SP-ARTE 2012

20 abril, 2012

Tempos de ebulição máxima estão prestes a chegar no circuito das artes de São Paulo. E o blog da Bru Pacifico antecipa as boas pra você.

Para quem não sabe, o mês de maio é palco da oitava edição da feira SP-ARTE, que contará com 110 galerias, sendo 27 internacionais e vindas de todos os continentes.

A enorme proporção que o evento atingiu nos últimos anos deve-se à diversos fatores e por isso o sucesso aconteceu de forma orgânica. Para se ter idéia, vale ressaltar que na primeira edição em 2005 eram 45 galerias sendo apenas uma do exterior.

O primeiro dos motivos é que as galerias internacionais estão mais atentas ao Brasil, com a crise na Europa e EUA, a América Latina apareceu como uma oportunidade. O interesse das pessoas no assunto aumentou e com isso jovens colecionadores surgiram. Além também das grandes galerias brasileiras como Luisa Strina, Fortes Vilaça, Leme, Luciana Brito e Mendes Wood que cada vez mais figuram no calendário internacional.

Seguindo o molde das grandes feiras internacionais, nesta edição haverá programação em parceria com museus como o MIS, MAM e Pinacoteca. Durante a semana serão três vans que sairão da bienal e farão um tour por esses museus, nos finais de semana serão seis vans. Outra novidade é que quem visitar qualquer um dos três museus a partir de abril ganhará um convite gratuito para a SP-ARTE.

As mudanças não param por ai. Este ano é o début do Laboratório Curatorial. Trata-se de um projeto educacional comandado por Adriano Pedrosa e Rodrigo Moura. Quatro pré-projetos foram selecionados entre centenas de projetos inscritos parar ganharem vida real, durante a feira e com auxilio dos curadores. Além disso, os ganhadores foram premiados com uma visita à Documenta 13, exposição de maior vanguarda de arte contemporânea que acontece a cada 5 anos na Alemanha.

Vale ficar ligado em todos os eventos simultâneos que acontecem na cidade. Na terça-feira 8 de maio ocorre um cocktail em todas as galerias da Vila Madalena – que ficarão abertas até mais tarde e também a recepção da galeria londrina White Cube. Sexta é dia de festa de arromba norooftop do Shopping JK.

Para você se familiarizar com assunto pode ler notícias no blog oficial da feira http://sp-arte.aonde.org/. Outras infos no site: www.sp-arte.com

A feira SP Arte rola de 10 a 13 de maio…

por J.P Siqueira Lopes

Tags: , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:SP-ARTE 2012

  1. Léia Andrade

    Ola estou representando um artista plastico de grandes obras já reconhecidas.
    Gostaria de uma avaliação para saber como faço para expor os
    trabalhos dele com vcs.

    Grata: Léia Andrade

• Assuntos Relacionados •