Elas surgem após as espinhas, cirurgias ou até mesmo um simples arranhão. Deixam marcas às vezes imperceptíveis, mas muitas vezes visíveis. Nesta semana conversaremos sobre as cicatrizes.

Sob o aspecto dermatológico podemos dividir as cicatrizes em dois grupos principais: atróficas e hipertróficas ou queloides.

As cicatrizes atróficas são aquelas claras e deprimidas, que geralmente resultam de processos inflamatórios, como as espinhas, e algumas vezes de cirurgia. Podem ser circulares, lineares ou alargadas, dependendo da lesão original e da tensão no local. O tratamento é difícil. Cremes com ácidos melhoram um pouco a superfície e a pele ao redor, mas não são suficientes. O melhor tratamento são os lasers que estimulam a produção de colágeno, substância que “preenche” as cicatrizes. São necessárias várias sessões e o resultado é variável.

As cicatrizes hipertróficas geralmente surgem após cirurgia, são sobrelevadas, avermelhadas ou violáceas e podem coçar. Em alguns casos, melhoram espontaneamente em 6 meses a 1 ano. Quando tornam-se persistentes e crescem além das bordas da cicatriz original são denominadas queloides. São mais frequentes em algumas áreas, como tórax, ombros e lóbulos das orelhas, às vezes desfigurantes e inestéticas. O tratamento é difícil, embora haja inúmeras possibilidades, que são: infiltração de medicações (a mais usada é o corticoide), terapia compressiva, cirurgia seguida de betaterapia (um tipo de radioterapia), lasers. Pessoas com tendência à cicatrização hipertrófica ou queloides que forem submetidas a cirurgia são beneficiadas por tratamentos preventivos logo após a retirada dos pontos, como o uso de gel e placas de silicone, laser e betaterapia por exemplo, na tentativa de evitar uma cicatriz indesejada.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

 

Tags: , , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

27 Comentário:Resolvendo as cicatrizes

  1. Patrícia

    Bruna, seu blog é muito interessante, sua proposta de abordar vários assuntos é perfeita, é foge do senso comum que é só ” look do dia”. Uma sugestão para um post futuro e dermatite perioral. Eu tenho e foi bem complicado até ter o diagnóstico certo e gastei tempo e dinheiro com vários remédios que não adiantaram. Beijinhos

  2. Juliana

    Olá Bru querida tudo bem? Amoo o seu blog!!

    Gostaria de saber se há algum jeito de disfarçar as cicatrizes de cirurgias como de visícula, tenho 20 anos e vou ter que operar :/ Gostaria de saber se há a possibilidade de ao menos minimiza-las!! Por favor se puder me ajudar!!

    Beeijos e obrigada!

  3. Bru Pacífico

    Vou perguntar para a Dra. Camila o que você pode fazer, tá?
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  4. Bru Pacífico

    Oi Patricia,
    Adorei saber que gostou do blog e da sua sugestão!! Vou fazer um post sobre o assunto!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  5. Mysia

    Existe uma pomada CONTRACTUBEX que ajuda a cicatriz a se tornar mais delicada .Sö deve ser usada após 10 dias de cirurgia, se tudo estiver bem sequinho ,sem infecção.óleo de rosa de mosqueta também ajuda. Mas terá que persistir …

  6. Juliana

    Muito obrigada e fico no aguardo! Você é muito atenciosa!! Beijos

  7. Juliana

    Mysia, muito bom saber disso!! Obrigada! Beijos

  8. Cris

    Adorei a dica!
    Estou postando looks aqui de Los Angeles e acessorios de verao:

    http://www.thegavlaks.com

  9. Fernanda

    Eu caí recentemente e estou passando cicatricure gel três vezes por dia, e está cada dia menos visível! RECOMENDO.
    Beijos!

    Para dicas e novidades nas unhas, entre no meu blog: http://www.fesparkle.blogspot.com

  10. Ana Carolina

    É verdade, Juliana.
    O cirurgião plástico indicou essa pomada Contractubex pra minha mãe.
    Você deve aplicar massageando em pequenos movimentos circulares ao longo da cicatriz, sempre forçando um pouquinho pra baixo como se estivesse empurrando a cicatriz pra dentro.
    Isso vai evitar que a cicatriz fique alta ou grosseira.
    Mas lembre-se, não faz milagres. Apenas ameniza a inevitável cicatriz, o que já é interessante.

