Seu gato está indo com uma frequencia maior à caixa de areia? Está urinando em locais diferentes? Fica na posição de urinar e só sai algumas gotas? Ele mia quando tenta urinar? A urina está avermelhada? Todos esses sintomas são de cistite, uma inflamação da bexiga.

As causas de cistite são variadas, a mais comum é a cistite interstcial, além dos urólitos vesicais (pedras na bexiga) e infecções bacterianas. Com a inflamação podemos encontrar o que chamamos de “plugs”, um material protéico que pode obstruir a uretra do gato macho. É muito raro a fêmea obstruir porque a sua uretra é mais larga e curta.

Quando o gato está obstruído, ele não consegue urinar, fica prostrado, tem dor, perda de apetite, pode vomitar e é um quadro que deve ser revertido rapidamente. Um gato obstruído pode morrer em questão de 48 horas.

O animal deve ser avaliado por um Médico Veterinário o mais rápido possível para desobstrução uretral. Este procedimento é feito com o animal anestesiado. Em casos recorrentes de obstrução ou da impossibilidade de desobstrução, a cirurgia de amputação do pênis pode ser indicada. Após a cirurgia o animal fica com uma abertura, como se fosse uma fêmea, ajudando na eliminação de plugs e urólitos.

Para tentar evitar problemas urinários, o animal deve ter disponível água fresca em vários pontos da casa, caixas de ariea sempre limpas, o gato não deve ser obeso e comer ração úmida.

Como sempre digo, qualquer dúvida, leve o seu animal ao Médico Veterinário.

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

52 Comentário:Problemas urinários em gatos

  1. Jéssica Bedin

    Que dó! Verdade veterinários são as fadas madrinhas dos nossos pets!
    Amei o post!
    Chá emagrecedor de gengibre! http://bloglabambolina.com.br/bien-etre-de-sexta/

    beijos

    • Bru Pacífico

      Oi Jéssica,
      Realmente eles são tudo!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. aline

    O meu gatinho bigode teve isso.. tadinho nao imagino a dor que ele sentia.. Gracas a Deus levei no vet …antibiotico e comida receitada… ficou bem.. E o tipo de comida tambem podem causar que se criem pedras.. depois que comecei a dar a comida medicada ele melhorou..o pelo tambem ja nao cai tanto e nem fica com aquela caspinha… 🙂

    • Bru Pacífico

      Oi Aline,
      Tadinho dele… Ainda bem mesmo que você levou ele ao veterinário.
      Que bom que ele está melhor!!
      Beijos
      Bru

    • lais fernanda

      gente, meu gatinho esta com todos esses sintomas, mas não tenho condiçoes de levá lo ao veterinario, alguem pode me ajudar indicando algum tramento, ou remedio, ao meu alcance? por favor gente, alguem me responda urgente, quem tem gato sabe, o que a gente passa por eles, dá dó de ver o bichinho sofrendo e urinando sangue.

  3. Luana

    Adorei !!!
    Estou postando beauty tips e acessorios de Los Angeles,
    Take a look:

    http://www.thegavlaks.com

  4. Fernanda

    Adorei a dica!!
    Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  5. gold price

    Mas, existe um outro fator importante que contribui para a instalação de uma obstrução: o estresse. Aí você pensa: “pô! meu gato só come e dorme o dia inteiro…que tipo de estresse ele pode ter?!” Pois é, acontece que os gatinhos são muito sensíveis a qualquer mudança no ambiente. Desde uma mudança de casa à presença um novo animal ou criança….até mudar um móvel de lugar pode ser estressante pro gatinho. E o estresse está relacionado com obstrução urinária! Porque? Só deus sabe….. Portanto, evite situações estressantes ao seu gatinho (óbvio que ninguém vai deixar de mudar de casa porque o gato pode ter DTUIF…mas, na medida do possível, evite estressar seu animal).

  6. helia

    Muito boa a dica !

