Meninas, nunca contei para vocês, mas sou ex fumante. Fumei Malboro vermelho durante 5 anos e fumava mais de um maço por dia. Nunca imaginei que contaria isso para vocês aqui, mas quando vi o post que as queridas nutricionistas do blog mandaram, achei que seria uma ótima oportunidade…

Adorava fumar, minhas amigas todas fumam e era uma delícia sentar em um café e fumar um cigarrinho. Mas todos nós estamos cansados de saber que cigarro mata, faz muito mau e não traz nenhum benefício para a nossa vida!

Foi aí que em 02 de fevereiro de 2009 estava tomando banho quando decidi: “nunca mais vou fumar!”. Dito e feito. Estava decidida que o cigarro não faria mais parte da minha vida e que o quanto antes me livrasse dele, mas fácil seria.

Lembro que na época fiquei morrendo de medo de não aguentar, e acabei abrindo mão de outras coisas para evitar o cigarro. Parei de tomar café e de beber bebidas alcóolicas, já que esses dois hábitos faziam com que eu tivesse mais vontade. Hoje, de vez em quando, tomo um cafézinho, mas, desde então, cortei a bebida da minha vida!

Outro medo era de engordar… É super comum uma pessoa parar de fumar e “trocar” o vício por uma outra coisa, e a ansiedade faz com que a pessoa corra para chocolates, frituras e comidas em geral… Mas, hoje, nossas nutricionistas vão nos dar dicas de como evitar isso:

“Um dos receios mais comuns ao deixar de fumar é o ganho de peso. Embora seja verdade que muitos indivíduos chegam a ganhar peso, outros estudos mostram que a grande maioria dos indivíduos volta ao seu peso inicial nos doze meses seguintes após abandono deste hábito.

O aumento de peso após parar de fumar ocorre em parte pela diminuição da taxa metabólica basal, quando a nicotina desaparece, uma vez que esta, tal como a cafeína, tem a capacidade de aumentar a taxa metabólica há uma diminuição em torno de 6% do metabolismo, sem considerar sua ação na diminuição do apetite. O tabaco e a nicotina podem ter outros efeitos fisiológicos que afetam o comportamento e os mecanismos sensoriais e conseqüentemente afetam a ingestão alimentar e o aumento do apetite.

Para quem planeja deixar de fumar, mas está preocupada com o risco de aumentar o peso a chave do problema está em equilibrar o balanço energético, ou seja, balancear o consumo e gasto de calorias.

  1. Faça um diário alimentar 5 dias antes de deixar de fumar.
  2. Continue a fazer o diário após deixar de fumar. Compare com o que comia antes e identifique os tempos em que come mais e o tipo de alimentos ingeridos.
  3. Aprenda a ultrapassar os momentos mais difíceis e faça lanches de baixo valor calórico. De acordo com especialista a vontade de voltar a fumar dura no máximo 5 minutos.
  4. Dê um fim às guloseimas como: doce, biscoito recheado, chocolate e pacotes de salgadinho – para não devorá-las em um ataque compulsivo. Aposte em biscoitos com fibra em pacotes individuais, frutas secas como damasco e ameixa, além de pipoca de canjica salgada. O crec-crec desses petiscos ajuda a aliviar a ansiedade e não são tão calóricos.
  5. Tenha sempre a mão alimentos saudáveis para beliscar: morango, mirtilos, jabuticaba e amora; frutas cortadas em cubinhos (pera, maçã, melão), hortaliças cortadas no formato de palito (pepino, cenoura, nabo, erva-doce fresca, rabanete e tomate). Deixe em potes na geladeira já pronto.
  6. Faça refeições a cada 3 horas para evitar “ataques de fome e compulsão”.
  7. Mantenha-se ativo. Exercício queima calorias e ajuda a controlar o peso, além de liberar substâncias que trazem bem-estar, reduzindo a vontade de acender um cigarro.
  8. Inclua ovo, frango, peixe e carnes magras no almoço e jantar; shake proteico, queijo fundido light (tipo Polenguinho) e fatias de peito de peru no lanche. As proteínas aceleram o metabolismo, dão mais saciedade e reduzem o comer compulsivo.
  9. Evite o cafezinho. Alguns alimentos “convidam” a fumar, portanto é melhor tirá-los da mesa nas primeiras semanas: carnes, bebidas alcoólicas (cerveja, vinho) e principalmente o café.
  10. Capriche na hidratação. A hidratação ajuda a desintoxicar o organismo, já que a nicotina é liberada pela urina. Beba água a cada hora e sempre que vier a ter vontade de fumar.
  11. Tenha sempre na bolsa ou na gaveta do escritório algo passível de ser mordiscado: bala e chiclete diet, canela em pau, lasquinhas de gengibre, cravo, anis-estrelado.”