  11. Juliana

    Ana Carolina, vou comprar esta pomada! Muito obrigada 🙂

    Beijos

  12. Letícia

    Oi Bru!!
    Adoro o seu blog e o modo que você escreve para nos leitoras….
    Você poderia pedir para os Drs. escreverem um pouco sobre a queda de cabelo… até que ponto é normal, as vezes com as progressivas dá a impressão que os cabelo caem mais rsrs
    se realmente há algum tratamento ou se só iremos gastar dinheiro com as propagandas que vemos…
    Obrigada!!! =)

  13. Cristiana Soares

    Oi,Bru…Todos os coments que reforçam a superioridade do seu blog em relação aos outros me deixam felizes, seja por saber que as pessoas sabiamente não aguentam mais tanta apelação ao superconsumismo e vaidade, se restringindo a serem blogs fúteis e também pq reforçam a necessidade de estes outros blogs entenderem que está faltando o principal…conteúdo inteligente, português bem escrito!Afinal, mulher gosta de futilidade,mas não só de futilidade,não é?
    Parabéns, seu blog é especial demais!

  14. Carol velloso

    Esse post foi em minha homenagem!!

  15. Nathália

    E as cicatrizes de queimaduras graves? são tratadas como quelóides ou não tem muito tratamento?
    O blog tá de parabéns!
    beijos

  16. Bru Pacífico

    Oi Nathália,
    Acho que cicatriz de queimadura é diferente… Vou saber mais sobre isso com a Dra. Camila Seque.
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  17. Bru Pacífico

    Foi mesmo Ca!!!
    Espero que tenha gostado!!!
    Beijos
    Bru

  18. Bru Pacífico

    Oi Cristiana,
    Fiquei muito feliz de ler o seu comentário!!
    Obrigada pelo seu carinho e atenção!!
    Beijos
    Bru

  19. Bru Pacífico

    Oi Letícia,
    Adorei sua ideia! Vou pedir para eles escreverem sobre esse assunto!
    Obrigada
    Beijos
    Bru

  20. Bru Pacífico

    Oi Fernanda,
    Que bom que está melhorando sua cicatriz!
    Beijos
    Bru

  21. Bru Pacífico

    Obrigada Cris!!
    Beijos
    Bru

  22. Juliane Laurentino

    Uso há anos o creme com ácido nas cicatrizes de espinhas no rosto. Ele ameniza sim, mas realmente sozinho não resolve. Estou conversando com a minha dermatologista para começar um tratamento mais eficaz. Não aguento mais essas “marquinhas”, ainda que sutil, me incomodam. haha

    Beijos, Bru!

  23. Bru Pacífico

    Oi Juliane,
    Realmente é muito importante ir ao dermatologista para fazer tratamentos específicos. Também me incomodo com marcas pequenas…
    Beijos
    Bru

  24. Carolina

    Bru to fissurada no teu blog, super legal, cheio de conteúdo. Posso fazer um pedido? ja que vc tem acesso a dermatologista aqui no blog, sera que vc poderia abordar o assunto Keratosis Pilaris? Ja fui em todos os dermatologistas aqui em LA e ninguém resolve meu problema! Gostaria de saber qual o tratamento mais recomendado ai no Brasil para o KP.
    Obrigada,
    Beijos
    Carolina

    http://www.umabrasileiraembeverlyhills.com

  25. Bru Pacífico

    Oi Carolina,
    Adorei saber que está gostando do blog viu!
    Vou falar para eles fazerem um post sobre o assunto, tá!?
    Obrigada pelo carinho!
    Beijos
    Bru

  26. Camila

    oi Patricia eu tambem gostei do seu blog muito bom muito bom mesmo ate ajuda as pessoas que precisam dessa informaçao muito obrigada!!!

  27. Faby

    Olá Bru!! Boa noite muito interressante seu blog e muitoo linda vc quanta beleza para uma pessoa só heim..rs minha dúvida é onde que esses dermatologistas atendem… e gostaria que perguntasse aos dois dermatologistas. o seguinte cai de moto e dei dois pontos acima da boca.. tem seis meses.. então.. deu uma cicatriz hipertrofica.. tou indo ao dermatologista.. e tenho que voltar nele.. gostaria de perguntar opinião de outro medico sobre o corticóide se eu aplicar o corticoide e dpois precisar fazer alguma plástica se tem alguma interferência.. e se eles acham q uma plástica resolveria.. muito obrigadaa!!

• Assuntos Relacionados •