Semana passada o Thiago Sanches, nosso colunista, nos contou os motivos comportamentais, do porque os animais lambem seus patas.

Hoje, a Dra. Andrea irá falar um pouco sobre as doenças que podem causar isso:

Cães lambendo suas patas é uma queixa comum. É um problema médico ou de comportamento? O problema terá solução? É prejudicial para a saúde deles?

Não existe uma resposta simples. Em primeiro lugar, é preciso ter certeza de que não há uma doença ocasionando o problema. Descartando-se esta possibilidade, o problema então pode ser abordado como comportamental.

Algumas questões a considerar: seu cão lambe as duas patas da frente ou todas elas? Ele apresenta coceira em outras regiões do corpo? Ele manca de alguma pata ou apresenta algum inchaço? Cada sintoma pode indicar uma doença, mas não é uma regra.

A principal causa de lambedura das patas é a alergia. Existem 3 grandes grupos de alergia em cães: dermatopatia alérgica por picada de pulga (DAPP), alergia alimentar e alergia atópica. Animais com DAPP e alergia alimentar, além de lamberem as patas, apresentam coceira em outras partes do corpo, como dorso e face. Já no caso da dermatite atópica, é comum os cães lamberem a parte de cima da pata (o “dorso” da pata).

Uma outra causa é a sarna demodécica ou demodiciose (a sarna negra). Geralmente, cães com esta dermatopatia lambem mais as patas dianteiras.

Cães que lambem principalmente os interdígitos (o espaço entre um dedo e outro) podem ter piodermite (infecção de pele) ou até malasseziose (um tipo de fungo).

Lesões traumáticas, como cortes, ou até presença de corpos estranhos (como ponta de grama) também podem fazer com que os cães se interessem pelas patas.

E não só os problemas de pele desencadeiam este problema. Cachorros com artrite e artrose geralmente tem dor e isso já passa a ser um motivo para este hábito desagradável.

Caso você esteja passando por alguma situação semelhante, é importante procurar um médico veterinário para fazer um exame completo, descobrir a causa e assim, definir o tratamento específico.

por Dra. Andrea Chemin

cachorro-mordida-coceira-lambida-comportamento

Tags: , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

35 Comentário:Por que o meu cão está lambendo suas patas?

  1. Renata

    Bru, bom dia!
    Quero te pedir um imenso favor.
    Poderia nos dar alguma notícia sobre o cão confinado que você divulgou com um vídeo no seu insta na segunda-feira?
    Por gentileza, divulguem, mas depois dêem satisfação porque os seguidores sofrem com o silêncio.
    Vocês estão a par do que está acontecendo, mas os que não estão envolvidos não sabem.
    Obrigada.
    Bjo.

  2. Raquel

    Ola, tenho um yorkshire e ele tem uns caroços nas patas e (cotovelos) devido a carrapichos grudados , na verdade ele fugiu de casa e voltou com bastante grudado pelo corpo ,eu tive que tosa- lo pra retirar toda a sujeira . E depois disso apareceu todos esses caroços , e ele coça muito , lambe muito , as vezes até se machuca , mas os veterinários olham e não me dão um diagnóstico do que possa ser. Gostaria muito de saber o que é!

  3. Nilton Ribeiro Rodrigues

    TENHO UM CASAL DE MALTÊS E ELES LAMBEM MUITO AS PATAS DIANTEIRAS, MÁS ELES NÃO TEM NEM PULGAS NEM ALGUMA DOENÇA, TENHO A IMPRESSÃO QUE ELES TÊM CIÚMES UM DO OUTRO

    • Natalli Tanielli

      Também tenho, mas a minha é só uma. Ontem encontrei um carrspato nela devido a viagrm que fizemos no dia anterior, mas só encontramos esse, não temos outro cahorro que fique dentro de casa, apenas fora e ela nem tem contato com ele. Hoje percebi que ela fica coçando muito as patas da frente e seu corpo também, acho que é alguma alergia. Pode ser a mesma coisa que a sua, mas não sei o que é. Se souber por favor me informe. Obrigada

  4. LIU

    MEU CACHORRO TEM UM DESSES FUGOS CITADOS A CIMA O VETERINÁRIO JA PASSOU VARIOS REMEDIOS MAIS NADA ADIANTOU ENTRE UM DEDO E OUTO FACAM BEM VERMELHOS TERIA AGUMA COISA QUE POSSA PASSAR PRA MELHORAR POR FAVOR

  5. Rosi

    Tenho Yorkshire, pelo o que já li pode ser ansiedade mesmo. Geralmente esta raça é mais inquieta. Já olhei as patas, escovo frequentemente, dou banho e não tem nada…

  6. Diana Kaline

    Sou apaixonada por minha cachorrinha SHERRY(8 anos)filha que nunca tive,observo seu comportamento e vejo o quanto ela lambe suas patas chega ficar bem rosadas,acredito que encomode bastante,cuido dela da melhor forma possível.Fico triste com essa situação e nem sempre posso pagar um veterinário,o que faço?Obrigada! Maceió,AL.

