

    • Concordo com você Fe! Muitas vezes não sabemos da existência dessas doenças, né!?
      Que bom que gostou do post1
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  6. Maria Fernanda

    Pois é, estou com urticária há uns meses e, pelo tempo decorrido, a minha é do tipo crônica. Não fica tão ruim como a da foto, mas é bastante incômoda – controlo fazendo uso diário do antialérgico receitado pela imunologista. Ela me disse que alguns pacientes nunca descobrem a causa e necessitam de antialérgico permanentemente e que porque fatores de ordem emocional também podem desencadear o problema. O jeito é tomar o antialérgico, fazer todos os exames que a médica prescreve e, paralelamente, consultar um bom psiquiatra, que verificará a necessidade de terapia e/ou remédios.

    • Oi Maria Fernanda,
      Imagino como deve ser chato, mas se todas as pessoas cuidarem como você os sintomas não serão tão aparentes!
      Espero que você melhore!!
      Beijos
      Bru

  7. Sempre importante postar informações como essa! Adoro saberque é apaixonada por animais, pois tb sou! Bjs

  8. Talita Antunes

    Nossa…eu sofro desse mal e até hoje nao descobri a causa!! Estou chegando a conclusão que é emocial mesmo :/
    Ótimo texto!!!
    Bjos

    • Que chato Talita… Espero que você consigo resolver esse problema e que fique melhor!
      Que bom que gostou do post!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  9. marina

    ja tive urticária , acho que foi derivada do stress, fiz um tratamento tomando hixizine e melhorei , hoje sao raras as vezes que aparecem essas erupções na pele..

    • Oi Marina,
      Que bom que a sua situação foi resolvida, né!?
      Beijos
      Bru

  10. juliana

    Olá, Bruna! Gostaria de saber se, pelo fato de eu tomar todo dia 100 mg de AAS, provavelmente vou ter essa doença no futuro. Obs: faço acompanhamento hematológico e tenho necessidade de tomar a aspirina.

    • Dra Camila Seque

      Olá Juliana,
      O fato de vc tomar AAS diariamente não significa que um dia vc desenvolverá urticária à medicação. Na maioria das vezes o quadro é desencadeado no início do uso do AAS. E com certeza a necessidade e benefício que vc tem com o AAS superam esse risco.
      Beijos

    • Oi Juliana,
      Vou pedir para a Dra. Camila te ajudar!
      Beijos
      Bru

  11. Quando alguém apresenta uma reação alérgica a uma substância, o corpo libera histamina e outras substâncias químicas na corrente sanguínea. Isso causa coceira, inchaço e outros sintomas. A urticária é uma reação comum, principalmente nas pessoas com outras alergias, como a febre do feno.

  12. Maria

    Tenho a urticária há quase 1 ano e no momento mais critico, onde todos os exames possíveis foram feitos e todos os anti alergicos foram testados e não tive melhora, descobri a acupuntura como um tratamento eficaz. Logo, na primeira sessão tive uma melhora de 80%. Recomendo muito a acupuntura, mas procurem um bom profissional.

Deixe uma resposta

 

 

 
© 2014 Bruna Pacífico desenvolvido por gCampaner Agência Web + HUMO. design