Tratando a acne

29 março, 2012

Agora já sabemos o que é a acne, seus fatores desencadeantes e porque devemos tratá-la. Então, conversaremos sobre como tratá-la.

O tratamento inicial para acne leve e, às vezes, moderada é feito com medicamentos tópicos, ou seja, em creme, loção ou gel. Um dos principais compostos dessas medicações são os ácidos, especialmente o ácido retinóico (exemplo: adapaleno, tretinoína, isotretinoína), que é um derivado da vitamina A. Essa substância é bastante efetiva na prevenção de lesões, pois atua na queratinização folicular, um dos mecanismos de formação da acne. Outros medicamentos tópicos muito utilizados são o peróxido de benzoíla e os antibióticos, como a clindamicina, eritromicina. Eles diminuem a colonização bacteriana e possuem propriedades anti-inflamatórias. Esses produtos devem ser prescritos após consulta médica e utilizados regularmente. Os efeitos colaterais são variáveis e individuais, como eritema, sensibilidade e descamação. Se ocorrerem, um especialista deve ser procurado.

Protetores solares e sabonetes específicos para pele com acne também auxiliam no tratamento.

Em casos que o tratamento tópico não é suficiente, tratamentos sistêmicos (com comprimidos) podem ser indicados. As medicações mais utilizadas são os antibióticos e a isotretinoína. Dentre os antibióticos, a limeciclina tem boa resposta, mas deve ser usada por período prolongado e pode haver recidiva. Para mulheres adultas cujo quadro de acne tem influência hormonal, os anticoncepcionais e medicações anti-androgênicas (exemplo: espironolactona) são opções de tratamento.

Outras possibilidades de tratamentos incluem peelings seriados, luz intensa pulsada para lesões ativas e terapia fotodinâmica.

Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Seque

 

Tags: , , , , , ,
G.Plus Facebook

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentário:Tratando a acne

  1. Daniela Naves

    ameeei!

  2. Amanda Santos

    Estou adorandoooo essa “série” sobre acne!
    Apesar de não ter muitas, as vezes elas aparecem e eu entro em desespero!
    Agora já sei onde recorrer!
    Alias, seu blog esta sendo um belo de um conselheiro pra mim! hahahaha

    Te adoroooooooo!

  3. Lu Freitas

    Bruna, tô adorando o blog. Parabéns! Acne foi um problema que nunca tive, nem sequer me interessava pelo tema. Mas agora, com 31 anos de idade, meu cabelo começou a cair vertiginosamente e passei a ter acne. Portanto, estou bastante curiosa sobre o assunto e cada post seu é um guia. Obrigada!

  4. Anônino

    Eu uso Adapaleno para manchas causadas pela acne e não para tratar a acne. Até mesmo na bula diz que não se deve passar na pele lesionada.

  5. Vivian

    Ei Bru,
    Fico me perguntando, por que tantos produtos para pele oleosa utilizam ácido salicílico e glicólico? Eles tem algum efeito sobre a acne e comedões? Acho que eles ressecam e irritam a pele, mas quem sou eu para contrariar a dermatologista né!? Tenho alguma alternativa, Dr Nuno Osório? Tem alguma dica de sabonete para acne que não agrida a pele com ácidos? Obrigada.

    • Bru Pacífico

      Oi Vivian,
      Vou perguntar para ele e te aviso tá?
      Beijos
      Bru

  6. Letícia

    Estou adorando esses posts sobre acne, muuito interessante!

    • Bru Pacífico

      Oi Letícia,
      Que bom que gostou!!
      Obrigada!
      Beijos
      Bru

  7. Regina

    Olá!
    Olha adorei esse posts sobre acne…muito interessante!
    Pricipalmente no meu caso,que sofro com esse poblema..afffffff-:)
    Então,vc podia fazer um post com produtos para tirar manchas de acne é espinhassssss..desde já agradeçoooo!!bisouuuuuuuuu

    • Bru Pacífico

      Oi Regina,
      Vou fazer um post sobre esses produtinhos!
      Que bom que gostou do post!
      Obrigada
      Beijos
      Bru

  8. Bruna

    Acho que eu nao dou sorte com dermatologistas, pq sempre me indicam SÓ protetor solar hahaha

    • Bru Pacífico

      Uma pena Bruna, mas realmente protetor solar é muito importante!
      Beijos
      Bru

• Assuntos Relacionados •