Pele negra

18 abril, 2013

O Brasil é um país de raças miscigenadas, fonte de uma encantadora mistura de tons de pele. Uma pesquisa realizada na Unicamp identificou 125 diferentes tons de pele no Brasil. E durante a extensão da pesquisa, surgiram mais 4 tons a cada 2 anos. Ou seja, a diversidade de raças leva a uma imensa variedade de tons de pele, mas também de diferentes tipos de pele, que respondem de forma individual aos estímulos do dia-a-dia e aos tratamentos.

A pele negra é conhecida por ser muito resistente e por isso é comum observarmos que pessoas aparentam idade inferior à real. A pigmentação da pele negra confere uma proteção natural ao sol, o que reduz o fotodano, representado pelas rugas e manchas. Isso não diminui a importância do protetor solar, que também deve ser usado na pele negra, no mínimo fator 15.

Porém, diante de tantas vantagens, há alguns alertas para a pele negra. A mesma pigmentação que protege a pele do sol, também favorece o surgimento de manchas após qualquer inflamação. Ferimentos, espinhas, queimaduras podem deixar manchas escuras com facilidade. Há também maior predisposição para pelos encravados e foliculite (inflamação na raiz dos pelos) na barba de homens e regiões depiladas das mulheres, decorrente do formato encaracolado dos pelos. É necessário cuidado.

Atenção redobrada a cortes e cirurgias: a pele negra tem forte tendência a formação de cicatrizes hipertróficas e queloides. Deve-se ter sempre isso em mente antes de realizar procedimentos cirúrgicos, especialmente estéticos.

A maioria dos lasers e ácidos não são proibidos, mas devem ser usados com cautela redobrada. Lasers mais profundos e agressivos são contraindicados na pele negra, tanto pelo alto risco de hiperpigmentação, como pela alteração de cicatrização. Cremes com ácidos, que às vezes irritam muito a pele, podem manchar.

O Brasil é um dos países com maior experiência no tratamento de pele negra e miscigenada. Confie sua pele a um dermatologista habilitado!

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

Pele Negra

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentário:Pele negra

  1. Fe

    Acho super legal o blog dar dicas para todos os tipos de pele!
    Parabéns!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

    • Bru Pacífico

      Oi Fe,
      Que bom que saber que gostou do post!!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Ana Paula Lou

    Um dos motivos pelos quais gosto do seu blog é o fato de você falar dos cuidados para diferentes tipos de pele!
    Isso é muito raro! Por ser uma leitora que possui a pele negra, fico feliz em ouvir a opinião de um especialista em um espaço que gosto tanto. Meus parabéns para o Dr. Nuno Osório e a Dra. Camila Seque, pelo post excelente.
    Beijos montes!

    • Bru Pacífico

      Oi Ana Paula,
      Fico muito feliz em ler um comentário como o seu!
      Obrigada pelo carinho e atenção!
      Beijos
      Bru

  3. Bela

    Achei o máximo também você abordar outros tons de pele, mostra conhecimento e respeito. bj

• Assuntos Relacionados •