Meninas, como foi o feirado de vocês? O meu foi uma delícia, mas bem cansativo. Fui para a praia pela primeira vez só eu, Filipe e Antonio e confesso que fiquei bem cansada. Muitas funções, Antonio é ligado no 220v e meus pais, nem irmãos estavam lá para dar dar um help quando precisava. Mas foi muito gostoso ficar só nós três, nos divertimos muito!!!

Bom, hoje vou contar um pouco sobre como foi o desmame do Antonio e a introdução alimentar dele. Sempre quis amamentar meu pequeno por bastante tempo, mas também já havia colocado um “limite” na minha cabeça. Queria dar de mama até os oito meses dele e foi assim que fiz.

Dei leite materno exclusivamente até os seis meses e aí começamos a introduzir as frutas. Ele no começo foi bem resistente, demorou umas duas semanas para começar a comer bem e descobrimos que ele não gostava de banana amassada. Nessa fase eu ainda dava o peito em todas as mamadas, a única coisa que mudou foi que acrescentamos a fruta entre uma mamada e outra (no período da tarde).

IMG_9863

Primeira vez que comeu fruta!

Depois de duas semanas que introduzi a frutinha começamos a dar a papinha. Ele estava com seis meses e meio e aceitou super bem! Foi aí que percebi que ele gostava mais de salgado do que doce. Depois de uma semana que introduzimos o almaço e ele estava comendo uma boa quantidade de papinha, cortei a mamada desse horário (12h).

IMG_0663

Primeira vez que comeu papinha!

Nessa mesma época também comecei a introduzir a mamadeira na vida dele, pois até então ele havia tomado mamadeira (com o meu leite) apenas duas vezes. Ah, e ele não pegava chupeta sob hipótese alguma (sempre tentava, mas ele tinha ânsia). Então eu fiz o seguinte, na mamada das 23h30, no momento em que ele estava dormindo, começamos a dar mamadeira com o meu leite. A primeira vez foi bem, na segunda médio e na terceira noite foi péssimo. Acho que quando ele percebeu que seria sempre a mamadeira e não mais o peito ele começou a rejeitar. Mas fui insistente! O Filipe que dava essa mamada, pois se fosse eu ele iria sentir o cheiro do meu leite e não aceitaria a mamadeira de jeito nenhum.

Cópia de FullSizeRender 2 copy

Depois de uma semana ele estava pegando super bem a mamadeira!!! Vitória, achei que fosse demorar mais… E agora iríamos para outra etapa: introduzir o leite em pó.

Nesse meio tempo, com sete meses introduzimos o jantar (19h30) e foi super bem! Como ele já comia uma quantidade muuuito boa, logo depois já cortei a mamada das 20h, horário que ele dormia e na época ele só adormecia no mamando no peito. (Depois vou fazer um post contando como foi ensinar ele a adormecer sozinho no berço)

Quando introduzi o jantar, a frutinha que eu dava a tarde, passou para a manhã! Então com 7 meses e pouco esses eram os horários do Antonio:

  • 7h mamava no peito
  • 10h frutinha
  • 12h30 almoçava
  • 16h mamava no peito
  • 19h30 jantava
  • 23h30 mamava na mamadeira com o meu leite (ainda!)

PS: esses horários variavam um pouco, afinal de contas não somos robôs, kkk. Gosto muito de uma rotina, mas sou contra inflexibilidade.

Voltando para a introdução do leite em pó:

Depois que ele pegou super bem a mamadeira e acostumou com o bico, comecei a misturar um pouco do leite em pó com o meu leite (150ml do meu leite + 30ml do leite em pó). Eu tirava o meu leite com bomba todas as noites, bem fresquinho para dar a mamada das 23h30!

Três dias depois aumentamos a quantidade do leite em pó (120ml do meu leite + 60ml de leite em pó) e fui fazendo isso até ficar 100% o leite em pó. Foi a melhor coisa que fiz, pois introduzi o leite em pó de uma maneira super sutil e natural e ele nunca rejeitou!(Esse processo demorou quase um mês).

Depois que ele estava tomando 100% o leite em pó na mamada das 23h30 (escolhi começar por essa mamada, pois ele estava dormindo, sonolento e achei que a introdução seria mais fácil assim do que se ele estivesse super acordado), comecei a dar o leite em pó na mamada das 16h.

E com 8 meses dei a última mamada no peito (a das 7h da manhã, pois era a única que havia restado) e nunca mais dei. Confesso que foi difícil, me senti meio mau, tipo péssima mãe, mas superei isso rápido. Até porque um mês depois eu iria viajar (tinha uma casamento fora do Brasil) então teria que desmamar ele até lá…

IMG_4909 copy

O difícil foi esperar o leite secar. Como sempre tive muito leite (tive mastite duas vezes), até os 8 meses a quantidade de leite que tinha era enorme (tirava leite na bomba e saia 300ml). E apesar de ter diminuindo as mamadas aos poucos e no final só estar dando a das 7h da manha, meu peito já ficava MUITO cheio e empedrado o dia todo.

