Essa richa é coisa velha, todo mundo conhece. Mas a capital francesa e a cidade mais cosmopolita do mundo estão sempre brigando pelo título de quem lança mais tendências. Com estilos de vida totalmente opostos, cada uma oferece muitas coisas interessantes. Algumas comparáveis, outras inversas. O ideal seria, para os amantes de arte, moda, música entre outras vertentes da cultura, conseguir passar pelo menos uma vez por ano em cada uma delas. De fato, as mudanças são enormes em uma fração tão pequena de tempo.

Uma parodia engraçada sobre o assunto é o blog Paris vs NYC que recentemente depois de estrondoso sucesso, deu origem a um livro bem bacana.

As comparações são infinitas – e engraçadas. Em Paris um café na xícara sentado em um terraço, em NY o famoso coffee-to-go. Os franceses se deliciam com macarrons, os americanos com cupcake. Os franceses são bobôs, os americanos hipsters. E continua com baguete x bagel, Aznavour x Sinatra, Godard x Woody Allen e por aí vai…

Página do livro Paris vs New York

 

Tratando o mesmo tema, a atriz francesa Julie Delpy começou sua carreira de diretora em 2007 com o longa 2 Days in Paris. Também atuando, Julie interpreta Marion, uma fotografa parisiense casada com um arquiteto americano. O casal, passando por um período de crise decide passar uma temporada em Veneza. Desacostumado com a comida européia, Jack (Adam Goldenberg) é surpreendido por uma virose e os dois são obrigados a parar em Paris. Ali o choque cultural começa, e o rapaz – definição do novayorkino nato, tem dificuldades em entender o modo de vida francês. Com um humor negro sobre o dia-a-dia, o filme é leve e garante boas risadas.

Recém chegado aos cinemas, a reviravolta 2 Days in NYC leva vantagem. A mesma Marion, agora prepara o seu primeiro vernissage em Nova York. Para a ocasião especial, sua família francesa decide fazer uma visita à Big Apple. Já divorciada de Jack, ela vive com Mingus (interpretado pelo excelente Chris Rock). Os personagens são sutilmente caricatos. Uma sensível parodia de chorar de rir sobre a vida contemporânea em uma cidade grande e o choque cultural entre duas nações.

Julie Delpy e Chris Rock em cena do filme 2 Days in New York

O livro pode ser comprado pelo Amazon e o filme encontrado na locadora 2001. Resolvi colocar o trailer dos dois filmes para vocês assistirem:

2 Days in Paris

http://www.youtube.com/watch?v=T8raqLzb3rQ

 

2 Days in NYC

 

Essa discussão perdurara até a eternidade. E vocês? Paris ou Nova York ?

Tags: , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentário:Paris x Nova York

  1. Joao Paulo Siqueira Lopes

    E ai leitores da Bru Pacifico, quero ver vcs se manifestarem.

    Eu prefiro a cidade luz, cidade que resolvi chamar de minha ha quase 3 anos atras e vcs ?

    • Bru Pacífico

      Sou como você J.P, prefiro Paris! Amo de paixão essa cidade!
      E vocês meninas?

  2. Cat

    Paris para ver o meu boy!!

  3. Regina Pereira

    Ameiiii essa postagem! Parabéns!!! Já assisti 2 days in Paris, é ótimo…estou doida para assistir o outro!!! Outro filme muito bom que tem Paris como plano de fundo é ” Meia Noite em Paris”, simplesmente maravilhoso, adoro!!! Bjs 🙂

    • Regina Pereira

      Como pano de fundo hehehehehe

    • Bru Pacífico

      Oi Regina,
      Amei o filme Meia Noite em Paris, simplesmente maravilhoso!
      Que bom que gostou do post!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

• Assuntos Relacionados •