  7. Aline

    MEU DEUS QUI LINDOOO ^^
    eu qui sou APAIXONADA por gato fico babando nessas coisas fofuxas ^^ s2 muita dó meu deus =(

  8. Scheyla

    Estou dando uma olhadinha nos posts antigos.. achei bem
    interessante este post, pois tive 2 gatas que apresentaram essa
    doença.. a primeira ficou comendo ração medicamentosa por 3 anos,
    morreu ano passado, após uma cirurgia de outra doença. E a minha
    pequena que adotei após a Mel morrer, teve o mesmo problema com
    apenas 3 meses! Foi mto difícil de tratar, tomou vários remédios,
    mudou a alimentação, e nada resolvia.. foi um sufoco, mas agora
    está bem, completou 1 aninho! Todo cuidado é pouco com esses pets
    que tanto amamos..

    • luiza

      Oi Scheyla, tudo bom? Estive pesquisando alguns sites, e encontrei aqui o seu caso parecido com o meu. Espero que você ainda tenha acesso às respostas a este post seu, para que veja o meu…! Então, há 1 mês resgatei uma ninhada, e estou com um cala desta ninhada comigo. Eles tem menos de 3 meses, e a femeazinha começou a urinar rosado (sangue) há 2 semanas. Por 10 dias, ela tomou 7 doses de antibiótico, fez ultra-sons e está tomando homeopatia. Introduzi a ração molhada para ela (alterno com a seca), e ela ficou alguns dias urinando com a cor normal. Porém voltou a urinar “rosado” hoje, e vou procurar a veterinária novamente. Ainda não está melhor. Como o seu bebê foi diagnosticado na época, tão filhote? O que vc teve que fazer em relação à alimentação? Em qual clínica você o levou? Obrigada, viu? Abraços!

  9. cibelly

    Olá, queria saber em quantos dias um gato que fez amputação do pênis e testículos por causa de obstrução da uretra, volta a urinar normal. Ele só quer dormir, damos água e ração úmida na boca dele. É normal? Faz 4 dias que ele se operou e apenas 2 dias em casa. Já estou com vontade de deixá-lo na clínica até que os pontos da cirurgia sejam retirados.

  10. Luciene

    Boa tarde! Estou precisando de orientação… Meu gatinho branquinho que não estava conseguindo fazer xixi, só fazia bem pouquinho. Isso já faz pouco mais de 1 mês e ele ainda não melhorou… Ontem estava urinando sangue e fui novamente (esta é a 3.ª vez) no veterinário. Dei Biodex (comprimido) e Selvitrex (injeção) na 1.ª e 2.ª vez que ele o gatinho. Ontem ele aplicou e me vendeu Hertaká (injeção) e Diastin (injeção). Na 2.ª vez e nesta 3.ª vez, colocou sonda, mas ele tira quando desperta (foi necessário dar um uma injeção para ele deixar colocar a sonda). Pois bem, será que agora ele ficará bom? Troquei a ração (antes dava Top Cat e Cat Meal), mas ele mandou trocar por Whiskas. Dei Whiskas, mas me indicaram mudar, troquei hoje por Golden Salmão. Ele vai fazer 2 anos depois de julho e tem 4kg e 400kg.
    Não estou mais em condições financeiras de ficar levando o gato no veterinário, mas também não quero que ele morra. 🙁 Se bem que se for pra ficar sofrendo assim, acho que seria melhor sacrificar. Não sei… 🙁 Queria saber se tudo está no caminho certo, se a medicação foi e está correta. Ontem deu pra ver que saiu como uma areiazinha, mas pouca.
    Me corta o coração vê-lo assim doente. O irmãozinho dele é tão saudável!!!
    Por favor, me ajude!!! Agradeço imensamente!!!

    • andressa

      não de wiskas éum veneno para gatos

  11. Deusa Luh

    Não pode me responder???

  12. Eliane

    Oi gostaria de saber quais os riscos no caso de amputação do penis,pois meu gato ja internou 2x por problemas urinarios, 1º vez há 3 anos e a ultima este fim de semana(desobstrução,uso de sonda etc…) não sei se ele aguentaria novamente todo este processo,então gostaria de saber quais os riscos e beneficios neste caso de amputação,se alguem poder me responder eu agradeço

  13. Deusa Luh

    Elaine, eu passei por este problema e aqui não obtive resposta. Sábado passado meu gatinho passou por cirurgia e perdeu o pênis e os testículos e está super bem , graças a Deus! Quiser saber mais, entra em contato que conto os detalhes, tá? Xero!!!

    deusados7mares@hotmail.com

  14. Fernanda Machado

    Bom dia,ontem meu gato Frajola,passou por uma cirurgia,colocou placa e pinos na pata,e devido isso ele está tomando medicamentos,Cefalexina antibiotico,e tramol pra dor,ele não quer comer,ele só quer dormir,e ele está muito magro…Esses remédios não tão acabando com o estômago dele?Ele não precisa tomar vitamina?Posso dar mastruz para ele?Me ajuda por favor…
    muito obrigada.