Então, depois de 4 dias que parei total de amamentar o Antonio, já estava morrendo de dor, quase indo para uma terceira mastite, resolvi tomar o remédio para secar o leite. Sei que muitas mulheres são contra, mas não estava aguentando de tanta dor. Tomei o remédio para mim foi como água com açúcar, não melhorou quase nada. Ainda estava tudo empedrado… Resolvi tirar o leite com a bomba, esvaziei tudo o que podia e tomei novamente a medicação (lembrando que fiz tudo isso com a orientação da minha médica) e depois disso fiquei MUITO melhor e meu leite secou!

Resumindo, o processo de desmame foi demorado, mas com sucesso! E a introdução alimentar foi bem tranquila, Antonio come super bem!!

E a rotina do Antonio hoje em dia é a seguinte:

  • 8h mamadeira (dou na hora que ele acorda, então varia)
  • 10h fruta
  • 10h30 soneca da manhã
  • 12h30 almoça
  • 13h30 banho
  • 15h soneca da tarde
  • 16h/16h30 mamadeira
  • 19h banho (dou antes do jantar, para dormir cheiroso, pois ele engatinha o dia todo e acaba ficando sujinho)
  • 19h30 jantar
  • 20h30 dorme
  • 23h30 mamadeira

Desculpas pelo post longo, mas contei tudo sobre o desmame e a introdução alimentar!

Tenho algumas observações:

Obs1: dei a papinha batida até os 9 meses e só depois comecei a deixar pedaços (Antonio sempre engasgou muito e eu tinha medo de deixar pedaços). Hoje ele está com 7 dentes e como super bem.

Obs2:  comecei a introdução com Enfamil e no meio do caminho mudei para o Aptamil 2 Premium, que dou até hoje! Fiz essa mudança, pois o Antonio começou a ficar com prisão de ventre.

Depois vou contar para vocês como foi ensinar o Antonio a dormir sozinho no berço!

Espero que tenham gostado de saber um pouco sobre a minha experiência!

Beijos

Bru

G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentário:Sobre o Desmame e Introdução Alimentar do Antonio!

  1. Carolina

    Oii Bruna, adorei esse post! Meu filho Luiz tem 8 meses e meio, um pouco mais novo que o Antonio, então sempre acompanhei vocês e adoro saber sobre o Antonio. Aqui foi a mesma coisa, desmame por volta dos 7 meses e meio e a introdução alimentar progredindo a cada semana. A rotina alimentar aqui é um pouco diferente.. Procurei uma nutricionista infantil, só para ela acompanhar a alimentação e descobri que o leite é o principal alimento do bebê até 1 ano, a comida é complementar. Então ele precisa do leite mais vezes ao dia. Aqui a rotina é assim:
    8:00 as 9:00 – 120ml
    9:30 as 10:00 – fruta
    11:30 as 12:00 – almoço e fruta
    13:30 as 14:00 180ml
    16:00 às 16:30 – fruta
    18:00 as 19:00 – jantar e fruta
    19:00 as 20:00 – 120ml
    21:00 as 21:30 – 260ml

    No início achava que o espaço de tempo entre as refeições eram curtas, mas percebi que ele não estava ganhando o peso necessário, ele gasta muita energia nessa fase, então precisa se alimentar mais vezes. Mas cada bebê é diferente. E eu procurei uma nutricionista infantil por achar que o pediatra mesmo sendo maravilhoso, não estava atualizado sobre a nutrição infantil de hoje em dia.
    É isso.. Beijos 🙂

  2. Madalena

    Bruna, já te perguntei várias vezes no IG..o nome do seu filho não tem acento circunflexo? Acho que não né? Porque vc sempre escreve sem… E quando ouço vc falar nele, vc fala tipo “António”… É isso? ou é impressão? Bjs!!!!

  3. Mariana

    Adorei!!! Tenho um bebê de 9 meses que mama muuuito!! Adorei essas dicas!!😘

  4. Fla

    Obrigada pelo post! Será muito útil para mim, meu bebê tem 2 meses ainda… Por favor, faça o post sobre a hora de dormir!!! Meu bebê também só dorme mamando…

  5. viviane F

    Oi Bruna. Que bom que voltou. Estávamos com saudades.
    O Antonio esta lindo demais, uma fofura.
    Amooooo as fotos dele com a Frida. Acho muito bacana a forma como vc cria os dois juntos.
    Parabéns. Quando eu tiver o meu bebê quero criar assim também.
    E por isso que eu sou sua fã.
    Que Deus te abençoe sempre.

  6. Me and the CIty - NYC

    Bru, que legal! Acho que cada mãe tem de fazer o que é melhor pra ela e seu filho… eu sempre falo que mamãe felix = filho e marido feliz = casa feliz! haha. Meu filho tem 10 meses e eu ainda estou amamentando, mas pretendo comecar a transição pro leite de vaca perto de 1 ano. Beijos pra vocês – Fe

  7. Claudia

    Bru, legal o post! Aqui também tem bebê que mama muito, e como a recomendação da oMS, das associações de pediatria americana brasileira é até os 2 anos, e os benefícios são tantos para eles não pretendo interferir! Aliás, para eles e para nós mamães!!! Respeito tua decisão, mas cada pessoa deve saber com base nas suas prioridades. Bjao p vc!

  8. Claudia

    Ahhh e outra coisa você já testou o método bLW de introdução alimentar com o Antonio? Garanto que ele vai adorar!! Da um trabalhinho mas é super importante pra eles conhecerem outras texturas além da papa. Espero q vc curta… 😘😘

• Assuntos Relacionados •