No verão é necessário usar protetor solar. Todo mundo sabe disso. Mas quando nos deparamos com aquela prateleira cheia de produtos, qual escolher? E depois que finalmente escolhemos um, onde aplicar? De quanto em quanto tempo? Responderemos essas e muitas outras perguntas a seguir.

Qual? – Na hora de escolher o protetor solar, devemos considerar alguns fatores.

1) Tipo de pele – Pessoas com a pele seca devem dar preferência a protetores em forma de creme. Pele normal se adapta a creme, loção, gel-creme, spray. Pele oleosa requer protetores leves em gel ou gel-creme.

2) Face ou corpo – Sabemos que a pele do rosto é mais sensível, portanto o fator de proteção deve ser no mínimo 30 para a face e 15 para o corpo. Protetores de textura delicada são ideais para o rosto, enquanto cremes e sprays adequam-se ao restante do corpo.

3) Com ou sem base – Hoje em dia há cada vez mais opções de protetores com base colorida, ou seja, um só produto oferece proteção solar adequada e faz a cobertura da pele como uma base (maquiagem). Boa opção para o dia a dia. Permite substituir a base e o protetor por um produto só.

4) Doença de pele – Pessoas com doenças de pele que pioram com o sol devem usar protetores específicos, recomendados por seu dermatologista.

Onde? – Toda área exposta do sol deve ser protegida. Aplique o protetor no rosto e restante do corpo. Atenção: é comum esquecer de usar o protetor em áreas que também queimam, como as orelhas, pescoço, mãos e os pés. Os lábios devem ser protegidos com filtros específicos, em forma de bastão ou creme, ou ainda por batons com filtro solar.

Dr. Nuno Osório

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Protetor solar: qual, como, quanto, onde, quando? – Parte 1

  1. ANA MARIA RAMOS CARNEIRO

    e é bom salientar que, como as mulheres são vaidosas
    o filtro solar vai ajudar a manter a PELE JOVEM POR MAIS TEMPO, POIS O SOL FAZ AS FIBRAS DO COLAGENO
    ARREBENTAREM O QUE CAUSA FLACIDEZ E ENVELHECIMENTO PRECOCE NA PELE, E NOS LABIOS A PROTEÇÃO VAI PREVENIR CONTRA O QUE OS MEDICOS CHAMAM DE CODIGO DE BARRA (QUE HORROR!…)
    DR., FAVOR CORRIGIR SE EU ESTIVER ERRADA.

• Assuntos Relacionados •