  7. SABRINA

    Por Gentileza, tenho Lhasa Apso de 3 anos, ela lambe muito as patas da frente, na parte de cima, e tem muitas coceiras também, ja levei em vários especialista, cada um fala uma coisa, ja gastei muito com consultas e remédios, e não adianta nada, faz tratamento completo, quando termina não da nenhum mês e ja começa tudo de novo, ja não sei mais o que faço,

    Sabrina

    • ANGELINA

      OLA SABRINA TB TENHO UMA E AMINHA TB TEM MT COCEIRA NAO SEI OQUE FAZER….

      • Leonardo

        Bom dia!!
        Eu tbm tenho um lhasa e está com o mesmo problema de se coçar muito. E oq no começo eram só coleiras, agora tem o ficar lambendo partes do corpo tb e isso ocorre o tempo todo.

  8. RONETE MACHADO

    OLA EU TENHO UM CACHORRO E ELE TEM ALGUM FUNGO NA UNHA NAQUELE DEDO Q FICA LONGE DA MAO ELE E JA TA BEM VERMELHO TE TANTO LAMBER QUAL TIPO DE REMEDIO QUE EU POSSA USA-LO PRA ELE PARA MELHORAR

  9. Lara

    Minha cadela border collie, Cristal, há algum tempo tem uma sensibilidade nas pats dianteiras.Eu percebia na hora do banho. Depois começou a aparecer uns caroços e eu achei que fosse berne.Ela lambe muito!Levei ao veterinário, ele pediu RX, e pra minha surpresa ela tem um crescimento de periosteal, ou seja, cresce osso sobre os ossos das patas.Um veterinario disse que pode ser cancer, e o outro disse que é artrose mesmo.Ela sofre muito.Está tomando anti-inflamatorio e analgésicos.

  10. Liris

    meu cão esta lambendo muito a pata dianteira, e aparecem marcas vermelhas na barriga oque sera?

    • Paulo

      Eu nem posto nada aqui a única resposta que vejo e sempre a mesma tem que procurar um Veterinário então eu me pergunto pra quê serve este site se não temos resposta em nossa pergunta . Se é tudo pra procurar um Veterinário não precisamos nos expor aqui com os mesmo objetivo de ter uma resposta talves um tratamento

      • Adriele

        Entao eu te pergunto para que serve estudar 5 anos e ter q ficar dando diagnóstico sem nem mesmo ver o animal e de graça.

  11. rosane homen

    Meu cachorro é da raça yorki,nos dois primeiros dias que toma banho ele se coça muito e cai bastante pelo e fica num vemelhão que da dó depois alivia o que sera que esta acontecendo?

  12. elisangela negri

    ola tudo bem? Gostaria de saber por meu cachorro lambe tanto as patinhas da frente a noite toda.. nao sabemos mais o que fazer o veterinario disse que el nao tem nada , esta tudo bem, mas ele continua se lambemdo..e acaba nao dormindo .

  13. Bessy

    Olá tenho uma cachorrinha Shitzu de oito anos e ela começou a chupar os pelos das mãos como se tivesse mamando e fica assim tanto a noite como durante o dia chega a incomodar com o barulho uma vez que ela dorme no quarto, ja examinei e não vejo nada de anormal na pele me disseram que pode ser alimentação para passar a dar ração de cordeiro é possivel??? o que pode ser isso??? pois ela passa o tempo todo assim enrolada chupando as patinhas e as vezes chupa os pelos da pata de traz tambem.

    • Fatima

      Ninguem responde nada neste site?

      • Iva

        É parece que so fazem o artigo e usam no para ganhar somente o dinheiro da publicidade que nos obrigam a ver. Estão se cag@ňd• para os nossos caxorrinhos 😉 desculpem se tiver errada.

  14. Neusa

    Tenho uma cachorra golden,está sempre lambendo as patinhas da frente,estava tratando co cetoconazol,lavando com o sabonete depois coloco spray cetoconazol,só que não está dando resultados,e o veterinário,fez exames ela não tem fungo,agira está nas patinhas de trás não sei o que fazer!