por Lorença Dalcanale e Juliana Capatto

Como parar de fumar e não engordar

Tags: , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 Comentário:Quero parar de fumar, mas não quero engordar. O que fazer?

  1. Pimenta e Limão

    Aii eu tmb fumava, comecei a fumar com 13/14 anos e tmb foi em 2009 que eu decidi que nunca mais ia fumar. Sei que se desse um trago, voltaria a fumar.. até hj sinto isso. E olha que eu nem fumava tanto, fumava tipo 4 cigarros por dia no máximo. Mas tem que ser radical mesmo!

  2. Tifany Salgado

    Amei o post, Bru.
    Também tô aqui na luta pra parar de fumar, mas falta coragem, ou seria vontade?! hahaha… Não é fácil. Decidir parar de fumar de uma vez é mais difícil do que ir parando aos poucos, embora eu acredite que não tenha muito sucesso na segunda opção. Fico feliz que vc tenha conseguido. Tô precisando me esforçar mais…
    Beijos!!!

  3. Bruna

    Bru… tb sou ex-fumante… fumei durante alguns anos também muito por ter morado sozinha enquanto fazia faculdade… era bem ruim! O cigarro era minha companhia (que horror dizer isso, mas acabou sendo)… depois substituir pelos exercícios físicos e nunca mais quis saber… graças a Deus nunca mais tive vontade de colocar na boca…!

    Adorei o teu depoimento!

  4. Thuany

    Parabéns pela força de vontade e superação, Bru!

  5. angelica

    adorei o post
    pq tem muitas pessoas que precisam saber algumas respostas e não sabem onde encontrar
    parabéns
    beijos

    http://www.blogdaangelica.com.br

  6. Barbara Albuquerqu

    Querida , esse depoimento só fez aumentar minha admiração …. Por saber que vc além de ajudar com sua influencia pessoas que tem o vicio do cigarro , qdo vejo as campanhas do desabandone e posts como esse vejo que vc é super humana rsrs pq qdo vejo vcs (it girls ) todas lindas …com roupas lindas…cabelos impecáveis, com as bolsas dos meus sonhos rsrs a gente pensa que vcs nao existem ! Rsrs
    1000beijos

  7. Nathálie

    Bru, não sou fumante e nunca fumei. Mas, meus pais fumavam durante muitos anos e só eu sei como o cigarro incomoda nós que vivemos em volta dos fumantes, meus pais não tinham um pingo de noção, fumavam perto de mim e de minhas irmãs enquanto eramos crianças, fumavam em ambiente fechado e tb fumavam muito mais de um maço por dia… Por isso eu sempre tive pavor de cigarros, odeio com todas minhas forças. Foi quando minha mãe engravidou de minha irmã mais nova e teve que parar durante a gestação, nessa época meu pai disse que nunca mais fumava e parou definitivamente. Minha mãe após a gestação voltou… Mas, foi tentando parar e hoje nenhum dos dois fumam graças a Deus. Fiquei muito surpresa em saber que você já fumou, não imaginava nunca, não combina com você. Mas, não é uma critica… Que ótimo que você não fuma mais. beijos Nath

  8. Fe

    Parabéns Bru! Você não poderia ter tomado uma decisão melhor!
    Vou mostrar este post para uma amiga da minha mãe que não consegue largar o vício! E você já viu um livrinho com dicas para parar de fumar? É em formato e tamanho da caixa do Marlboro! Uma ideia super bacana e acredito que ajude! Beijos Fe.

