Excesso de suor tem tratamento! Se os cremes anti-transpirantes não funcionarem, há outras opções mais “agressivas”.

Uma delas é a cirurgia para hiperidrose (Simpatectomia Torácica Videotoracoscópica). Essa cirurgia consiste na retirada dos gânglios nervosos do sistema autônomo simpático que comandam a sudorese cutânea. Esses gânglios estão localizados dentro do tórax e a cirurgia é realizada através de pequenos cortes por videotoracoscopia por um cirurgião torácico habilitado e experiente. A recuperação é rápida. É indicada para casos de hiperidrose nos membros superiores, incluindo axilas e palmas das mãos.

Em geral, os resultados são muito bons. Porém, a principal complicação é a hiperidrose compensatória. Trata-se do aumento da sudorese em outras áreas do corpo após a cirurgia, mais frequentemente no abdome e coxas, que ocorre em 20 a 50% dos casos. Na maioria das vezes é tolerável e pode ou não melhorar com o tempo. Por outro lado, a cirurgia é o único método até o momento capaz de curar a hiperidrose moderada e grave dos membros superiores, principalmente se outros tratamentos não funcionaram.

Tags: , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

41 Comentário:Tratamento da hiperidrose: cirurgia

  1. Ana Paula Moreira

    Bruna, trabalhei durante muitos anos sendo instrumentadora cirúrgica de equipe torácica! Posso estar errada, mas que eu me lembre, o gânglio não é retirado, e sim, queimado!!
    Bjks
    Ana

    • Bruna Pacífico

      Oi Ana Paula,
      Vou tirar essa dúvida com o Dr. Nuno.
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  2. Larissa

    Conheço várias pessoas que sofrem do problema, e algumas também citam a aplicação de botox como uma solução temporária e menos agressiva que a cirurgia.

    Beijos!

    • Bruna Pacífico

      Oi Larissa,
      O Dr. Nuno falará sobre botox semana que vem!
      Fica de olho!
      Obrigada pela dica
      Beijos
      Bru

  3. Cristina Lima

    Bruna,

    Se possível, faça uma matéria sobre CO2 fracionado, pois gostaria de saber mais detalhes.
    Estou amando seu blog.
    Beijos.

    • Bruna Pacífico

      Oi Cristina,
      Vou fazer sim!
      Obrigada pela dica.
      Beijos
      Bru

  4. beatriz

    Bruna,
    Bom dia! O blog está incrível. Qualidade impecável e posts agradáveis de ler. Parabéns por esse trabalho!
    Como, no seu blog, temos o respaldo de um dermato, gostaria de sugerir um tema que, para mim, e acredito que para muitas pessoas, seria extremamente útil: HERPES LABIAL. Toda vez que a minha resistência cai, esse inimigo aparece, e tenho que lidar com ele por 10 dias. Muito desagradável. Acredito que não haja cura para ele, mas devem haver meios de amenizá-lo. Obrigada! Abraços, Beatriz

    • Bruna Pacífico

      Oi Beatriz,
      Tudo bem?
      Adorei saber que gosta do blog! Fico muito feliz de saber isso!
      Vamos sim fazer um post sobre esse assunto. Vou conversar com o Dr. Nuno.
      Obrigada pela dica!
      Beijos
      Bru

    • Beto Rocha

      Tome “complexo B”…….. é um mix dos mais variados tipos
      de vitaminas do tipo B. Geralmente são em comprimidos,podendo tomar
      1 no almoço e 1 na janta,diariamente. Mesmo não havendo incidencia
      do virus,sendo o complexo B apenas para prevenção e manutenção
      dessa vitamina no corpo. 😉

    • Mayara

      Oi Beatriz, tudo bem??
      Eu sofro direto com esse problema também por conta da minha baixa resistência. Na última vez que isso aconteceu tentei algo alternativo :), fazia compressas de gelo no local e as bolhas secaram muito rápido, acho que foi questão de uns 5 dias. Bem melhor do que 10 né.

      Beijos

      • aliryani

        quanto custa?