  15. Maria

    REMÉDIO CASEIRO, LEIAM AÍ >Gente vou conta uma história sobre meus gatos aqui em casa, que tbm ficaram com essa doença. O 1º gato ficou acho que uma semana sem fazer xixi, só que como ele não fica em casa, ele tbm não é castrado só que ele quando a gente percebeu ele já tava muito mal, a bexiga dele já estava muito grande e os rins comprometido, minha mãe levou rapidamente pro veterinário, só que aí minha mãe gastou muito dinheiro e o bichinho morreu. Minha mãe acha o veterinário daqui muito ruim, pq moro em uma cidade pequena da Bahia e aqui só tem 1. Dái então quando agora a alguns dias meu outro gato começou a não consegui fazer xixi tbm, só que ao contrário do outro ele é bem caseiro e muito dengoso, então a gente percebeu pq ele ficava miando e não fazia xixi, ele ficou dois dias sem fazer xixi. AGORA VEM UMA COISA IMPRESSIONANTE, MINHA QUE TAVA SEM DINHEIRO NÃO LEVOU ELE AO VETERINÁRIO, TBM POR NÃO CONFIAR MAIS NELE. DAÍ COMO FALEI QUE ERA MEIO UMA INFLÂMASSÃO ELA DISSE QUE IA DAR UM CHÁ COM FOLHA CHAMADA “BATÔNICA” E OLHA O GATO NO OUTRO DIA JÁ TAVA FAZENDO XIXI. EU DAVA COM A SERINGA NA BOCA DELE 2VEZES AO DIA 2 SERINGAS CHEIAS. GENTE NÃO SEI SE SERVIU PQ ELA TAVA SÓ A 2 DIAS SEM FAZER XIXI, OU POR OUTRO MOTIVO, SÓ SEI QUE FORAM OS MESMO SINTOMAS DO PRIMEIRO QUE MORREU. ESPERO AJUDAR ALGUÉM PQ SE NÃO CURAR A FOLHA TBM NÃO FAZ MAL AO BICHINHO, VCS NÃO SABEM O ALÍVIO QUANDO VI ELE FAZENDO XIXI, PQ ESSA DOENÇA É MUITO RUIM DE TRATAR, ATÉ PQ OS GATOS NÃO PARAM EM CASA E É DIFICIL PERCEBER SE TÃO FAZENDO XIXI. PORÉM TENHO QUASE CERTEZA QUE SÓ SERVE NOS PRIMEIROS DIAS, ATÉ PQ SE PASSAR MUITO TEMPO O RUIM JÁ VAI ESTÁ COMPROMETIDO.

    • Marinelse Caldas

      Essa erva chamada Babônica pode ser encontrada com outros nomes: PODE SER CHAMADO DE ALFAVACA-DE-CABOCLO, ALFAVACÃO, ALFAZEMA-BRAVA, ALFAZEMA-DE-CABOCLO, BAMBURRAL, BATÔNICA, BETÔNIABRANCA, BETÔNIA-BRAVA, CELINE, CHÁ-DE-FRANÇA, CHEIROSA, ERVA-CIDREIRA, MELISSA-DE-PISON, MENTRASTO-DOGRANDE, MENTRASTO-GUAÇU, PATAQUERA, SALVA-LIMÃO, SAMBACOITE, SÃO-PEDRO-COÁ.

  16. Gildenilson Martins

    Oi, meu gatinho já teve um problema urinário, por causa da ração de mercado, depois teve o mesmo problema, mesmo comendo ração especial, e agora ja estar dando sinais do mesmo problema, ele é um pouco obeso, e ja tem 1 ano e meio, e queria saber se tem jeito, ou vou ter que sacrifica-lo? Ele come muito, e quando falta ração ele derruba tudo dentro de casa, morde as pessoas, mas não quero sacrifica-lo, mas não tenho condições de estar a cada 3 meses com ele no veterinário, o que eu faço?