    Para dicas e novidades: http://www.fesparkle.blogspot.com

  9. carolina

    Oi Bruna,parabéns! Adorei o post! Eu também sou ex fumante, parei de fumar tem 9 meses…foi de um dia pro outro, acordei e resolvi nunca mais fumar. Fumei durante 15 anos…e fumava muito,muito! Ja tinha passado da hora de parar. Mas eu sempre gostei muito de fumar. Sentar com as amigas,conversar,fumar um cigarrinho…eu amava! Nos finais de semana fumava demais,era so começar a tomar uma cervejinha, ia uns dois maços fácil, fácil…algumas pessoas falavam pra mim, que eu fumava demais, e isso tava me incomodando muito,. Comecei a fumar muito cedo, algumas vezes tentei parar mas não completava nem 1 mês e voltava. Na verdade as vezes que tentei eu nunca quis realmente parar.
    Dessa vez eu resolvi assim que acordei…disse pra mim mesma,nunca mais vou fumar e nunca mais fumei!
    No começo foi difícil demais,agora ja me acostumei,inclusive detesto o cheiro do cigarro…virei uma ex fumante chata!
    O problema é que engordei 6 quilos. Isso ta me chateando demais,foi rapidinho,quando assustei minhas roupas ja estavam apertadas. Entrei pra academia e to tentando recuperar! Se Deus quiser vou rapidinho perder esses indesejáveis quilos a mais! Apesar de estar gordinha,falo com toda certeza que foi a melhor coisa que fiz! Fiquei feliz com seu depoimento. Parabéns por se expor e contar para suas leitoras! Te admiro ainda mais por isso!
    Também tenho paixão por cachorros,te sigo no instagram e sempre achei seu trabalho maravilhoso!
    Continue assim tão especial!!
    Beijo com carinho

  10. Maria Cecilia Junqueira

    Ainda bem que existem pessoas como você pra falar sobre esse assunto que poucos falam. O cigarro dá vergonha, estou parando e é horrível quando a vontade bate. Me render a 01 cigarro no fim do dia é ruim e acredito que farei como você fez! Ainda bem que entro no seu blog todos os dias!!!!

  11. Thauany

    Bru, adorei o post! Que bom que você largou esse vício. Estou sentindo falta de você responder os comentários! Você era tão atensiosa com a gente.

  12. Cecilia Lowery

    Olá a todos! O meu nome é Isabel e sou de Portugal. Estou com 32 anos e em Dezembro último parei de fumar os 20 ou 30 cigarros que fumava desde os 20 anos. Deixei o cigarro de lado com relativa facilidade, mas estou com muitas dificuldades para controlar o meu peso… melhor dizendo, para controlar a ingestão de alimentos. Principalmente à noite, acabo por comer imenso e de forma descontrolada. Em consequência, desde Dezembro já engordei cerca de 10Kg. Está a tornar-se um problema muito sério para mim e que sinto começa a por em risco o abandono do vicio…. boa sorte para nós!

  13. Thiago

    Finalmente, o eBook sobre Parar de Fumar mais conhecido em todo o mundo acaba de chegar ao Brasil! Largar o vício do cigarro de uma vez por todas é o sonho de muitas pessoas e o tão esperado eBook “Pare de Fumar em 5 Passos” pode ajudar você a realizar este grande desejo.

    http://bit.ly/13kDgKb

  14. Lucinda Botas

    Fumo há 30 anos e deixei de fumar apenas por 2 vezes. Uma quando estava grávida e outra há cerca de 7 anos mas apenas durante 3 meses e foi o suficiente para engordar 5kgs. Neste momento por questões de saúde preciso mesmo de deixar, mas tenho pavor em engordar pois a minha herança genética nesse campo é pessimo. Meço 1,72m e neste momento peso 65k e não posso engordar mm! Será que me podem ajudar? Obrigada