  5. Vivian Marina Pamplona Roncaglio

    Oi Bruna!!
    Fiz essa cirurgia e realmente, funciona!
    Eu sofria muito com o suor nas mãos desde criança e quando tinha uns 20 anos resolvi fazer a cirurgia.
    O resultado é imediato!
    Muito bom… recomendo!
    Beijos Vivi

    • Bruna Pacífico

      Oi Vívian,
      Muito bom ter notícias de alguém que fez e recomenda a cirurgia.
      Obrigada!!
      Beijos
      Bru

      • marco

        nao recomendo fiz parou de suar na mao mais estou suando 5 vezes mais nas costas coxas barriga peitoral pernas nao faca essa loucura essa cirurgia e um desaste

    • Jaqueline Oliveira

      Como fazer a cirurgia pelo SUS, tenho hiperidrose e nao tenho dinheiro pra fazer a cirurgia particular, so Deus sabe como me sinto, nao sei mais o q fazer sem recurso pra fazer a cirurgia, pois preciso fazer pra.me sentir bem novamente comigo mesma e depois com as outras pessoas ao meu redor. Este e um grande problema e q me deixa mt constrangida e triste, pelo fato de suar nas maos, pes e axilas q me fazem sentir tao mal comigo mesma, gostaria de receber ajuda financeira pra mim fazer em Belem esta cirurgia. Se Deus tocar no coraçao de algum de vcs me ajudem por favor!!!

    • aliryani

      quanto custa a cirurgia?

  6. Sassá

    Bru!!! ótima dica pra quem sofre com isso, digo pq tb ja passei por esse suor e incomoda muuuuuuito!! na hora de apertar as maos, para fazer prova e tb até pra segurar a mao do namorado, fora os desconfortos com roupas de cor, era impossível!! Super indico, o resultado vc ja nota ao acordar da cirurgia, vc nao sua mais, é incrível!! Também fui informada que nao é retirada as glandulas e sim queimada ou melhor dizendo, feito uma pequena interrupçao por onde seria o ”caminho” do suor, por isso pode se haver esse suor compensatório, que ele acha outro lugar para sair falando metaforicamente. Tenho o suor compensatório, mas é apenas quando faço exercícios e quando está muuuito quente, por isso eu digo que vale a pena!
    Beijos e estou amaaaando seu blog!!!

    • Bruna Pacífico

      Oi Sassá,
      Adorei que você dividiu com a gente sua experiência, é bom saber que realmente dá certo!
      Obrigada!!!
      Que bom que você está gostando do blog!!!!!
      Beijos
      Bru

  7. Carol

    Eu ja passei pela cirurgia e gostei do resultado.Fiz quando morava no Brasil ainda mas quando vim para o frio aquele suor natural me fez falta. Minhas maos ficam extremamente secas durante o inverno e tenho que usar constantemente loção para as maos!
    Eu acredito que essa cirurgia deve ser feita se voce tem um suor excessivo e realmente precisa de uma solucao definitiva!

    Beijaoo
    http://www.facebook.com/pages/Girls-Like-These-Magazine/351945831497871

  8. Rafaela Queiroz

    Olá Bruna e Dr. Nuno,

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pela brilhante ideia de terem abordado esse assunto. Poucas pessoas conhecem os tratamentos da Hiperidrose e eu era uma delas até o ano passado.
    Desde pequena sofria com o excesso de suor nas palmas das mãos e pés, chegava a ser constrangedor e poucas pessoas compreendiam a minha situação. Eu, como vestibulanda sofria mais ainda devido a ansiedade e acaba tendo que trocar a folha de redação por diversas vezes. Era uma coisa de outro mundo, chegava a pingar gotas de suor… e infelizmente eu não tinha o controle, passei por diversos tratamentos, até por psicólogos… e nada de solucionar meu caso, usei : gels, pastas, comprimidos e cheguei até a recorrer as crenças populares( passei as mãos na parede da igreja) hahahaha , perdi o medo quando uma amiga minha fez a cirurgia a famosa : Simpatectomia Torácica Bilateral e eu amei o resultado, na mesma hora pedi o contato do cirurgião e marquei uma consulta … (confesso que meu sonho era usar creme para as mãos, sou DOIDA por cremes hahaha) passei com o Dr. Humberto e fiz a cirurgia em maio de 2011, ele me explicou que provavelmente eu teria o compensatório por até 8 meses depois da cirurgia, eu já passei desse período e agora estou curtindo minha vida como uma pessoa normal ( hahahaha) e podendo pegar em papéis impressos e escrevendo minhas redações sem molhar as folhas. Enfim, eu super recomendo essa cirurgia se o seu caso for de extrema necessidade, lembrando que toda cirurgia tem o seu risco. Antes, faça um teste com o botox.
    Hoje em dia, eu não tenho mais suor nas mãos, e faço uso de creme para mantê-las hidratadas, mas os meus pés permanecem suando excessivamente, o Dr. Humberto Martins
    me explicou que existe uma cirurgia em fase de teste( para o suor excessivo nos pés) na USP, mas que os resultados não são os melhor, nas mulheres provoca a deslubrificação vaginal e nos homens até infertilidade. Bom.. espero por novas descobertas nessa área.
    Deixo meu enorme comentário aqui… hahaha desculpe, me empolguei com o assunto.