  17. Cizinha Costa

    Por favor, dia de natal meu gato parou de comer, de fazer xixi e coco…. passei a noite com ele, e ele quietinho, com o lho arregalado… que dó…. levei no vet e a brincadeira ficou mil reais…. 3 dias de internação… muitos remedios.. sonda…. ia visita-los duas vezes ao dia, que tristeza….. saiu…. o xixi continuou avermelhado mais uns dias, ai o coco que nao saia….. o vet nao me informou que a ração nova e carissima ( 70,00) ressecava o intistino… passei a dar na seringa oleo mineral duas vezes ao dia ( 2 ml por vez, junto com mamão batido) ele baba, esbraveja, mas toma…. melhorou pouco, mas ainda nao esta normal….. ele já não andava… teve hernia de disco e ficou aleijadinho…. não consegue se limpar e nao faz mais xixi na areia.. resultado: a área do pipi começou a ficar fedida e com uma parte endurecida em volta do pipi…… não tenho mais grana…. chorava de ver aquela coisa horrivel…. passei a usar uma daquelas bombinhas de agua para molhar planta, com agua morninha….. coloco ele em cima de uma tolha de rosto e espirro por tudo ate ver que ficou mais limpinho, enxugo com papel toalha e assopro, ate ficar bem arejadinho , sem sujeira…. passo pomada de assadura para hidratar, bepantol….. em 3 dias melhorou beeeemmmmm, ele nao gosta nada, mas tem que fazer a higiene 3 vezes ao dia, mas o intestino ainda esta pessimo….. alguma dica por favor?????? é um sofrimento ver se arrastando e ainda agora com essas dificuldades…… obrigada ….. meu email : jeosceramica@gmail.com

  18. francilda

    meu gato ta a 3 dias sem faze pipi tem remédio que eu posso dar?

  19. Dalva

    tenho uma gatinha que já tem idade, teve um avc, ficou cega, mas ia indo bem, de uns dias para cá nçao está se movimentanso mais, não anda só que tem fome e se de e o xixi fica na bexiga, com ela inchada , eu vou fazendo massagem na barriga e vai saindo o xixi. estou dando sôro feito em casa, mas ela tem apetite, então dou caldo de frango r ração de pacotinho molhada, bem amassadinha, não sei o que fazer para a dor dela, e acho que se ela estivesse morrendo não sentiria apetite, já levei ao vet. e ele disse que ela está no fim, e que não posso dar nenhum remédio . estou desesperada, fazem 4 dias que eu não saio de casa, porque tenho mêdo de ela não conseguir fazer xixi, e tbem o soro que dou a noite e dia de meia em meia hora .alguem pode me ajudar por favor.

  20. karla

    meu gato tem três dias q não faz coco , o q pode se, e como tratar???

  21. josilene

    oi sou Josilene, tenho um gato que ganhei de um amigo e nao sei a idade dele direito.
    Ele esta urinando sangue e queria saber se tem alguma coisa que possa ser feito ou algum remédio que possa me indicar até eu conseguir um veterinário na minha região. Por favor me ajude já estou entrando em desespero.

    obrigada pela atenção deste já

  22. micaela oliani

    Meu gato faz xixi só 2 vezes em 24hs é normal? Pois ele tem 1 ano e meio e sempre foi assim… água só dando na boca… é muito mimado…tem um xixi normal cheiro normal tem muita saúde mas eu fico preocupada, ando com a caixa pra lá e pra cá para lembrar ele que tem que fazer xixi mas não adianta e quando faz, faz um bom tanto grato …

  23. natalia

    O meu gato está com a bexiga inchada não consegue fazer xixi e fica em posição pra fazer e não faz sai só uns pingos e avermelhados ainda…já dei dipirona mas ele precisa tomar um antibiótico pois tá sofrendo o que devo fazer???

