Muitas pessoas acreditam que o gato pula da janela do apartamento porque estava infeliz, tentando fugir ou se suicidar, mas na verdade muitos gatos caem por estarem caçando mosquitos, borboletas e pássaros, ou tirando uma boa soneca no peitoril e se desequilibram.

Já disse e repito, gato em apartamento só com todas as janelas teladas! E não existe a história de que ele já tem mais idade, nunca caiu, já se acostumou, não… Eles caem sim!!!

Algumas janelas basculantes não permitem a colocação da tela (só se fosse por dentro), daí a opção dos limitadores que são correntes que impedem a abertura total da janela para que o gato não consiga passar.

O fato interessante desta história é que a altura que o gato cai pode influir na chance dele sobreviver. Então todos pensam: Claro! Quanto mais alto pior! Errado…

O gato em queda livre se posiciona de um modo que diminui a sua aceleração e se coloca de uma forma que a força do impacto se distribui em uma área maior. Mas ele precisa de tempo para se posicionar, por isso se ele cair de uma altura menor que o sexto andar pode não conseguir se preparar. Nem por isso os gatos que caem de andarem maiores não se machucam e não podem ir à óbito, mas já vi um gato sobreviver a uma queda do 19o andar. É bastante comum terem traumas torácicos, em membros e cabeça.

Todo animal que sofre uma queda de qualquer andar deve ser avaliado por um vererinário. Algumas lesões podem ser pequenas e evoluírem de forma lenta e silenciosa. O felino pode ter hemorragias, ruptura de bexiga e até do diafragma e aparentemente parecer bem após o trauma. Com o passar das horas o quadro se agrava aumentando o risco de morte.

É um dos atendimentos de emergência mais comuns entre os felinos e não se pode perder tempo! Lembrando que a prevenção é o melhor remédio: tele suas janelas!

Tags: , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 Comentário:Síndrome do gato pára-quedista

  1. Bruna

    Não sou a maior fã dos gatos, mas como todo bichinho, quem tem, tem que cuidar e tomar os cuidados necessários.!! Se for preciso colocar tela na casa toda, que coloque, ué!

  2. Lara

    Bru, o seu blog é fofo demais! Destaca-se na multidão com esses posts sobre os bichanos – dos quais eu tbm sou fã =) Beijos!!

    • Bru Pacífico

      Oi Lara,
      Adorei saber disso…
      Obrigada pelo carinho viu!!
      Beijos
      Bru

  3. Cintia

    Dicas muito importantes, vou repassar. Isso é sério mesmo. Obrigada.

    • Bru Pacífico

      Oi Cintia,
      Repasse mesmo, é importante que as pessoas saibam disso!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  4. Amanda Santos

    To sentindo que esse post foi uma indireta pra mim amiga! hahahahahahahah
    Preciso realmente providenciar telas pro meu apartamento.
    Você sabe se existe algum tipo de tela que já vem pronta, de um tamanho padrão? Sem ter que chamar aqueles instaladores que fazem a maior sujeira e demoram?

    Beijoss!

    • Jann

      hahaha senti a indireta pra você também Man.. não vai deixar a Filomena cair!!

    • Bru Pacífico

      Mã vocês está precisando mesmo colocar tela na sua casa…
      Acho que não tem tela pronta…é preciso que alguém faça as medidas da sua janela ou varanda.
      Beijos
      Bru

  5. Maria Beatriz

    ótima dica!!! beijão!!!

  6. Ana Bordim

    Bru, adorei as notícia!
    Meu noivo recentemente adotou uma gatinha que apareceu na casa dele, e agora ela teve cinco filhotinhos (a danadinha conseguiu antes de ser castrada!). Quatro serão doados, mas uma bebêzinha e a mamãe vão ficar. Nunca tive gatinhos e nem ele, então é bom ler sobre isso aqui também! E obrigada, Dr. Laurence!

    Beijos!

    • Bru Pacífico

      Imagina Ana,
      Agora já sabe o que fazer para evitar esse tipo de acidente né!?
      Beijos
      Bru

  7. dani bernardes

    eu ja tive um gato que pulou e morreu buaaaaaa!

    Nossa eu adoro o blog, super acesso!

    Depois da uma olhadinha no meu!

    beijinhus

    dani bernardes

    http://danibernardes.com.br/

    http://danibernardes.com.br/

    • Bru Pacífico

      Oi Dani,
      Tadinho… Por isso é muito importante colocar tela né!?
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  8. Cath

    Amei saber sobre mais sobre gatos! Tenho uma gata e tomo todas precaucoes para ela n cair do meu apartamento! Boa iniciativa afinal fala-se pouco de gatos e muito mais de cachorro! Bjoo

  9. Cath

    Amei saber sobre mais sobre gatos! Tenho uma gata e tomo todas precaucoes para ela n cair do meu apartamento! Boa iniciativa afinal falam pouco de gatos e muito mais de cachorro! Bjoo

    • Bru Pacífico

      Oi Cath,
      É super importante tomar cuidado com janelas.
      Adorei saber que gostou do post!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  10. Andréia Morais

    Como já disse, muito legal a sua atitude de falar sobre os bichiiinhos! E principalmente de cuidar dos animais que as pessoas vão desgarrando pelo mundo!!! Beijos!!

    • Bru Pacífico

      Obrigada pelo carinho Andréia!
      Faço o que posso por eles!!
      Beijos
      Bru

  11. Luana

    Olá,
    Meu gato de um ano acabou de se jogar do 14° andar (aprox. 42 metros). Foi levado com urgência ao veterinário e os médicos estão cuidando dele… Não sei se ele está bem ou não. Ele pode ter sobrevivido? Não vi ele caindo, mas sei que foi perto de um canteiro com plantas (que talvez tenham amaciado a queda?)… Me ajude…

• Assuntos Relacionados •