    Bruna, você é lindíssima e uma querida já!
    Desejo muito Sucesso para seu Blog!

    E também, Muuuito Sucesso para o Dr. Nuno, quem sabe o meu futuro companheiro de profissão.

    Beijos

    • Rafaela Queiroz

      Retifico uma informação anterior: o nome do Doutor é Adriano Humberto De Lima Barbosa , cirugião torácico.

    • Bruna Pacífico

      Oi Rafaela,
      Tudo bem?
      Adorei saber sua experiência!
      Para mim e para todas as leitoras é super importante saber o resultado de uma pessoa que já fez.
      Obrigada pelo carinho!!
      Beijos
      Bru

  9. Ana Karolina

    Oi Bruna, eu também fiz essa cirurgia, no meu caso eu comecei a suar muito após os18 anos, de repente, e acabei decidindo por fazer a cirurgia sem considerar muito as consequências, pois não estava acostumada com a sudorese. O resultado realmente é imediato, assim como a recuperação ocorre bem rápido, mas a sudorese compensatória é fato verídico, rsrs. Eu comecei a suar no pé, mas foi uma boa troca, já que para os pés existem diversos sprays que impedem o suor. O suor no abdômen também apareceu, mas muuuuuuuito de leve. De fato seu blog está muito bom, bj grande.

    • Bru Pacífico

      Oi Ana,
      Adorei saber que a cirurgia deu certo em você!
      Obrigada!!
      Beijos
      Bru

  10. Henrique

    Oi Bruna, gostaria de saber se vc recomenda a cirurgia toracica?pois ja tentei o botox o driclor e nem obtive um bom resultado, e minha hiperidrose é nas axilas!Bjo

  11. Cris

    Tem 6 dias q fiz minha cirurgia pelo SUS e estou adorando o resultado minhas mãos e axila ñ pingam mais só ficam umidas de vez em quando agora os pés continuam a pingar
    se alguém souber de alguma coisa para amenisar o suor nos pés por favor comentem.
    bjs

    • Sassá

      Cris, há uma cirurgia feita na virilia que impede o suor nos pés. Pois as glândulas que são responsáveis pela transpiração da parte inferior se localização la. Se o suor é tão grande assim nos pés, indico fazer uma cirurgia la tb. Eu fiz para as axilas e nao sei como, nos meus pés tb pararam! Muita sorte! Hehehe espero ter ajudado. Beijos!!

    • Leandro

      Cris boa noite, foi mto demorado pelo SUS? Irei na segunda pedir informações, não aguento mais o excesso de suor nas axilas…já estou começando a me afastar de amigos e cada vez me isolar mais por causa deste problema, fora camisetas que tenho que comprar seguidamente, por causa do mau cheiro (não que eu não me cuide, passo antitranspirante, perfume) o problema é que com tempo fica um mau cheiro mesmo.

      Obrigado

  12. Kau

    Olá, há muito tempo sofre de hiperidrose nas mãos e pés, decidi procurar sobre o assunto, li bastante e encontrei sites falando sobre este assunto, mas de muitos anos e então encontrei o seu, também gostari de parabenizá-la e agradecer por ter abordado esse assunto, para que várias pessoas possam opinar. Vou contar um pouco sobre o meu problema e outro:
    Tenho 14 anos e suo desde que nasci, na infância, no inicio da aprendizagem sofri muito, minhas folhas do caderno rasgavam e também sempre foi ruim para dar a mão aos meus pais, familiares. Cresci pensando: “Bom, isso é uma fase, vai passar”, mas não , não passou e agora é muito pior, pois afeta mais ainda o convivio social, não poder nem cumprimentar uma pessoa é horrivel, eu suo muito nas mãos e pés. Tenho medo de ficar com depressão, pois quando me perguntam pq eu estou suando tenho vontade de sumir, fico constrangida, com vontade de chorar, sumir, morrer, além disso, eu também sofro com acne, então, realmente, minha vida é horrível e já pensei muitas vezes em tirar minha vida. Acho que esse ano vou começar o tratamento com roacutan, pois os outros não ajudaram muito e eu queria muito fazer a cirurgia para hiperidrose, mas não tenho ideia do preço e vocês sabem se o sus cobre? Estou pensando em pedir esta cirurgia de presente de 15 anos, pois eu só suo quando estou pensando em fazer algo que me deixe nervosa ou quando vou jogar (sempre molhei o teclado), em conversas, acredito que é mais psicológico. Estou tentando um novo tratamento, manipulava um remedio, agora troquei de derma e ela me recomendou outro que vinha pronto, mas na minha opinião, ele faz menos efeito que o outro na mãos e pés, na axila não suo muito e ele está ajudando a diminuir mais ainda. Mas estou com um pouco de mede de fazer após todos esses comentários. Mas vi também que o peso influencia e eu sou extremamente magra, então , pouquissima massa muscular e quando é nas maos e pes, como vc nasce com isso, provavelmente nao vai causar suor compensatório, geralmente ocorre quando a pessoa soa na axila ou virilha. Por favor, vi no comentário da CRIS, que ela conseguiu fazer pelo sus, gostaria muito que alguem me explicasse como conseguir.
    Desde já agradeço.