  24. Bruna Gonzales

    Gente, não sei se posso ajudar, mas no caso do meu gato deu certo, ele estava obstruído e não fazia xixi a uns 3 dias, estava praticamente morto, até que meu marido teve a idéia de fazer uma massagem no pipi do gato e com a graça de Deus consegui tirar vários plugs que estavam obstruindo tirou uns 6 de dentro do pipi, imediatamente saiu um esguicho forte de xixi com sangue, depois disso ele fez xixi, porém ficou pingando por uns 3 dias, ainda está tomando remédio, já está bebendo bastante água e se alimentando, se Deus quiser vai ficar bom. BJS

  25. MARILENE

    Meu gato há 3 dias não come só bebe agua, achei que no inicio estava com prisão de ventre então com muito sacrifico consegui dar remedio amassado em sashe de frango, agora acho que esta com infecção urinária, ele urina, mais esta bem amarela, chora muito, dorme muito e não quer comer nada, quando esta cordado fica lambendo o órgão genital, é dificil dar remédio a um gato, pois ele não deixa, e não tenho dinheiro para levar a um veterinário, não quero perder meu gatinho, ele é muito grudado em mim, igual a um filho mesmo, mai esses dias nem brincar comigo ele quer. Me ajude por favor.

    • joao

      Meu gato estava com cistite, ele tomou antibioticos e remedios para dor por 1 semana, junto com a ração urinary da royal canin por 1 mês, depois disso passei a dar uma outra ração da royal que ele prefere mas ele voltou à ter o mesmo problema, então o veterinário disse para ele comer a urinary pro resto da vida.

  26. michele

    eu perguntei como faser a masagem na bexiga do meugato nao uma esplicaçao de levar ao veterinario eu ja levei e eles mandaram eu masagear sua bexiga e nao sei como faser isso ele ja ta tomando antibiotico mas urina pouco

  27. maria da gloriaoliveira

    bom gostei muito das dicas eu tenho duas gata adultas e uma cadela, umas das minha gata tem uma inflamação na versícula ha mais de um ano já dei vários antibióticos mudei a ração e ela continue urinando sangue e se exprimendo para urinar é dar dó eu sofro junto com ela, já não sei o que fazer por favor me ajude fico grata obrigada.

  28. Henrique Trindade

    Meu gato está sentindo muita dor, miando pelos canatos da casa. na sua bexiga está saindo uma secreção que acaba tomando uma forma de bolha obstruindo o local.
    Há uma pilha de roupa no quarto e ele quer se acomodar no local. poderia me responder oque ele pode ter ?

  29. adriana feliciana da silva

    favor quem pode mim ajuda eu tenho um felino castrado não mija e nem comi nada ja foi 3 x ao vet mas não ajudou em nada foi sondado e piorou agora ta muito deprimido vomitando e não come e nem bebe e eu não tenho mas nem um dinheiro pra gasta o que faço mim ajudem eu to vendo o meu frajola morre diante dos meus olho e não sei o que fazer ??????

  30. Ingrid

    Oi pessoal! Me ajudem por favor. Minha gatinha está desde ontem com sintomas de infecção urinária. Já tive um q teve então tinha o remédio europet em casa estou dando um comoprimido por dia e mais a ração purina para problemas urinários. Só q agora o xixi está marrom ou seja um pouco de sangue! Alguém sabe se é normal pelos medicamentos Ovxixi sair assim? Tenho dúvidas ese ele está tirando a infecção ou se n esta adiantando. Não tenho dinheiro agora pra leva – lá ao vet

  31. Matheus

    meu gato nao esta conseguindo fazer coco de tao podre que esta a areia.

  32. Luciana Marinho

    Oi, meu caso é bastante frustante. Tenho uma gata que começou tendo esses problemas. Levei ao veterinário para um exame. Foi coletado sangue, mas o resultado voltou normal. Passaram um medicamento para balanciar o ph da urina e parece que fez algum efeito (ou coincidencia). Porque depois voltou o problema. Então levei novamente ao vet onde foi feito um raio x, coleta de urina e nada de errado foi encontrado. Não apresenta febre e o veterinário diz que pelo toque ela está esvaziando a bexiga. Desde então não sei o que fazer. Ela passa dias indo, depois volta ao normal, volta o problema, melhora e fica assim……preciso de ajuda, alguém sabe o que pode ser? Já faz algum tempo que esta assim, mas não perdeu peso e continua comendo bem. O veterinário falouque pode ser estresse. Ela é realmente bem medrosa e acho que se estressa com qualquer barulho estranho. Desculpa o rtexto grande, mas estou super chatiada. Obrigada pela ajuda de anti mão.

  33. dade

    meu gato tem 3 meses tomou uma pancada e esta andando um pouco desengonsado e isto foi ontem e hoje notei que a urina dele está um pouco avermelhada o que fazer?