    • Rodolfo Vinicius Lopes E Silva

      Tenho um golden e ocorre exatamente a mesma coisa

  15. adriana

    Ola,meu cao tem mais de uma semana que ele esta lambendo as patas e mordendo esta começando a ferir,ele esta com purga ele tem alergia de pulgas,também tem epilepsia,sera que tem haver com esse dois problemas?

  16. ivan annanias

    meu cachorrinho esta com dois problema esta caindo o pelo
    e o outro ele coça muito as patinha levei ele na veterinária ela passou
    um sabão linha pet granado e um xarope dexametasona 05 ml mandou la o chão
    com um produto chamado k-0thrine

  17. marcio

    minha cachorra shitizu lambe as quatros patas onde ela fica na cama ou no sofa fica molhado parece que fez ate xixi o que devo fazer

    • Natalli Tanielli

      A minha também faz isso, mas ela só lambe as patas da frente. Elas devem ter alguma alergia, leve no veterinário, melhoe. Se souber de algo, por favor, pode me informar? Obrigada

  18. Ivan annanias

    tenho um cachorrinho da raça chihuahua ele fica sempre mordendo as patinha
    chega fica rosada e cosa muito perto das orelha salta muito pelo gostaria
    de uma informação qual a solução que devo toma espero uma resposta estou
    aguardando uma ajuda obrigado

  19. Marilia Fernandes Barros

    Meu cachorro Thor, lambe muita suas patas .sempre verifico nâo encontro nada porque será faz isso, nem sempre poso levar ao veterinário.

  20. brendha

    minha cachorrinha a nina esta lambendo todas as pata tanto as de tras quantos as da frente o que posso vazer

  21. Celso

    Tenho uma cadela que teve muito problema de pele e malacésia, descobri um produto que pode aliviar os sintomas de coceira e é bem conhecido e barato, sei que vou ser criticado por indicar este produto, afinal as consultas veterinárias estão ai mesmo, e realmente na maioria dos casos é importante ter um acompanhamento especializado, porém este produto é um bom auxiliar, usei e recomendo: POLVILHO ANTISSÉPTICO GRAMADO. Não sou representante do produto e nem tenho um interesse comercial nesta indicação, apenas como uma contribuição para aliviar o sofrimento desses bichinhos.

    • Celso

      GRANADO***

      • ivan annanias

        gostaria que indicasse um medicamento para coceira das pata em não
        acredito que não existe um remédio para esse sofrimento aguardo uma resposta

  22. SILVIA BIACCHI

    A MINHA LABRADORA SE MUTILA DE TANTO LAMBER A PATA, JA LEVEI AO VETERINARIO JA TOMOU REMEDIO JA COLOCOU SPREY TUDO JA FEITO, FICOU COM COLAR POR 1 MES HOJE TAVA TUDO BOM , RESOLVI TIRAR O COLAR DELA EM MEIA HORA LAMBEU E JA ESTÁ SANGRANDO DE NOVO]

  23. Daniela

    A minha cachorra sempre lambe as patas, e vive se cosando sei que rla tem alergia a insetos ou picadas de pulga e de vez em quando tenho que tratar ela com cefalexina, mas as patas ela não deixa de lamber. O veterinário vez um tratamento rigoroso com ela mas ate agora nada o que faço?

  24. Daniele Lima

    Boa tarde!

    Tenho dois Lhasa prapso em casa um macho e uma fêmea, a fêmea tem coceira nas duas patas dianteiras e nas duas traseiras, sempre que dou banho nela seco bem a região das patas orelhas e axilas, em um destes banhos percebi uma camada fina branca como se fosse caspa, me chegaram a dizer que pudesse ser seborreia, o macho tem o mesmo caso porém somente nas duas patas dianteiras, e como eles estão sempre lambendo deixando – as úmidas o tempo todo a cocheira parece não passar, noto que após o banho assim que eles estão secos a coceira parece piorar (isto no caso da fêmea o macho não sente muito), as vezes a fêmea até chora de tanto que sente coçar, o macho já não sofre muito e ele tem a doença da sarna negra (dito pelo veterinário como se fosse uma seborreia)e isso é pelo corpo todo dele, só não atingiu as patas que só começou com a coceira ha uns 02 meses, a sarna negra foi detectada há uns 03 anos atrás e ainda sim o macho não lambia as patas, agora não sei se o macho apenas imita a fêmea ou se ele pegou essa coceira dela, pois ela tem a DAPP. O que pode ser essa coceira que a fêmea tem?

• Assuntos Relacionados •