  13. Juliana

    Boa noite,

    eu fiz a cirurgia a um mês, durante esse período foi ótimo, mas a uma semana voltei a suar nas mãos, não sei como isso pode ocorrer, seria um erro na cirurgia?, por favor me ajudem.

    • Aline

      Olá Juliana
      Fiz minha cirurgia julho de 2013 para sanar a transpiração excessiva das maos e axilas. Nas axilas nao transpiro mais, porém minhas mãos estão úmidas o q esta me deixando bastante desanimada e estou pensando em retornar ao médico.
      Por favor, neste período vc buscou orientação médica?

  14. Ana

    Olá gente! Sofria de hiperidrose na axila, a única solução foi a cirurgia, que fiz no dia 25/06. Nos dias 28 e 29 tive refluxo, mas parou. Sempre ficou preocupada olhando para a blusa para ver se tá molhada. Quando foi nos dias 14 e 16/07 voltei a suar somente na axila direita, pouquinho mas estou preocupada pq em situações de ansiosidade e nervosismo talvez eu chegue a suar muito. Trabalho como repórter, aí vcs já sabem né aparecer no vídeo com uma mancha do lado direita é o ó! Gostaria de saber a opinião de vcs (pessoas mais experientes), se devo já contactar o médico? Será que é pq estou ainda nervosa, pq fico com medo de retornar? Sim, não sofri com a compensatória pq o médico disse que sou magra. Bjoos =)

  15. fernanda

    Oi bruna tenho que fazer essa cirurgia,mas por causa do rubor facial que eu sofro e queria saber se vc fez pelo sus?

  16. jozeany

    olá gostaria de saber o valor……….

  17. Jessica

    Olá, estou prestes a fazer a cirurgia, alguém já fez, estou com um pouco de medo, pois muitas pessoas falam que o suor piorou e que se arrependeram da cirurgia…Mas eu não aguento mais suar nas mãos…

  18. Amiga

    Moro em Nova Friburgo e sofro de hiperidrose há muitos anos. Estou procurando tratamento e principalmente a cirurgia na minha cidade, mas tenho tido dificuldades. Não posso pagar a cirurgia. Gostaria de pedir ajuda de como fazer a cirurgia pelo sus.

  19. franklin novaes souza

    Ola bruna bom dia eu estou passando por isso e muito ruim agora marquei uma consulta medica, vou fazer de tudo para fazer essa cirurgia,
    desde ja obrigado bruna.

  20. franklin

    Ola bruna eu estava olhando as perguntas e respostas então eu passo por esse processo vou correr atras para que posso fazer essa cirurgia desde ja agradeço pela a sua atenção.

  21. Camila

    Boa noite,
    eu transpiro muito no rosto e cabeça. tenho que lavar os cabelos todos os dias e dependendo até duas vezes ao dia.
    Não tenho o sabor de passar o dia maquiada face ao suor excessivo.
    isso está ate me constrangendo.
    vc indica a cirurgia?

  22. beatriz

    Ola, realizei esse procedimento faz 4 anos, no meu caso era para o suor das mãos, após o 2o ano da cirurgia, a hiperidrose voltou, com menos intensidade porem frequente e excessiva. Como faço nessa situação?
    Bjs

  23. Ana Lúcia Silvério Costa

    Olá!! Fiz a simpatectomia com o Dr Nuno aqui em Brasília e no mesmo dia eu já vi o resultado. Após um período, a compensação apareceu na barriga e levemente nas costas, parecia um ar condicionado. Era tranquilo, mas no último ano este de leve passou a intenso e agora tb na cabeça e axilas. Acaba que está sendo muito constrangedor, as minhas costas e axilas ficam totalmente molhadas e marcam na roupa. Estou com 50 anos e até pensei que era menopausa, mas após exames a médica disse que não. Tb estou tomando antidepressivo e vi que é uma das consequências, mas como disse está muito constrangedor. Tem algo que possa me ajudar? Eu perdi o contato com o dr. Nuno.Obrigada pela atenção.

• Assuntos Relacionados •