  34. MARICENE

    meu gato esta orinando amarelo qual remdio teho que dar aela ela e obesa e idosa tem 15 anos estou dando soro caseiro .

  35. Rose

    Gente, em todas essas situações o melhor sempre é levar no veterinário, e não leve em qualquer um, leve em um que tenha referencias, pois existem muitos inexperientes por ai…urina vermelha com certeza é sangue, faça um teste, jogue água oxigenada de 10vol no xixi e se borbulhar é sangue.O gato fica com o xixi só pingando, e fazendo em lugares que não é de costume, é porque esta obstruído o canal da uretra, possivelmente por algum cristal,naõ tem outra solução, tem passar a sonda para desobstruir, mas ela não pode ficar mais que dois dias, senão inflama.
    Meu gato teve todos esses prolemas e ja ate fez uretrostomia peniana 2 vezes porque a 1 não deu certo.

  36. gabriel costa

    gente meu gato morreu hoje por conta disso ai estou muito triste mais já levei ele no medico mais o medico passou um remédio para ele e ele melhorou mais depois de um mês ele adoeceu denovo e hj atarde ele morreu e ele se chamava neymar

  37. Marcus

    Minha gata tem 5 meses e nos últimos 2 dias percebi que ela não estava fazendo xixi. Uma amiga já havia me falado da retenção que os fatos fazem da urina e que o dela teve que tomar uns remédios. Levei a minha no veterinário e ele passou um antibiótico e pediu que eu mudasse a ração dela para uma da marca PURINA (PRO-PLAN), na embalagem diz que é uma ração específica para Trato Urinário. Ela vai comer durante 3 meses só essa ração, aqui na minha cidade custa R$ 26,00 400g.
    Até agora não percebi muita melhora.
    Ela bebe pouca água, então estou dando água em uma seringa para ela.
    Achei estranho também porque ela deixou de defecar, antes fazia umas 3 ou 4 vezes por dia e agora apenas 1 vez.

    Boa sorte para todos.

    • DHENIFFER

      Olá boa tarde pessoal pra quem leu os comentários acima tem um q fala sobre massagem e ter resolvido o problema do gatinho , pois então eu fiz e tbm deu certo retirei as pedrinha ‘cálculos renais meu gato tbm estava com cistite’ tempo depois de eu tirar a pedrinha ele ficou deitado e esmorecido dai peguei ele pra levado no vet quando estava com ele no meu colo tipo pendurado não deitado sai uma secreção amarelada e xixi com sangue me sujou toda rsrs mas fiquei aliviada e super feliz então gente recomendo essa tal massagem bjs .

  38. Eva

    Muitos comentários , mas sem resposta. Eu gosto mto de homeopatia . Curei uma gata com homeopatia, primeiro ela sofreu mto tomando injeção. Receitado por uns vet feito a martelo. Tão formados mas não sabem o q receitar para os bichinhos não sofrer..

  39. lao

    bem..entrei nessa postagem..pois estou passando pelo mesmo problema com meu gato hoje…ele está com sua parte genital inchada…e sangrando muito…hj amanheceu melhorzinho mas…não consegue urinar fica horas…sentadinho e mal sai uma gotinha…
    está sofrendo …pois percebo q ele se aquietou muito…

    ele e mais duas gatas vivem dentro de casa… ele se alimenta bem até demais…
    talvez seja esse caso de obesidade como disserama cima…hehehe…

    e as duas gatas não deixam ele pegar elas, rsrsrs ele machuca elas e então elas tem medo…provavelmente os três ainda são virgens…ou talvez foi justamente isso q aconteceu…ele talvez tenha conseguido e se machucou….mas enfim…se alguém em cima do q contei puder me auxiliar…agradeço

  40. Carlos

    Coloquem muitos potes de água espalhados pela casa, isso evita do gato ficar muito tempo sem beber água e ter pedra nos rins, o que pode ocasionar obstrução na uretra. Na minha casa eu fiz um bebedouro para ele, colocando em uma vasilha grande uma bomba de água de fonte(30R$) e uma mangueirinha

  41. GONÇALO XIMENES DE SOUSA

    MINHA GATA CASTRADA DE 2 ANOS, ESTÁ FAZENDO XIXI COM SANGUE. O QUE É MAIS RECOMENDADO COMO TRATAMENTO?

• Assuntos Relacionados •