Sempre alerto aos donos dos peludos que NUNCA se deve levar seu cão para passear sem a guia, pois o perigo, na maioria das vezes realmente não está com o seu cão e sim com o que acontece em volta dele, em volta do dono e principalmente o que acontece no ambiente em que você e seu peludo estão passeando.

Já cansei de ver casos de peludos que estão passeando soltos na rua e se assustam com um barulho repentino de fogos, crianças correndo, buzinas de moto ou freadas repentinas de carro, por exemplo. Esse tipo de acontecimento é normal e o dono não consegue prever, nem muito menos controlar a situação. Muitos cães acabam fugindo do local e consequentemente se perdendo dos donos. Outra situação comum e que vejo com certa frequência quando faço treinamentos externos são brigas de cães geralmente ocasionadas pelo cão que anda solto. Seu cão pode até ser docil, como já foi falado, porém, o outro cão que está passeando com outra pessoa e preso a guia, pode estar inseguro ou não querendo a aproximação do cão solto, gerando assim uma possível briga ou atrito. E sem mencionar também o perigo de serem atropelados, caso se assustem e corram para o meio da rua.

Barulhos repentinos de motos passando, buzinas, freadas, skate e até uma criança correndo podem ser motivos para um cão solto se assustar e sair correndo para fugir do “perigo”. Por mais que você tenha certeza que seu cão não irá sair do seu lado, andar com ele solto pelas ruas não é uma atitude responsável e nem mesmo coletiva, pois pelo caminho é facil encontrar peludos que andam com outras pessoas e que estão visivelmente inseguros ou com dificuldades de socialização, fazendo assim seu estado psicológico ficar mais afetado com um cão solto. Sem falar que é proibido por lei andar com um cão solto, fora de áreas especialmente designadas para isso, como um cachorrodromo, por exemplo.

Se você estiver se perguntando: Mas e os cães de rua? Bom, os cães de rua são muito espertos e sabem muito bem como agir em situações adversas e dificilmente vão atrás de cães que estão com seus donos.

Durante alguns treinos, tive que interferir várias vezes em brigas de cães que estavam soltos da guia de seus donos e os próprios nem sabiam como agir nesses casos. Para evitar qualquer problema de fuga, brigas e animais perdidos, NUNCA deixe seu cão sem a guia. Você pode oferecer um ótimo passeio tanto para você como para seu peludo andando com uma guia. Desde que tenha postura e ensine regras de obediência e disciplina, para que seu cão fique calmo e tranquilo, durante um passeio.

Caso não saiba controlar seu cão, ou ele dá muito trabalho para passear, entre em contato conosco para que possamos ajudá-los treinar a passear de uma forma calma, tranquila e divertida.

por Thiago Sanchez

cao_coleira3

Tags: , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentário:Os perigos de andar com seu cão sem a guia!

  1. Thaís Machado

    Certa vez eu fui passear com meu cachorro na rua e como era muito tarde (depois de meia noite) tirei a guia dele, costumávamos fazer qndo era muito tarde pq a rua é bem tranquila. Logo depois apareceu um rapaz com 2 chau chau na guia e meu cachorro foi correndo latindo para brincar com eles. Os dois cães morderam meu cachorro inteiro, pegavam ele pelo pescoço e não conseguiamos apartar. Pensei que ele fosse morrer naquele dia, mas graças a Deus, apesar de alguns ferimentos, não aconteceu nada grave. Nunca mais passeamos sem guia com ele. Realmente é muito perigoso!

  2. Camilla Corazza

    Nossa super interessante essa dica, eu várias vezes sai com meus dogs sem guia, e nunca tinha pensado nessas coisas, mas é verdade!! Parabéns pela matéria, super útil.
    http://semmodaincomoda.blogspot.com.br/
    bjkaas

  3. viviane

    Não sabia que é proibido andar com o cão sem a guia??? Levei um susto agora. Sei sobre a focinheira, mas pra cães perigosos. O Bethovem é tão calminho e fica muito mais feliz quando esta sem a guia. Preciso repensar, principalmente por que é para a segurança dele, ai muda tudo.

• Assuntos Relacionados •