  15. Fernanda

    Nossa eu tb parei de fumar, muito difícil mesmo… tem que ter muita força de vontade determinação, parei de fumar dia primeiro desse ano tem 19 dias, tem dias que acho que não vou conseguir, evito até entrar na padaria, tem dias que fico muito triste, e acabo comendo compulsivamente fumei 4 anos e meio, o segredo é nunca experimentar porque não sabemos se temos hábitos a futuros vícios, comecei a fumar em baladas fumava somente cigarro mentolado e quando ia pra balada, mais depois fui tendo vontade de fumar e comecei a fumar cigarro normal. tentei parar varias vezes, diminuir acho mais difícil ainda pq na hora que vc vê já fumou muito o dia todo, vc fuma sem ver a quantidade. Quando tentamos parar e e temos uma recai´da é muito ruim.Estou muito determinada a continuar com meu objetivo, a diferença no paladar é nítida…. VAMOS LÁ NÉ FORÇA, FOCO E OBJETIVO… VOU CONSEGUIR

  16. Helo

    fumo a 5 anos e decidi parar de fumar a 2 dias e meu maior medo e engordar ….. fico feliz pela sua superaçao nao e facil masss co m forca de vontande conseguimos

  17. michele moraes

    Em junho de 2013,tive um problema de insônia e achei que fosse tensão ,a alguns dias novamente tive esse problema, mas desta vez foi pior,insonia seguida de taquicardia….noites em claro..hospital e diasepan para durmir…cheguei no meu limite,estou há alguns dias sem fumar…minhas filhas estão sofrendo muito com minha ABSTINENCIA,eu choro …e pior tenho muito medo de engordar…ainda não estou comendo muito,pratico todos os dias esporte,mas estou com muito medo,algum pode me ajudar…

  18. Mario

    Devia ficar bem gata fumando, vc sabe disso.

  19. elienar

    parei de fumar faz 2 mêses e já engordei 6 quilos mais estou decidida a nunca mais fumar pois fumei por mais de 30 anos e preciso muito manter minha palavra um beijo para todos que quere deixar o sigarro poi é um vicio muito triste.

  20. jamily

    Estou a 5 dias sem fumar, não está sendo fácil principalmente o medo que tô de engordar, não paro de biliscar comidas. Aff já até pensei em voltar por causa disso.

  21. jose donizeti

    meus amigos fumo 35 anos ja parei um periodo de 6 meses voltei fumar nao sei porque agora parei novamente faz 4 semanas esta muito dificil mas vou conseguir ja estou me sentindo bem melhor , estou fazendo caminhadas longas todos os dias esta me ajudando muito muito ansioso nervoso com a apoio da minha familia e fé em deus vuo consiguir ,Meus amigos nao desistao

  22. jonson

    eu consegui sem engordar olha http://www.paredefumaragora.vai.la

    • Néia

      Bom dia,comecei a fumar quando eu tinha entre 13/14 anos,hoje estou com 42 anos.Já parei por 1 ano e 7 meses e no ano de 2000 eu acabei indo á uma festa e voltei a fumar.Então hoje esta fazendo 2 dias que não estou fumando,estou decidida, á não voltar mais.Espero conseguir com ajuda de pessoas que já pararam.

  23. ANDREA

    Boa tarde á todos, esta é minha terceira tentativa perdi meu paizinho de carcinoma de pulmão de um mês para o outro, maior trauma da minha vida, da minha famlia, depois disso jamais fumei sem culpa, fumei na gravidez (um crime) rezava todas as noites e pedia perdão à Deus, e para minha filhinha não ter problemas por culpa minha, e DEus foi muito bom comigo…6 meses depois do nascimento da minha princesa meu paizinho se foi…tenho 31 anos, fumo desde os meus 13 anos, em média 25 cogarros por dia, em jejum e etc..Bem…hoje dia 29/03/16, estou em meu segundo dia sem cigarro, tomando o BUP e adesivos, quero ver minha filha se casar, ter filhos, não quero que ela sofra como sofremos a morte precoce do meu pai com 59 anos, por causa deste maldito cigarro!!! Peço a Deus a todo momentoi, me livrai deste mau senhor, não me deixe sofrer assim, pois a minha relação com o cigarro ia além do vício difícil da nicotina, era meu amigo, minha identidade, nossa, é uma vazio, uma tristeza, uma angustia, MAS ESTAR VIVA, E NÃO ESTAR PAGANDO PARA MORRER A CADA CIGARRO, JÁ FAZ VALER A PENA…Que todos nós, tenhamos forças até o último dia de nossas vidas!!! Um dia vai ser mais facil. abraço em todos.

• Assuntos Relacionados •